1.4K  18/08/2020 21h28

A luta antirracista não é uma guerra de negros contra brancos.

Talvez você tenha uma visão “americanizada” de como o racismo opera. O fato do racismo não ter sido institucionalizado oficialmente por aqui, com leis ou regimes de segregação, e a criação do mito da democracia racial geraram uma falácia que ainda perdura, a de que não existe racismo no Brasil.

Esse mito permeia nosso imaginário de forma tão eficiente que muitas vezes não somos capazes de definir situações de racismo de forma objetiva e os brancos brasileiros tem uma imensa dificuldade em admitir que são racistas, embora quase todos conheçam alguém racista.

Esse último dado demonstra que é sempre mais fácil perceber o racismo no outro do que assumir o próprio racismo. Entretanto, é uma verdade dura e incontestável que no Brasil todo branco é potencialmente racista.

Neste momento, peço aos meus amigos brancos que não interrompam a leitura. Não se trata de uma generalização, mas da simples constatação de que, inseridos numa dada estrutura, nossa tendência é reproduzir aquilo que essa estrutura suscita.

Portanto, num país estruturalmente racista, calcado numa expressão de poder fundamentalmente branca, brancos serão racistas. Mas não porque o querem, e sim porque são forjados, educados, instruídos dentro dessa estrutura que define os lugares sociais de superioridade para brancos e subalternidade para negros. Desconstruir essa estrutura é o compromisso da luta antirracista.

Como a sociedade brasileira se funda numa estrutura de poder escravagista, todo nosso processo de colonização sempre colocou pretos e pobres em lugares sociais rejeitados pelos brancos, isto é, pelos detentores de poder.

A principal função do racismo é negar ou mesmo destruir a humanidade do negro e sua maior arma sempre foi a morte, tanto real qnto simbólica.

Texto completo: https://www.cartacapital.com.br/blogs/dialogos-da-fe/a-luta-antirracista-nao-e-uma-guerra-de-negros-contra-brancos

O que acham desse recorte? Faz sentido?

elas perguntam
28 14
eles respondem
26/08/2018 10h37
Vai cuidando das pequenas ações e tenha coragem de peitar a qualquer racista. Mesmo que seja alguém acima de você.
24/11/2018 07h46
"é uma verdade dura e incontestável que no Brasil todo branco é potencialmente racista"

Aproveita e vai tomar bem no meio do olho do teu cu.
12/08/2020 20h37
Só o leal que saberia responder.
anônimo
15/12/2019 09h57
Já ouviu “ educação vem do berço “? Se os pais são racistas isso nunca vai mudar, dificilmente um filho não segue um meio em que ele convive diariamente, infelizmente!
anônimo
26/08/2018 13h22
Onde que o Brasil é um pais "estruturalmente" racista???
Que lugar do Brasil ocorrem todos os dias confrontos raciais??? Com milhares de negros contra brancos, se matando uns aos outros???
Morre um negro, envolvido em crimes, ou em uma briga de bar, ou em uma discussão sobre futebol, em brigas de trânsito, pronto, já vem você e meia dúzia falando em "crime racial". Da mesma forma que morrem os brancos.
Morre um viado em briga com traficantes, morre em discussão sobre futebol, morre em discussão em bares, em brigas de trânsito, e vem você e meia dúzia falar em "homofobia". Da mesma forma que morrem os heteros.
O que vai diminuir ou acabar com o pseudo preconceito que vc disse que existe, é parar de alimentar discórdias disputas, discussões, ou textões como o seu, que ao invés de diminuir o preconceito, acaba alimentando mais ainda.
Antes de ser negro, branco, amarelo, índio, somos HUMANOS. Eu luto por uma espécie, a humana. Você luta por uma raça, a negra.
Essa é a diferença entre quem não é racista, e defende uma espécie, como eu, e quem, veladamente, propaga e alimenta o racismo, como você, com esse seu discurso disfarçado de "anti racista" contra os brancos.
Se quiser debater sobre esse assunto, de maneira racional, marcamos um dia inteiro e vamos debater, de maneira sensata e racional, e não emocional ou tendenciosa.
E desde quando uma publicação como "carta capital" pode ser base para alguma coisa? uma publicação visivelmente esquerdopata, tendenciosa, parcial, não pode ser base para nada, muito menos para um debate sobre racismo.
12/08/2020 18h47
Foi por pensamentos assim que o Bolsonarismo nasceu, cresceu, se fortaleceu e pelo jeito vai ficar por muito tempo...

