1.43K  10/11/2018 03h46

Não sou carioca e moro no Rio de Janeiro. Como vcs sabem, assistimos ontem aqui de camarote à destruição de um dos maiores centros de pesquisa de História Natural, Paleontologia, Botânica e Zoologia das Américas. E também de História. Arquivos foram queimados, patrimônio virou cinzas, não temos certeza se mesmo a estrutura do museu ainda continuará de pé.
Não houve apenas a perda do registro e acervo do passado, ali se construía o futuro e se analisava o presente. Muita coisa ainda não havia sido cadastrada, é irrecuperável. A sala dos embaixadores... perdemos as múmias, ao que tudo indica! Estou doente desde ontem, estamos todos. E ainda não estou pronta para reduzir o que houve a metáforas políticas.
Há outras tragédias anunciadas, umas aqui no Rio, como a Biblioteca Nacional, outras em SP( o Museu do Ipiranga segue fechado). E pensei que uma boa coisa, além de ficar amarga e não aparecer por aqui, seria aproveitar esse espaço e falar sobre museus. Deu-me uma angústia muito grande passear pelas redes desde ontem e perceber o quão pouco se sabe sobre museus, Institutos de pesquisa e arquivos.
Não sei bem como fazer isso, talvez em forma de enquetes.
E talvez seja apenas um desabafo, porque estou aqui todos os dias e não consigo mais estar aqui sem dizer nada sobre o que houve no Museu Nacional. É um luto de todos nós, da Humanidade, um abandono de governo sucessivos.
Se alguém teve saco de ler meu textão inteiro, poderia me dizer o que acha, se enquetes seriam boa ideia? Não quero deixar passar a oportunidade de usar esse espaço.
P.S.: Estou ainda muito emocionada e esse texto provavelmente está esquisito, por favor, relevem.

