A oportunidade faz o ladrão?

elas perguntam
5 3
eles respondem
21/08/2018 17h28
Quando você vive numa sociedade que diz que
" o mundo é dos espertos "
e/ou na sociedade do jeitinho pra tudo.

a gente vê o quanto a cultura e a sociedade influencia na capacidade ética das pessoas.

a gente vê isso na pirataria, no gato net, no troco errado, no furar fila, no furar sinal, na hora de parar na vaga do idoso, enfim....... e o resultado são os políticos que nós temos. Afinal, politico não cai do céu, não nasce em arvores. Eles saem do meio do povo.

Quando a gente conhece uma cultura completamente diferente, como a japonesa, e percebe que o garçom não recebe nem gorjeta porque sabe que não é direito dele, já que ele recebe o salario dele.

Então, respondendo sua pergunta. O meio com certeza influencia no caráter e na ética das pessoas. Mas ainda sim é possível lutar contra isso e ser ético mesmo em uma sociedade antiética.
21/08/2018 17h20
Acho que ambos mas a escolha tem um peso bem maior pois se o individuo n tiver exemplos ou ensinamentos do que é bom ou mau talvez ele n aprenderia sozinho , mas a vida é feita de escolhas por mais que a oportunidade seja tentadora da para se controlar por mais que seja dificil
anônimo
21/08/2018 17h21
Para mim ser bom ou ruim, cabe a decisão da pessoa + a criação que ela obteve. É tipo uma mistura de tudo, desde a criação até a decisão do caminho que a pessoa quer seguir. Ou seja, a culpa do mal que vemos hoje não é necessariamente da "sociedade", e sim da pessoa que escolheu tal caminho e do que foi ensinado ao decorrer da sua vida
21/08/2018 17h16
Discussão inútil e eterna. Como discutir livre arbítrio x predestinação, Lula x Bolso, sozinhos ou não no universo e o caralho a quatro.
21/08/2018 20h07
Quem dita o que é bom ou ruim?rs

De alguma maneira algumas coisas parecem poder ser controladas.
Tipo, sou psicopata, mas não vou te esquertejar agora.

Não sei se há escolha, se a mente tem algum mecanismo de antecipação dos atos...isso é algo sempre aberto a discussão.

Uns dizem que somos livres quando fazemos aquilo que a natureza deseja, outros dizem que somos livres quando conseguimos nos controlar...tem filosofia pra todo tipo de ideia. Kakakak
elas respondem
anônima
21/08/2018 17h21
É uma escolha que pode ser influenciada ou não pelo ambiente
Todos nascemos bons, a ética nos mantém nesse caminho e a falta dela nos torna mau.
21/08/2018 20h11
Ambos. Tem gente que nasce ruim e tem gente que pode ser corrompido pelo meio, dependendo da circunstância, escolha ou essência.
anônima
21/08/2018 20h12
Eu acredito que o ambiente em que o indivíduo vive é responsável por 70% da sua formação como pessoa, os outros 30% é hereditário e a educação que recebe.