Sobre a proposta de educação de Jair Messias Bolsonaro, candidato à Presidência da República em 2018.

Compreedo que ele seja contra a partidarização das escolas, bem como também seja contra a ideologia de gênero. Mas o que dizer sobre a análise crítica? Por que a análise crítica foi pautada por ele junto à essas duas outras questões em sua proposta para educação? O que vocês entendem sobre o assunto?

Caso não lembrem, a proposta foi discutida no debate da REDE TV, no dia 17 de agosto.

00:30

elas perguntam
11 6
eles respondem
26/08/2018 17h00
O cara foi aprovado na AMAN... Burro ele não é! ELE quer dizer q hj em dia os alunos especulam tudo, menos o essencial. É só ver o nível dos alunos militares, dificilmente fazem vestibulares pras UFs. Geralmente, vão pra EFOMM, AFA, ITA, IME e AMAN. A diferença é brutal!
12/11/2018 04h32
A análise crítica não seve para explicar algo sobre a realidade, é apenas aplicação da dialética.
É estimular pessoas a reagir com uma antítese em face a uma síntese para chegar a uma tese, por meio de um debate. É uma forma de reação. A reação da pessoa não serve para explicar algo sobre realidade daquilo a que ela aplicou essa teoria. Isso além de que debates são uma porta aberta para demagogias e para sofismas, ninguém precisa estar certo para ser convincente em um debate, tampouco explicar nada sobre a realidade.
Se a teoria crítica fosse uma forma fundamental de se obter o conhecimento, as pessoas iriam debater como parâmetro para saber se roubar é errado ou se 2+2=4, por exemplo, ou até mesmo o debate seria argumento para sustentar ou não as evidências da gravidade. Fora a razão e a ciência, o restante é opinião. Essa ideia veio de Hegel, a dialética, que é um dos elementos do marxismo histórico dialético.
Repare também que a análise crítica, caso explicasse algo sobre a realidade, também poderia ser aplicada sobre si mesma.
Não estou dizendo que diálogo seja algo necessariamente ruim pedagogicamente, é até uma forma de evitar ser confrontativo, apenas não deveria ser a base para se tentar encontrar explicações sobre a realidade, nem todo diálogo é um debate argumentativo.
anônimo
12/11/2018 11h10
Repitam comigo, crianças:
Vocabulário trans é irrelevante pro mercado.
Avó lésbica é irrelevante pro mercado.
Vocabulário trans é irrelevante pro mercado.
Avó lésbica é irrelevante pro mercado.
Vocabulário trans é irrelevante pro mercado.
Avó lésbica é irrelevante pro mercado.
Vocabulário trans é irrelevante pro mercado.
Avó lésbica é irrelevante pro mercado.
Vocabulário trans é irrelevante pro mercado.
Avó lésbica é irrelevante pro mercado.
Vocabulário trans é irrelevante pro mercado.
Avó lésbica é irrelevante pro mercado.
26/08/2018 16h55
Duvido q ele saiba o q é análise crítica. Isso é pauta de algum assessor do “mito”
anônimo
04/11/2019 09h09
Tudo que ele faz e pensa é perfeito!
Temos que seguir cegamente tudo que ele disser ou mandar.
Sua sabedoria é inquestionável!
12/11/2018 11h02
Hahahahah militarização das escolas... O próprio Olavo de Carvalho já disse que o exército não tem a solução para a educação no Brasil.

Militarizar é o caralho, militar estatal pó si só já é um filho da puta, mantém uma organização criminosa de pé, organização essa chamada de estado, por mais que eles mesmos não enxerguem isso! Parem de achar que militares são seus amigos, militares estatais não são seus amigos e eles não tem a solução para a educação no Brasil.
anônimo
12/11/2018 10h54
Fico pensando se o pensamento predominante nas universidades e escolas fosse o conservadorismo... Essa hipótese de neutralidade seria nem cogitada e se cogitada seria um plano da esquerda para corromper e somatizar novos eleitores na visão desse povo.
anônimo
12/11/2018 11h20
E existe analise critica nas escolas por acaso? Pois das pessoas que conheço poucas são as que pensam, a maioria é apenas reprodutora de fakenews, até na faculdade cara.

Mas sou totalmente contra tirar o pouco que existe, aprender a pensar e chegar a própria conclusão sobre algo devia ser fundamental pra qualquer escola, mas perdem tempo ensinando tanta coisa desnecessária que nunca iremos usar na vida, devíamos aprender educação financeira, pensamento crítico, mas perdemos tempo estudando ervilhas em biologia ou gravando siglas de elementos químicos, poderiam por essas matérias sendo práticas ao invés de fazer com que percamos tempo gravando formulas que nunca mais usaremos na vida a não ser que seguirmos essa profissão, enquanto educação financeira, reflexão... usaremos a vida toda e não temos aula disso.
26/08/2018 16h52
Ele não tá planejando nada mirabolante. Só é burro de pedra e não fez idéia sequer de como escrever uma redação de 10 linhas sobre a Educação no Brasil.
anônimo
26/08/2018 16h59
Vc disse umas palavras tão bonitas e inteligentes que não poderei responder sua pergunta por não ter o conhecimento necessário, e se eu fosse responder levaria uns 10m pra compreender e ter opinião própria.
26/08/2018 21h08
Eu acho que escola deveria ser apenas para aprender a matéria, português, matemática, e etc.... O resto deveria ficar na responsabilidade dos pais, e da sociedade como um todo.
elas respondem
anônima
12/11/2018 10h46
Partindo somente desse vídeo, ele menciona "análise crítica das questões APENAS".
Logo, ele não é contra a análise crítica, mas sim contra o foco que é supostamente colocado nela, de forma que o conteúdo básico seria deixado de lado.
anônima
26/08/2018 16h54
Porque ele não quer ser criticado e analisado quando roubar como qualquer outro politico, e questionem a conveniência, oportunismo e incoerência dessa bosta de pessoa que ele é
anônima
12/11/2018 10h33
Do jeito que está a educação escolar brasileira, não sei se fará diferença. A verdade é que os alunos levam as áreas de sociologia, filosofia e até geografia e história como se fossem "tapa buraco". Falo como quem já foi aluno e como professora formada. É importante sim, que o aluno desenvolva criticidade ante a sociedade posta e se reconheça como sujeito ativo e passivo da mesma, mas os alunos estão "nem aí". Muitas ideologias já defendidas por meus professores desde o Ensino Fundamental, tem pessoas que só estão apreendendo agora na Universidade. Eu consegui apreender muitas dessas ideologias e questões filosóficas, porque sempre fui assídua em leitura. Sempre fez parte do meu ser buscar conhecimento.
12/11/2018 10h56
Ele quer tirar a análise critica das escolas.... Vc conhece adolescentes? Eu diria que a grande maioria não sabe argumentar qualquer escolha que faz na vida. A grande massa não sabe fazer qualquer análise de contexto. A escola está sucateada. Como sempre esteve na verdade. Sabe o que faz falta? Ensinar matemática básica, historia, empreendedorismo e liderança. As discussões que temos hoje sobre ideologia de gênero, religião na escola passam longe dos reais problemas: infraestrutura básica, merenda, formação de professores no que é básico. Só depois que estes itens estiverem cumpridos poderemos pensar em outros itens de educação.
12/11/2018 11h21
tanto faz, to nem aí
anônima
12/11/2018 05h35
Esse cara é um tapado ignorante, ele não vai descansar enquanto não deixar todo mundo igual à ele.