Na visão esquerdista todo branco é racista, todo homem é estuprador e todo mundo que não é homossexual é (todo tipo de)fóbico.

O que vcs fazem é um desserviço para humanidade... Vcs colocam um muro entre as pessoas.

Não reproduzir esse tipo de pensamento já contribui bastante para o fim do racismo.
anônimo
15/12/2018 16h21
Os próprios negros são racistas e segregadores. O governo criou a "cota para negros" nas faculdades, e isso é racismo tambem, é segregação, é privilegiar uma pessoa só porque ela é negra, qual é o real sentido disso se não é racismo? Faculdades deveriam ter cotas para pessoas de baixa renda, independente da cor. Veja por exemplo o dia da consciencia negra, qual o objetivo de ter um dia desse tipo só para os negros? Existem várias outras etnias que não tem o seu proprio dia. Também vemos preconceito quando moças brancas querem usar roupas comuns na cultura negra.
14/04/2019 13h25
Quanto bla bla bla... vocês não passam de um bando de hipócritas, falam como se o racismo só houvesse contra negros, brancos vivem sendo descriminados em favelas, quero ver vc ser um loirinho de olhos azuis na favela pra ver oq acontece. Bando de esquerdistas hipócritas, vcs são os culpados do Brasil ser esse atraso.
15/12/2018 18h17
Concordo, sempre bom refletir sobre.
26/08/2018 13h27
caguei.
26/08/2018 10h14
Primeiro passo é evitar ameaças como Bolsonaro
anônimo
15/12/2019 10h02
''CartaCapital''
anônimo
15/12/2019 05h50
Nem li o teu texto, confesso. Mas vou deixar um comentário que achei pertinente sobre o racismo e as leis anti-racistas do Brasil feito por uma embaixadora negra francesa em uma entrevista na Cultura. Ela disse que achava que essa questão não devia ser tratada como caso de polícia, não se devia censurar a fala dos racistas. Porque isso impede o debate sobre o assunto. Eu concordo com ela.
anônimo
11/08/2019 23h01
Idiotad:São tudo um bando de preto safado
Idiotas:Preto safado
Idiotas:Preto bandido
Retardadosdeesquerda: Facista machista taxista sexista manobrista....
Kkkkkk
ai mds esse vitimismo desgraçado!!!
Meu melhor amigo é um negão poha, e vai tomar chá de camomila quem não gostou, eu vou ficar aqui com meu vinho e meu negão favorito
26/08/2018 10h14
Concordo, faz sentido.

