Olá, pessoal!

Resolvi escrever nesse site porque creio que seja a única forma de eu receber uma visão externa a respeito da minha situação.

Para começar, eu sou adolescente, tenho 16 anos e tenho MUITA insegurança quanto ao meu rosto por conta das espinhas, nada novo. Minha autoestima não está no chão, está muito abaixo. Eu nunca fui assim, nunca imaginei que um dia chegaria a este ponto, porém isso começou aos meus 13 anos.

Apesar disso, esse não é o meu maior problema. Eu infelizmente gosto muito de uma garota da minha escola, ela aparenta ser muito legal, humilde e não superficial. No entanto o problema está em mim. Eu não quero de modo algum estar com alguém para preencher um vazio que existe dentro de mim. Se eu não me amar ninguém o fará por mim. Aí que está o meu conflito interno: estou há QUASE 3 ANOS tentando me aceitar, mas isso é inalcançável. Já li diversos artigos, textos, revistas, outras perguntas feitas aqui e assisti inúmeros vídeos de reflexões, autoajuda e desenvolvimento pessoal, mas nada é o suficiente. Eu estou perdendo o ânimo até para estudar, praticar meus hobbies e coisas que eram a minha razão de viver.

Acho que a vida seria mais fácil se pudéssemos escolher não termos
determinados sentimentos. Mas enfim, eu me sinto num labirinto onde não há saída, uma vez que eu não gosto de mim mesmo, e por isso evito qualquer tipo de relacionamento amoroso. Acredito que as pessoas devem vir para somar em nossas vidas. Afinal, amores devem vir para transbordar em nossas vidas e não para completá-la.

Não consigo transferir sentimentos para as palavras com facilidade, mas eu não estava mais aguentando guardar isso comigo, estava me sentindo 'sufocado', nunca falei com NINGUÉM sobre isso. Eu me sinto muito vulnerável expondo minhas fraquezas para outras pessoas. Encontro-me agora quase chorando enquanto escrevo.

Se isso for uma "apenas uma fase", como todos dizem, espero de todo o coração que seja e acabe logo...

Grato desde já.

eles perguntam
4 3
elas respondem
19/09/2018 00h23
"Não consigo transferir sentimentos para as palavras com facilidade"
Isso não é verdade!
Parece que tudo depende do que vê no espelho.
Faz um tratamento, cuida da sua pele. Não é errado querer se sentir mais bonito.
Se isso vai te deixar mais seguro então se cuida!!!
anônima
19/09/2018 01h40
pra espinha vá a uma esteticista ,
nessa questão de vc não se aceitar eu te entendo mais saiba que Jesus te ama do jeito que vc é , mude seus pensamentos olhe pra suas qualidades , vc é importante as vezes é a gente mesmo que se exclui e se menospreza
anônima
19/09/2018 08h09
Quanto ao seu problema amoroso eu não sei o que te dizer, mas referente ao seu problema de espinhas tome todos os dias água com cúrcuma (ou na comida mesmo), e passe mel puro na região das espinhas.
anônima
18/09/2018 23h40
porque tanta melancolia?
você pode tentar ler em todos os lugares... vc só vai se aceitar com um tempo, sua autoestima só vai melhorar se vc começar a mudar sua forma de pensar!
e realmente é só uma "fase", já passei por isso...
eles respondem
18/09/2018 23h41
Fica frio, depois fica bem pior e mais difícil. Hehehe.

Seguinte. Tu parece ser um cara inteligente e dedicado. A inteligência tem essa pegadinha, ela nos permite enxergar o problema, mas não ajuda a resolve-lo mais do que os burrões que não fazem ideia do que está acontecendo.

Nessa plataforma, nesse contato impessoal, anônimo e efêmero, não temos espaço nem tempo pra ir muito longe. Então só me resta te dizer a real, e esperar que tu confie na minha palavra por instinto.