elas perguntam
24 13
eles respondem
anônimo
03/09/2018 09h55
Até pegar fogo ninguém lembrava que o museu existia. O brasileiro não temos a mínima afeição à própria história. Nossa cultura é um bar, em qualquer esquina. E só digo cultura respeitando o conceito antropológico.
03/09/2018 10h13
Num estado falido, intervencionado, saúde e educação falidos, dificilmente essa notícia vai abalar mais ainda aqueles 99,5% que só querem chegar vivos em casa depois de um dia de trabalho.
03/09/2018 09h34
Li tudo !
Lamento pela sua angustia e uma pena pois teremos dificuldades para conhecer mais sobre nosso passado
Ainda não me interei das noticias ainda
Agora não lembro se ja fui ao museu mas acho fui em um que ficava na paria quando era criança
Enquete sobre oque?
Se ja foram ao museu
Se frequentam o museu
Sobre o acidente
Outras
Todas as opções acima?
03/09/2018 09h36
É triste ver que nossa história é tratada assim pelo governo, pelo que fiquei sabendo foi feito até uma vaquinha pelos responsáveis do museu para tentar fazer manutenções no museu, mas só conseguiram 30 e poucos mil, enquanto isso artistas recebem milhões da lei Rouanet sem contribuir para nada em nossa cultura, e muita das vezes só ajudam a piorar ela!
03/09/2018 13h51
Só de imaginar me doeu o coração. Mas o Brasil tá um lixo em tantas áreas que eu tô meio anestesiado.
03/09/2018 09h57
Fiquei bem triste, foi uma das primeiras visitas culturais que fiz na vida quando cheguei ao rio. É um pedaço da nossa historia, foi a casa de um rei e 2 imperadores. Foi lá que princesa Leopoldina assinou a carta de independência do nosso país. Tinha tanta coisa legal, como as múmias, fósseis de dinossauros, caramba. É bem chato.
03/09/2018 11h10
Eu acho que as coisas são vistas somente quando são perdidas.
Qual é a relevância de acervos históricos para a população? Se ligarmos a TV, teremos a cada 20 minutos uma propaganda dizendo: visite um museu, vá ao teatro, ouça uma banda diferente, dance...
Que diferença faz e pra quem faz quando se perde parte da Historia humana? O interesse, infelizmente, é de alguns.
Amanhã esse espaço vai virar um galpao e poucos vão recordar o quanto era representativo.
Há muita comoção na tragédia, mas ela passageira.
Enfim...poderia falar até...
anônimo
03/09/2018 10h25
O Brasil tem problemas muito maiores do que a destruição de um museu: Cortes de verbas para educação e saúde, cretinos querendo fim da gratuidade no ensino de pós-graduação, alunos que estão no ensino fundamental que ainda nem sabem ler direito ou fazer uma operação de porcentagem. Ensino médio defasado. Universidades com problemas financeiros para bancar projetos e pesquisas. Muitas universidades tiveram que cancelar muitos projetos de pesquisa e extensão justamente por causa de corte de verbas do governo. Resumindo, temos problemas de magnitude muito maior do que esse museu.
03/09/2018 11h04
Brasil é um Museu que só vai guardar história ruim. Garanto que o que é de valor ninguém se importa, mas a parte fútil está sendo tratada com muito zelo.
03/09/2018 11h45
Esse incêndio de um museu de 200 anos é símbolo da degradação institucional e moral à qual o país chegou.
03/09/2018 13h46
Não tem nada que eu diga, que tu já não tenha ciência. Com ainda mais propriedade, já que eu jamais saberei o que se perdeu, pois moro longe do RJ.
Mas é mais do mesmo. Um país de selvagens. Somos animais. No sentido filosófico tbm. Pois são os animais q,ue vivem para sobreviver. Cuja única preocupação seja ter o que comer, acasalar e se manter vivo.
Apreciar cultura e história. Apreciar uma museu, que é algo que nos torna humanos. Pois o que diferenci onde mora ata o Homem dos dem ais animais, é o uso da razão. É ir além dos instintos. É pensar, não só reagir a impulsos.
Em um país onde a população passa a vida lutando para ter o que comer, onde morar e temendo ser morto toda vez q sai da toca. Pensar, é um privilégio que não está disponível.
03/09/2018 10h29
Sou do Rio de Janeiro e me entristeceu assistir aquele museu virando cinzas, um museu de peso, de grandes histórias do nosso país, lá não era apenas um simples museu, mas como foi dito antes aqui, ''um dos maiores centros de pesquisa de História Natural, Paleontologia, Botânica e Zoologia das Américas.'' Não é pra qual quer país ter essa moral que nós temos.
Mas em questão de segundos perdemos registros e acervos, tantas raridades que ali estava, chega doer o coração, e como se não se bastasse tanta tragédia, tanta perda que tivemos, ainda por cima não sabemos se a estrutura do museu irá suportar, se pudéssemos voltar ao passado, faríamos tudo diferente, uma boa manutenção na parte elétrica do museu, nos hidrantes e extintores todos inspecionados em dia e certificados, tudo isso para evitar o que acabamos de ver a nossa frente, com nossos próprios olhos.
Uma pena, nossas futuras crianças não irão conhecer o nosso grande museu, nossa vasta e rica história do Brasil, nosso imenso acervo que tínhamos, onde tive a oportunidade conhecer quando criança, e conhece-lo mais e mais depois de adulto. Éh, meus filhos não verão mais esse grande museu, essa imensa história que um dia eu vi.

#LutoMuseuNacionalDoRioDeJaneiro
#LutoRioDeJaneiro/Brasil
03/09/2018 10h24
Bom, é uma pena ele ter sido queimado, mas isso não me afeta em nada. Rio tá muito longe da minha cidade. Isso é mais um descaso do governo. Agora se for possível recuperar vai ter que gastar muito mais dinheiro se tivesse dado atenção antes. Não estou a par das notícias, mas acho que ainda não se sabe como começou, talvez a culpa não seja do governo, seja de um funcionário.
03/09/2018 10h11
Murr, não serei hipócrita aqui. Sei que isso é importante para a sociedade como um todo e solidarizo com a situação e com o perrengue passado pelo museu ao longo de seus anos (que aos curadores deviam parecer éons). Me solidarizo com quem nunca foi e poderá ver, no máximo, num acervo eletrônico.

