Eu qnd pequena chamava macaco ao meu irmão e cá em Portugal isso é pra dizer q ele faz coisas idiotas ou gosta de fazer outros rir.

Mas tem agr muita gente q se a pessoa q é chamada de macaco(quer faca idiotices ou n) e for negro já vão defender "pq é racismo"

Eu acho q os racistas são os q ficam ofendidos(qnd é no contexto de cima) e os q vão defender pq são esses q falam mais sobre isso

elas perguntam
5 5
eles respondem
06/09/2018 14h29
Na Espanha, Russia, Argentina, Inglaterra, Alemanha, em jogos de futebol torcedores jogaram bananas para alguns jogadores e imitaram macaco. Aqui teve aquele caso da torcida do grêmio chamando o Aranha de macaco.

Advinha a cor de todos os jogadores?

Se você não acha nada de mais, legal. Mas não queira impor pros outro como devem se sentir. Isso é ofensivo pra maioria dos negros, e pronto.

anônimo
06/09/2018 14h04
"Aqui em Portugal, Cá em Portugal"
Foda-se Portugal e Cr7
anônimo
06/09/2018 14h04
Quando reparares neste sítio como pensam alguns brasileiros adultos lobotomizados pelos professores marxistas de cá, vais-te decepcionar-se bastante, portuguesa.

Aqui a mentalidade mínima de compreensão da realidade já perdeu-se há décadas.

Nossos comunistas até queimam os nossos museus e nossa história, que é para terminar de apagar ainda o que resta de civilização entre as tribos de selvagens de cá.
06/09/2018 14h08
Europeus não entendem isso, sempre tentam descontextualizar isso de uma forma que não sejam culpado.
06/09/2018 15h27
Então. As relações sociais do Brasil são bastante distintas das de Portugal. O Racismo aqui é distinto do Racismo praticado nos EUA (lá os negros são mais unidos, aqui o próprio negro tem complexo de inferioridade, mas não por culpa deles, foi uma estrutura social montada por séculos, enfim. Precisaria de uma palestra para explicar). O que acontece é que estamos vivendo em um mundo globalizado e sim, há globalistas que controlam as diretrizes do mundo principalmente os donos dos veículos de comunicação mundial. Estamos vivendo em uma era marcada pelo pós modernismo que tem suas vantagens, tendencias e mediocridade. Aumentou-se a sensibilidade das pessoas de forma global, o Oriente ainda parece estar alheio à isso, mas nós, Ocidentais possuímos um espectro da "evolução do pensamento". Então atualmente qualquer injustiça jurídica nos causa revolta. O grande problema que acho é que há coisas no mundo mais complexas que o normal para simplesmente clamar por justiça social.
elas respondem
06/09/2018 14h00
É porque isto foi e é usado muitas vezes como ofensa...
Por issooo é como uma ofensa.
É como uma palavra que ganhou sentido de ofensa, vê se entende.
#Ofensa, ofensa, ofensa
06/09/2018 14h25
@Liely falou mto bem. O impera aqui..em Portugal e qualquer lugar..se vc sabe q essa palavra incomoda pq já foi esteriotipado que a palavra "macaco" é ofensiva. Em relação a palavra "nutella' nunca vi ninguem ser chamado assim, mas ela é nova e convenhamos que nutella é bom pra caralho..não ofende ninguem. Se voce chama o seu irmao assim isso é uma coisa de voces mas nao chame ninguem de macaco porque vai estar sendo racista sim senhora.
06/09/2018 14h18
Racismo é um problema em Portugal, algo surpreendente tratando-se de colonizadores,
gente que deveria saber lidar melhor com as diferenças.
https://sol.sapo.pt/artigo/561219/portugal-esta-entre-os-paises-mais-racistas-da-europa
P.S.: Em Portugal também há o uso pejorativo de "macaco", assim como no Brasil
há o verbo "macaquear" significando imitar. É ofensivo.
06/09/2018 14h28
Só pessoas podem ser racistas porque racismo é uma construção social, dessa forma a partir de seu relato, chamar alguém de "macaco" em Portugal é muito diferente de usar este adjetivo aqui no Brasil
anônima
06/09/2018 15h33
Isso é racista!