Digo isso porque faço curso administração numa universidade estadual e vi algumas pessoas da minha turma que foram forçadas a trancar o curso, pois tinham que trabalhar para sustentar a família, não puderam conciliar.
No Brasil é complicado falar de meritocracia levando em base um ensino publico porco, uma saúde deficiente e pra completar uma insegurança que atinge todo mundo, mas mata pessoas de classe mais baixa.
Mas eu acredito em meritocracia, quando falamos de países mais desenvolvidos, países europeus, japão, e etc.
Se conseguirmos desenvolver uma educação eficiente, e dar seguranças para as pessoas,
Então começa a fazer sentido falar de meritocracia no Brasil,
Mas ate lá é preciso usar de artifícios para igualar as coisas. Como bolsa família, cotas e etc.
Acredito, se abolirem o direito de herança e democratizar o acesso a boa educação. Ser um merdinha de classe média alta filhinho de papai e falar em meritocracia é piada. Podem chorar.
Sou a favor desde que garantam, através de leis iguais, a chance igual das pessoas de conseguirem aquilo que almejam. A esquerda, como hipócrita que é, vende essa baboseira de que "meritocracia" favorece os ricos. A esquerda engana os burros que, na ignorância que tem, acreditam que a migalha que recebem do estado, estão "iguais" aos banqueiros ou grandes indústrias que recebem milhões de incentivos por ano do governo.
A meritocracia é a única ideia real de garantir que todos tenham a liberdade de se afundarem ou crescerem dentre suas próprias escolhas, sem tirar dos outros aquilo que não é devido, e sem dar para aqueles que não merecem.