No entanto, a nível pessoal/individual, não me afeta. Eu sou do Rio, já visitei os vários museus da cidade algumas vezes, mas minha curiosidade real de mundo jaz em áreas pouco relacionadas com o que havia no museu (salvo exceções, é claro).
03/09/2018 09h36
Tive a oportunidade de visita-lo. É uma pena q está tragédia tenha acontecido =/
03/09/2018 09h51
Uma perda irreparável para todos os brasileiros!
03/09/2018 09h41
Estou fugindo do noticiário hj por causa disso, mas como te considero, gostaria de me solidarizar com sua indignação.
Fui há pouco no museu, foi um dia muito importante para mim. Costumo fazer das visitas a museus minha rotina de entretenimento, vou algumas vezes ao mês.
Esse museu faz parte de um passeio fantástico que vc pode fazer em família, indo desde a feira de São Cristóvão, passear pelo parque e fechar no museu, que a partir das 15h não cobra entrada, para a população aproveitar sem desculpas.
Era uma tragédia anunciada, como tantas, felizmente sem perdas humanas.
Apenas sairemos dessa crise social através da educação, cultura e lazer, o que se encontrava de sobra ali naquele espaço.
anônimo
04/09/2018 00h47
Lembrando que o Museu Nacional é vinculado à UFRJ.

E que o reitor da UFRJ, Roberto Leher, é filiado ao PSOL(e detalhe: responde à uma representação da PGR por improbidade administrativa ao ter usado estrutura universidade para promover atos políticos).

Não bastasse isso quem administra o orçamento de 420 milhões de reais (além do déficit na casa dos 120 milhões) é o pró-reitor de planejamento e finanças Roberto Moreira filiado ao PCdoB.

Aliás quase todos os pró-reitores são filiados ao PSOL.

Reitor: ROBERTO LEHER - filiado ao PSOL;
Vice-reitora: DENISE FERNANDES LOPEZ - filiada ao PSOL;
Pró-reitor de graduação: EDUARDO GONCALVES - filiado ao PCB;
Pró-Reitor de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças: ROBERTO ANTONIO GAMBINE MOREIRA - filiado ao PC DO B;
Pró-Reitora de Extensão: MARIA MELLO DE MALTA - filiada ao PSOL;
Pró-Reitor de Pessoal: AGNALDO FERNANDES - filiado ao PSOL;
Decano do CCJE: VITOR MARIO IORIO - filiado ao PSOL