Primeiro: aparência é bobagem, mesmo pra atrair alguém sexualmente. O tempo irá te mostrar isso. Se deixar afetar pela tua baixa auto-estima prejudica; a aparência em si, sozinha, não faz muita diferença, a não ser pras pessoas que tu não ia querer dar confiança pra começo de conversa.

Segundo: amar alguém é lindo. Tu vê essa moça, acha ela linda, meiga, perfeita. Mas vamos voltar à realidade: tu nem conhece ela. Tu só vê o externo, e de fato tu está apenas projetando tuas necessidades e carências nela, vendo o que quer ver. Sabe o que é achar alguém especial e amar essa pessoa? É conviver com ela, diariamente, anos a fio, ver o pior, os vícios, os erros, as fraquezas, e ainda assim a querer por perto. Então diferencie amor de ilusão.

Terceiro, e por fim. Dezesseis anos cara... Foque no que te é relevante nessa fase: não usa drogas, não engravida uma guria, não pegue doenças, termine os estudes, comece a planejar tua vida profissional e acadêmica, se for do teu feitio. Essa fase existe pra vencer isso, e não o amor da tua vida, ou a aceitação de si mesmo. Depois que tu vencer isso, essas fases surgirão.

Força, cara. Abraços.
18/09/2018 23h47
Cara, isso passa se tu fizer passar.
Eu costumo dizer que o primeiro passo para tudo é se conhecer. Tentando sem imparcial, nunca se menospreze, mas tampouco se superestime. O autoconhecimento é a sua própria base.

Depois de saber que você é, suas características, o que você gosta de fazer, quem você quer ser no futuro, suas metas, etc (Isso leva um tempo enorme e é a coisa mais difícil a se fazer. Pensar é foda.).
Agora que você sabe que é, você PRECISA se aceitar, saber que aquele é você e ficar bem com isso, poxa tu é um cara único que tá aqui no mundo e não precisa ser perfeito para isso, tu é quem tu é e isso é ótimo.
Quando tu se aceita, tu vê o que pode mudar ou não e se aplica nisso, faz o que tu acha que deve fazer para melhorar como indivíduo.

Agora eu suponho que tu já se conhece e se aceitou, eu diria que a autoestima vai se construindo com esse autoconhecimento e policiando seus pensamentos, nunca pense que você é ruim ou é inferior a alguém, isso não é saudável, só se compare a você mesmo no quanto evoluiu em relação ao passado e o que quer ser no futuro.

Nisso, você já deve estar bem resolvido psicologicamente, mas às vezes vai bater um desânimo, um vazio e aí teu autoconhecimento entra mais uma vez, saber o que tu mais quer na vida e traçar a tuas metas para alcançar aquilo de qualquer forma.

Parabéns, agora você é um cara que sabe quem é e não se importa muito com o que os outros pensam, porque tu sabe que o importante é a sua opinião sobre si. Depois disso é desenvolver confiança, postura e se comportar como o cara que tu sabe que é e quer evoluir ainda mais no futuro, um cara que é pragmático e leva seus objetivos antes de qualquer coisa (entretenimento, mulheres, etc...)e quer evoluir sempre, nunca deixando de saber quem é e quem quer ser (sim, eu repito isso mil vezes porque é muito importante).

O resto vem como consequência da sua melhora e desenvolvimento.
Posso dizer que era como você e depois que pus isso em prática, minha vida mudou.
anônimo
18/09/2018 23h53
Vou ser grosso, acostume-se..voce tem 16 anos,...pra voce é novidade, eu sei o que ta passando, não so por mim, mas por muitos que ja passaram por isso e eu conheço, cara ,depende de voce, mas muitas vezes aprendemos se ferrando, entendo seu desespero, mas vc pode aprender apenas quebrando a cara ou encontrando pensamentos que faça vc sair dessa, só existe essas 2 opções....todos são assim, ou aprende na marra se ferrando ou encontra pensamentos pra sair dessa, pensamentos mais logicos do que sofrimento e paixão que faz a gente ficar cego..