Eu penso que algumas pessoas superestima demais o amor próprio, como se ele nos completasse. Que só com ele podemos ser felizes. Se fosse assim, pq as pessoas procuram necessariamente se relacionar com outras se elas já são felizes? Eu penso que a superestimação disso se formou como ato de consolar as pessoas que tiverem ou vem tendo desilusões amorosas. E eu acredito que todos temos amor próprio, pois não nos drogamos, não roubamos, não fazemos a infelicidade alheia, estudamos, trabalhamos para ter um futuro melhor. Isso é amor próprio, só que o amor que se prega aqui é uma relação afetiva consigo mesmo, o que acho demasiadamente um exagero.

eles perguntam
7 4
elas respondem
anônima
28/08/2018 17h04
A ideia de ser feliz sozinho me parece mais uma conspiração contra a instituição do casamento.
anônima
28/08/2018 22h53
Somos seres sociais. Por mais anti-social ou introspectivo que seja a pessoa, ainda assim ela precisa conviver com outras. Somos seres cheios de hormônios, sentimos atração pelo outro, e isso se reflete em nosso psicológico e emocional, pois está tudo interligado. Claro que é uns mais e em outros menos. A menos que haja um propósito específico, ou o indivíduo seja assexuado, o homem e a mulher sempre vai querer uma companhia ou companhias.
anônima
28/08/2018 22h57
@Soldado e @dias26 casalzão da porra mesmo.
28/08/2018 23h22
Pq vce pode e se quiser compartilhar o amor a outrem será bem vindo, mais o dia que esse amor ao outro te diminuir, roubar sua paz ou for depreciativo seu amor por vce deve ser maior e ser capaz de entender que quem escolher compartilhar o amor é vce, que a companhia deve ser escolha e não necessidade.
Minha opinião.
anônima
28/08/2018 23h19
quando se fala de amor próprio nos relacionamentos, se fala mais de vc não ter sangue de barata e se sujeitar a quaisquer maus tratos só para manter ou conseguir um relacionamento.

Tipo o seu parceiro ser um completo cretino e filho da puta contigo e vc permanecer nele porque não consegue ficar sozinho ou tem medo disso.
anônima
28/08/2018 23h19
Porque amor e carinho é para ser compartilhado. Quando se fala que o amor próprio é fundamental é para que você esteja inteiro ao entrar num relacionamento. Para assim não usar o outro apenas como um "tapa buraco"
anônima
28/08/2018 23h20
Faz sentido, mas acho que amor próprio seria no caso de não nos relacionar com pessoas que nos fazem mal...
eles respondem
28/08/2018 17h05
Cara, não sei exatamente onde você encontra pessoas que dizem isso, porque isso está ABSOLUTAMENTE ERRADO. Seres humanos são gregários, sociais. Precisamos de companhia. Um dos grandes problemas da viagem a Marte, por exemplo, é justamente o longo isolamento social que um astronauta sofreria. Isso poderia desencadear depressão crônica entre outros problemas gravíssimos de saúde mental.

Então, é muito importante amarmos nós mesmos. Mas precisamos de amigos, colegas, amantes, bichos de estimação e o que mais pudermos ter à nossa volta para nos fazer companhia.
28/08/2018 17h27
A reprodução sexuada já tem 1,3 bilhão de anos meu querido.
28/08/2018 23h00
Rapaz, a pessoa que SUPERESTIMA o amor próprio, o faz quando FALA DA SITUAÇÃO ALHEIA. A realidade é outra. Este é um discurso clichê. Eu sou feio pra caralho e uma mulher uma vez disse a mim: MAS VOCÊ PRECISA SE ACHAR BONITO ...rs
Caralho ...rs.
Amor próprio é você não se matar, não querer se foder de graça, querer salário melhor, querer conforto ...
Chorar numa derrota, querer vencer ... entre outras 300 situações, sim isso é amor próprio.
Esta papagiada de querer dar solução pra APAIXONADOS, PESSOAS QUE SOFREM POR SENTIMENTO, que tem esperança no outro, que é um filho da puta, não tem a ver com amor próprio.
Acho que tocou no ponto certo. Se isso bastasse, realmente, a gente poderia viver só e feliz da vida !!!
Será que entendi ...rs ?
anônimo
28/08/2018 23h15
Por causa do desejo sexual e tbm pq ninguém vive totalmente sozinho mesmo não tendo um relacionamento amoroso, exemplo disso, conheço três caras que são irmãos, nunca casaram, os três vivem juntos e com os pais.