O que esperar de um país cujos centros de excelência são dominados por comunistas? É um escárnio.
04/09/2018 10h50
em nada. sabia nem que existia isso.kkkkk
03/09/2018 11h02
Não sou da área e, sinceramente, não me afeta. Mas acredito na sua tristeza.
Sobre suas propostas: se esse esforço te fizer bem e te ajudar nesse momento, faça.
anônimo
03/09/2018 10h07
Não me afeta
anônimo
18/10/2018 22h48
procure coisas mais interessantes para se preocupar fikadika!
anônimo
10/11/2018 03h33
A maioria vai dizer algo para posar de 'intelectuau', mas a realidade é que a maioria da população brasileira é tão pobre, que estão mais preocupados com comida. Não sou tão pobre assim, mas também não 'estou com o burro amarrado na sombra', então por ora isso não me afeta em nada. E não gosto de pobres metidos a intelectuais, pois acho mais útil e correto a pessoa focar no seu conforto para só depois se preocupar com coisas que são tolices se preocupar tendo um padrão de vida tão baixo; depois a pessoa tem o direito de fazer artes cênicas, visitar museus, ou seja lá o que for. Mas tudo isso que eu disse é um sacrilégio, afinal de contas todo mundo quer posar de inteligentinho.
anônimo
10/11/2018 03h46
Pra ser sincero. Nada
elas respondem
03/09/2018 09h40
Eu assisti a uma live do Pirulla ontem, logo após a notícia se espalhar. Ele estava arrasado porque perdeu muito material que era objeto de estudo na pesquisa dele. Enfim, não sou de nenhuma área afim, mas amo ciências naturais; é muito triste pensar que será impossível ter outro acervo semelhante
03/09/2018 09h28
Bom dia Murr
Fiquei muito triste ontem quando li a notícia, que azar isso ter acontecido, incêndios sempre são ruins mas foi acontecer justo com o museu? É como vc disse, muita coisa ali não vai ser possível recuperar e se perderam pra sempre.
Faz a enquete : )
03/09/2018 12h38
Simplesmente a incompetência do Estado falando alto Murr, estamos a mercê de tudo vindo do Estado. Quanto a questão do pouco que se fala sobre essa tragédia, novamente digo sobre a educação pública proporcionada, todos os anos de estudo desde o fundamental até o ensino médio, nunca em aulas, até nas de sociologia teve alguma menção de destaque sobre nossos patrimônios. Desde as séries iniciais não somos incentivados a valorizar nossa própria cultura e patrimônio. A nossa carga tributária é gigantesca e não condiz com tamanha ineficiência do Estado.
anônima
03/09/2018 11h48
não me afeta em nada pois eu moro bem longe do RJ e também nunca liguei pra museus só fui no museu aqui da minha cidade no tempo de escola que foi em 2006 no ensino médio não sou muito de ler histórias minha prioridade é a saúde , vc falou abandono do governo se eles não liga pros hospitais que tem pessoas doentes morrendo vai lembrar de museus?
04/09/2018 13h34
Fiquei triste...
Já fui inúmeras vezes lá na época de escola e depois de adulta ir na quinta da boa vista é quase certo passar no museu e no zoológico de lá .
Perder uma parte da história dessa forma é lamentável.
Na vdd qualquer destruição do matrimônio público é muito ruim, isso limita a compreensão sobre o passado do nosso país e principalmente para as crianças que são o futuro de amanhã.
Algumas coisas estão sendo meio que " esperadas" no Rio depois dessa roubalheira toda que os últimos governantes fizeram.
Saúde e educação estão no lixo e a parte cultural então já foi entregue as traças faz tempo infelizmente.
03/09/2018 10h39
Eu fiquei devastada com tudo isso. Pois eu não tive a oportunidade de conhecer o Museu, apesar de ser uma grande admiradora, eu estava esperando minhas férias p ir ao Rio, e agora infelizmente é uma coisa que não vou realizar na minha vida
03/09/2018 13h46
É uma perca irreparável ):
anônima
03/09/2018 14h47
Terrível perda para a população e história brasileira. Sempre que vou a um estado diferente visito os pontos históricos. Não poderei ir a esse, assim como muitas outras pessoas. A verdade é que nós estamos jogados às traças e o poder público está pouco se importando com isso.
anônima
03/09/2018 22h53
Ele estava em minha lista de lugares a visitar. Só o conhecia por fotos, mas achava magnífico. É um pesar acompanhar o noticiário e ver tudo que foi perdido, imagino como vocês aí estão se sentindo agora. Acho que momento é sim oportuno para criar diálogos no site estimulando a reflexão sobre esse tema.
anônima
03/09/2018 10h37
Sou das ciências naturais e ainda não consigo acreditar. Horrível, triste e lançado às traças. Eu sou apaixonada por conhecer o passado, e, ainda não tive a oportunidade de ir ao Rio, conhecer o antigo museu. Muito foda isso tudo.
anônima
03/09/2018 10h12
Tinha acabado de ler a notícia!
De fato, foi uma grande perda.
anônima
03/09/2018 09h46
Nossa, nem tava sabendo kkkk mas qualquer centro de cultura que é destruído ou fechado a própria população é que sai perdendo.
03/09/2018 14h53
Na verdade eu ri muito (de verdade) e dancei na hora q vi a notícia, pq eu n gosto de museu, acho q td é falso e é uma mentirada, ri principalmente quando soube da tal "múmia" que queimou hahhahaha provavelmente pegaram qqr cadáver e largaram q tinha n sei quantos mil anos