Olá, tenho 17 anos e termino a escola esse ano, estou escolhendo uma profissão mas estou muito confusa e em dúvida em pelo menos 3, tenho 2 semanas para decidir, pois não quero fazer cursinho

Vcs tem alguma dica para me dar? Como vcs escolheram as suas? Qual profissão vcs acham promissora hj e futuramente?

elas perguntam
3 5
eles respondem
23/11/2015 22h37
Os acima falaram bem. O conselho q tenho pra vc é: Nada compete com trabalho duro e esforço, se vc tiver determinação e se esforçar, pode ser milionaria com o q quiser, então não se limite ah: ''queria fazer artes, mas medicina da mais dinheiro''. Esforçando-se, consegue tudo.

Conheço um cara q ficou rico, muuuito rico, estudando em casa mesmo, sobre... varais de roupa, essa cordinha mesmo de pendurar roupa. Ele fez uma loja so de varal de roupa, e é rico pra krl.

Meu professor de sociologia da faculdade (SOCIOLOGIA!!) ganha mais que a nossa presidente. (é, um professor de sociologia ganhando mais q a dilma)

Então, deixo esse conselho junto a minha frase favorita de Alexandre G.B
''Se quer chegar ao topo da escada, não precisa enxerga-la toda, apenas saber o objetivo, subir ou descer, e ver o proximo degrau''
23/11/2015 21h54
Ótima pergunta.

Faça uma reflexão sobre o que vc gosta de fazer, por exemplo: ler, pensar, planejar...ou falar com pessoas, se expressar...ou resolver problemas, fazer cálculos...e por ai vai.

Pensa no que gostaria de ajudar as pessoas, que tipo de problemas das pessoas e da sociedade, pode ser do seu bairro ou da sua cidade, que necessidade que elas tem que vc gostaria de ajudar.

Agora pesquise uma atividade relacionada as duas coisas.

Profissões que estão em baixa: pedagogia, filosofia, letras pt, história, sociais...acho q nunca tiveram em alta.
Profissões que tem área: medicina, direito, administração, contabilidade, arquitetura, engenharias.
Profissões tendências: tecnologia da informação, mídia digital, designer para impressora 3D, robótica, serviços de luxo, serviços low cost.

Espero te ajudado.
anônimo
24/11/2015 06h52
Existe alguns sites sobre vocação profissional feito por psicólogos especializados nesta área e bem interessante você dar uma olhadinha.
Da uma googlada ai.
elas respondem
23/11/2015 22h13
Linda VC tem q fazer aquilo q se ama..visando tbm uma futura estabilidade financeira..se VC n tem neh..

Veja os seus gostos..
Eu escolhi a minha por amor..pq mtas pessoas n a reconhecem...e o salário da pra viver...mas ainda é pouco devido a complexidade q é viver ao lado de pessoas doentes 24 h por dia...mas eu amooo e a cada dia me apaixono mais...
Tbm nessa minha área posso ser Profa universitária e pretendo ser..e aí ganha mais..RS
Enfim...

Coloque na balança o seu amor e o q da dinheiro e veja qual lado q pesa primeiro...

E lembre-se é melhor trabalhar satisfeito ganhando menos...do q odiar seu trabalho ganhado o triplo..
anônima
24/11/2015 10h20
Eu entendo você e não sou a melhor pessoa para te aconselhar, mas vou compartilhar com você as dicas que recebi ao longo desse ano.

Procure se imaginar no mercado daqui a 10 anos: você quer trabalhar numa empresa, estar num cargo público, abrir um negócio próprio, trabalhar ao ar livre (campos e etc)? Quanto você pretende ganhar?

Pesquise bastante sobre o curso e principalmente sobre o mercado de trabalho, se você puder, vá atrás de um profissional da área e pergunte tudo!
Eu diria que na hora de decidir o que fazer você deve, antes de mais nada, ser fria e calculista. Deixe seu coração de lado e analise criticamente se aquilo é o que você quer fazer.

E se você não fizer a opção certa, não é o fim do mundo. Tente outra vez, só não desista de correr atrás dos seus sonhos, empenhe-se bastante e observe que os melhores profissionais são aqueles que não se acomodaram ao longo dos anos e fizeram a diferença à sua maneira.
23/11/2015 22h26
Selecione as áreas com as quais vc se identifica. Depois - muito importante! - vá atrás de conhecer a vida prática de cada carreira que vc selecionou. A rotina, o batidão diário daquelas profissões. Converse com profissionais das áreas e procure saber especialmente os contras e não somente os prós.
Considere que talvez uma carreira que esteja em voga atualmente não necessariamente estará qndo vc se formar.
Por último, não se cobre tanto. Vc só tem 17 anos. Se vc fizer uma escolha acertada agora, ótimo. Se não, não tem problema vc mudar de opinião.
Muito boa sorte pra vc.
23/11/2015 23h04
Boa pergunta,vc deve optar por algo que vc gosta de fazer, por exemplo ocom o q vc se identifica,tem q pensar em algo q vc va fazer e sentirá prazer em executar todos os dias da sua vida ,q não se arrependa futuramente. Pq não da passar a vida fazendo o q te deixa infeliz.
Escoli meu curso com base no que eu me identificava,leitura,escrever,e arte.
24/11/2015 11h53
Amiga , você tem que pensar e refletir o que combina com você e o que você gosta/tem interesse de/em fazer. Ninguém aqui pode escolher por você alem de si mesmo! Sabe , procure por coisas que realmente goste , ngm aguenta ficar trabalhando a vida inteira naquilo que nao gosta.. Pesquise por estas profissoes , seus salários , sua carga horária e onde esta profissão esta no hancking ..