Usar o termo de autodenominação para justificar uma compreensão
ideológica é tão cretino quanto discutir que, apesar de análises labora-
toriais comprovando o oposto, Tang é mesmo feito de fruta porque está
escrito "laranja" na embalagem.
direita, mas não sou eu quem falo. é como se estivesse ''estabelecido'' na ciência que nazismo é direita.
Contudo, na internet do brasil atualmente (com a demonização da ''esquerda'' e briguinha popular entre ''direita'' x ''esquerda'' -que foi uma EXCELENTE estratégia política) mtas pessoas (de direita) querem associar a força nazismo com esquerda. E por outro lado os ''esquerdistas'' se aproveitam disso pra ''se defenderem''.
E uma das justificativas da ''direita'' brasileira é o nome do partido alemão, aí já da pra ver o nível educacional do brasileiro.
Enfim, Se o pessoal (independente do posicionamento político) estivesse discutindo coisas REALMENTE relevantes pro país seria bom, entretanto esse ódio gerado dessa polarização em NADA ajuda, efetivamente, a população, infelizmente, mta gente ainda não percebeu isso.
Foi uma mistura dos dois. Começou com ideias esquerdistas e no final se.tornou extrema direita. Nem tudo é preto no branco. O nazismo foi algo tão bizarro que misturou o pior dos dois lados.
Coisas que o nazismo não é: de esquerda.
Coisas que o nazismo é: totalitário, militarista, racista, anticomunista, pró-censura, pró-violência em nome da pátria, da família, e dos bons costumes, obcecado por um líder. Isso me lembra alguém...
Extrema direita, nesse caso. Elitizando uma parcela da população, e oprimindo as demais que não se encaixava no padrão insano criado por Hitler.
Já temos provas que um Estado-nação radical, seja de direita ou esquerda, oprime grande parte das pessoas.
Ridículo isto querer denominar o nazismo como de direito ou esquerda. Época de eleição os fanáticos escrotos e ignorantes tentam de todas as formas ridicularizar os oponentes. E até já possível descobrir qual lado você pertence com esta sua manipulação barata e burra.
Sinceramente pra mim o Nazismo foi mais do que Esquerda ou Direita naquela época, foi uma coisa Diabolica. A Direita atual é homofobica,racista,xenofobica,nacionalista como nos moldes do Nazismo, mas tbm tinha muita intervenção estatal como na esquerda da antiga, e era contra o Marxismo. A verdade é que Nazismo foi uma coisa de louco.
O Nacional Socialismo, foi mais uma forma de socialismo, como o próprio nome diz, um socialismo nacionalista, essa era a principal diferença, pois geralmente socialismo é um movimento internacional, que inclusive foi ajudado pela União Soviética com um pacto de não agressão entre Stalin e Hitler, o Pacto Nazi–Soviético (ribbentrop-molotov).
Hitler quis se distanciar do rótulo de socialista para entrar em conflito com a União Soviética e aos poucos foi aumentando o discurso anti-comunista.
Hitler invadiu Stalin, descumprindo o acordo, mas por muito tempo andaram juntos.
Na cabeça de esquerdista, toda desgraça do mundo foi causada pelos direitistas. Na cabeça dele, se você é contra cota racial, você é racista. Se é contra separar a sociedade, coisa que se fazia no Nazismo, você é preconceituoso. Porém, tudo o que a esquerda defende, extremistas daquela época defendiam. Assassinar bebês é coisa de quem? De nazistas!
Nazismo foi nazismo e pronto. Essa dicotomia escrota de direita e esquerda acaba prejudicando e muito a compreensão de certas posições e fenômenos políticos. Além de, claro, a estigmatização de outros.
O vídeo diz que quem protesta era de esquerda, negando a filosofia por trás do nacional socialismo, escondendo que o nome do partido era dos trabalhadores, que as ideias eram intervencionistas máximas em todas as áreas como toda a esquerda defende, que Hitler fez de Stalin seu aliado para invadir a Polônia, que Mussolini era do partido socialista amigo de Lenin.
Toda a guerra e estrutura foi resumida em DIREITA, assim como tudo de errado.
Poxa, alguém vá lá na próxima festa da extrema-direita dos neo-nazistas ensinar história pra eles, tão passando vergonha comemorando aniversário do Adolfão ;/
Ele era de extrema direita, só q o partido dele era Nacional socialista dos trabalhadores da alemanha, dizia ser contra o capitalismo e tal. Em tese alguns chamavam de terceira via. Pois o partido era social e por outro lado, o nacionalista com raízes conservadoras, apela à tradição, a Deus e ao passado para restaurar ou manter uma ordem social!
Ideologicamente pode diferir, mas se vc observar a estrutura político-econômica dos nazistas e dos comunistas (pelo menos URSS e China) é muito similar. O modo de produção se caracterizava por uma grande participação do Estado em matérias econômicas, com um livre-mercado secundário, mesmo que ilegítimo no caso dos comunistas, alicerçado por trabalho escravo nos campos de concentração de inimigos políticos (ou seja todo mundo) no caso da URSS e judeus, ciganos no caso dos nazistas.