Mas aqui, textão é coisa de cuzão
26/08/2018 12h58
Racismo no Brasil é algo ínfimo. Quer que o racismo pare? É só parar de falar nele.
anônimo
12/08/2020 18h18
É impossível ser branco e não ser racista tendo sido criado numa sociedade racista.O racismo foi inventado pela branquitude, que como criadora deve se responsabilizar por ele e não se trata de sentir-se culpado por ser branco a questão é se responsabilizar...
18/08/2020 21h26
"todo branco é potencialmente racista..." .... Só na Segunda Guerra 11 milhões de pessoas foram intencionalmente assassinadas pelos nazistas por serem eslavos (poloneses, ucranianos ou russos)....
15/12/2019 05h57
O bagulho tem que começar de vc,aí você tem que ir levando isso pela sociedade e mundo a fora, até que uma hora pode dar certo..
anônimo
15/12/2019 07h26
Continuaremos elegendo pessoas que não ligam para o povo .
Então todos os preconceitos serão potencializados e faremos de conta que não somos responsáveis
24/11/2018 03h28
Fala-se muito do racismo do Branco contra o negro. No entanto, ninguém fala do racismo do negro contra o branco. Minha mãe é bem branca. Ela teve uma vizinha negra que sempre fazia questão de repetir para minha mãe que não gostava da sua antiga vizinha e dizia o motivo com essas palavras: "Eu não gostava dela porque ela era uma mulher... assim... muito branca."
anônimo
26/08/2018 13h58
Só ficar suave e não fazer textão.
anônimo
12/08/2020 18h28
Leis duras e exposição dos racistas
anônimo
17/05/2020 19h53
Que piada nunca li tanta merda.
anônimo
15/12/2018 20h22
Putz,li só até a metade,desculpa
anônimo
24/11/2018 03h30
Carta Cap.. O QUÊÊ???
anônimo
15/12/2019 09h59
o dia que o brasileiro descobrir a qualidade do "branco do brasil", na política, nas universidades ou em tantos outros lugares ele deixara de perder tempo de ser racista. É possível ser sem vergonha estando dentro da lei.
anônimo
18/08/2020 21h28
Mostrando as teta
elas respondem
26/08/2018 12h53
Nem li o texto. O racismo existe e isto é um fato, mas nem por isso você deve reproduzi-lo. Tudo começa com pequenas atitudes, por exemplo, não julgar todo negro como bandido
anônima
15/12/2019 09h55
Tem que ter bom senso
E eu não li esse texto gigante
13/12/2018 00h33
Sou negra, se eu opinar é vitimismo.
Só observar...
anônima
24/11/2018 11h29
Eu acho que faz sim. É um sistema tão perverso que até as pessoas mais miscigenadas acabam reproduzindo racismo com os negros mais retintos.

É foda pq além de tudo isso a gente ainda vive em um país onde maioria da população é negra. E passamos por um terrível processo de branqueamento que cega nossa população diariamente.
25/06/2020 15h55
Morre um negro, envolvido em crimes, ou em uma briga de bar, ou em uma discussão sobre futebol, em brigas de trânsito, pronto, já vem você e meia dúzia falando em "crime racial". Da mesma forma que morrem os brancos.
anônima
15/04/2019 18h05
Não acho que no Brasil todo branco é potencialmente racista, pois ao dizer isso reforça a guerra de pretos contra brancos... que, segundo o texto, a luta antirracista não deve ser. Mto mais coerente falar que no Brasil todo brasileiro é potencialmente racista, seja "branco", preto, rosa, laranja, etc. Infelizmente, racismo é uma realidade.
anônima
15/12/2018 06h10
Não vou ler esse textão não, desculpa. Mas pra combater racismo estrutural já é de grande ajuda quem tem privilégios começar por reconhecendo que os têm.
anônima
13/12/2018 00h17
Infelizmente acontece.
anônima
24/11/2018 11h31
Questionamento importantíssimo, e achei o texto ótimo!
18/10/2018 16h23
Antigamente o racismo não existiu, quando mais fomos evoluindo em uma parte da sociedade, muitas pessoas começaram a se achar superior..
Não podemos eliminar o racismo de uma vez, mas podemos cuidar para que nossos filhos e familiares não tenham racismo algum e que entendam que não importa a aparência, cor, peso, altura, religião, ser humano é ser humano
anônima
26/08/2018 10h13
Sendo racional
26/08/2018 10h18
Sendo uma pessoa empatica, sabendo que ninguém é melhor que ninguém. Entendendo o que é racismo.
anônima
15/12/2018 20h23
Mimimimi
anônima
12/08/2020 18h44
Como não produzir “ racismo “ tira o foco do mesmo e menos MIMI que não se produz mas nada .
Texto preguiça de ler muita “ encheção de linguiça”.
Mundo chato , Pessoas MIMI, Pessoas acomodadas , muito argumento e pouca ação .