3.01K  18/03/2019 00h41

Vocês são contra ou a favor das cotas? E por quê?

elas perguntam
14 7
eles respondem
03/12/2015 22h25
Acho uma forma de preconceito ou discriminação oficializada.
03/12/2015 22h28
Cota racial só prega o ódio,todos somos iguais.
03/12/2015 08h48
Acho que o sistema de cotas seria mais interessante se as vagas pra as cotas fossem criadas a mais e não subtraídas das vagas existentes.
14/01/2016 16h02
contra!
totalmente contra,pois e so uma forma de segregação a mais,entao um filho de um porteiro pobre e branco nao tem cota e o filho de um negro rico pode competir em cotas?
cotas sao uma forma de arrecadar votos!
o correto e dar chances iguais para todos!
cotas,feminismos essas coisas tira a igualdade,sou de esquerda,mas a esquerda do pt esta tendendo para um lado errado!
19/01/2016 12h32
Sou completamente a favor, enquanto houver discriminação implícita ou explícita contra negros, pobres, mulheres e deficientes.

Veja o caso do congresso nacional, temos apenas 10% de mulheres, sendo que elas representam metade da população do país.

Existem muitas colocações profissionais que não podem ser exercidas por deficientes, assim deve haver cotas para compensar essa questão, fora as vagas que pessoas normais julgam não ser aptas para deficientes mesmo sendo.

Pobres podem se candidatar a concursos públicos por cotas, por isenção de taxa.
03/12/2015 09h40
Sou a favor!!
Sou a favor por questões históricas, o Brasil usou mão de obra escrava africana por mais de 300 anos, uma população que viveu quase 4 séculos num regime de subsistência, foram moldados psicologicamente pra não ter ambição nehuma, ser apenas um objeto de trabalho. E esse forma de pensar não mudou mto após a abolição de 1888.. Os escravos ja livres só trabalhavam em função de sobreviver, não pretendiam ascender socialmente, não tinham condições financeiras para isso e mto menos tinham algum apoio por parte da sociedade e do governo.. Agora tu pensa de lá até aqui se passou mais ou menos umas 5 gereações, será que foi tempo suficiente pra reparar todas as consequências da escravidão? Parece que não, medidas que realmente foram concretas para diminuir a desigualdade foram implantadas a pouco tempo, incluindo as cotas tanto raciais quanto de renda.. Então sou a favor, pobres,negros, não são menos inteligentes do que brancos e ricos mas precisam sim de um incentivo no meio de tantas desigualdades, algo que possa mostrar que a coisas podem ser diferentes e as cotas tão aí pra isso.
14/01/2016 14h56
A favor.
Sou sempre a favor dos direitos iguais. Mas sou ainda mais a favor da liberdade, e quando uma sociedade culturalmente não consegue lidar e/ou sequer admitir seus preconceitos, seja cor, opção sexual ou credo (entre outros), sou a favor de leis que tentem acelerar esse processo de "aceitação" e eliminação dos preconceitos através da inclusão regulamentada em caráter temporário, até que se torne algo "comum" e aceito.
anônimo
25/08/2016 15h37
Acho que tem que ter cotas para asiáticos, russos, americanos, negros, mulheres, dragões, capivaras e etc, também quase não vejo esses tipos na facul, sacanagem.
19/01/2016 21h32
sou totalmente contra.... depois que eu passar!
anônimo
03/12/2015 10h17
As políticas de cotas são espécies do gênero ações afirmativas. Estas ações são basicamente esforços para tentar diminuir a igualdade entre os grupos de minoria e o grupo dominante.

Tiveram origem nos EUA, no entanto, a política de cotas foi declarada inconstitucional pela Suprema Corte americana, por estar em contradição com o princípio da igualdade.

As ações afirmativas são muito mais que cotas. Elas realmente têm o objetivo de diminuir a desigualdade e fomentar a interação entre os grupos.

Porém, a política de cotas, mais especificamente, é utilizada no Brasil como medida eleitoreira. Foi a única, entre tantas espécies de ações afirmarivas a serem aplicadas como forma de equilibrar a desigualdade.

O governo não deve fornecer cotas, ele deve elevar a qualidade de ensino. E eu nem vou entrar no âmbito das cotas para concurso público. Esta sim é uma aberração eleitoral.
anônimo
18/03/2019 00h41
Eu seria à favor se fossem cotas sociais e não raciais. Existem muitos brancos pobres assim como existem negros playboys.
18/03/2019 00h37
Cotas raciais é pra quem não tem compromisso com a justiça e o mérito, sou contra.
anônimo
03/12/2015 23h27
Acho que as cotas deveria ser para quem estudou em escola pública, independente de etnia.
anônimo
03/12/2015 22h21
Sou mais a favor do governo investir pesado em educação pública, acabar com essa ideia de que pessoas de baixa renda não tem a mesma condição de uma pessoa rica a disputar uma vaga em universidades públicas. Alias, já até pensei que a forma de ingresso nas universidades brasileiras deveria ser bem diferente do que se tem hoje, que é a aplicação de vestibulares/enem. Muita coisa pode ser analisada quanto a forma que você ingressa na facul, e depois que você se forma.
Sinceramente, cotas não seriam necessárias se tivéssemos uma educação pública de alta qualidade, onde negros, pobres, ricos têm mesma condição de disputar e cursar uma mesma universidade e curso.
elas respondem
03/12/2015 06h41
A favor...apesar de n achar legal separar por cor...mas sei q grande maioria dos negros são pobres...mas creio q cor n deveria ser uma justificativa...poderia aumentar a cota destinada a quem.tem.baixa renda.
Mas enfim...só quero ver negros em Universidades tbm!

Eu sou a favor da cota por renda...eu entrei como cotista.. Sei q vestibular n é fácil...qdo entre ainda tinha prova da faculdade...hj só temos a UERJ com prova o resto é fazendo o enem...q é regional..enfim..é mto disputado.

N da pra acabar a cota... A cota é necessária infelizmente...e n adianta dizer q é só estudar e pronto..a gente sabe q o buraco é bem mais embaixo...
Já ouvi de algumas pessoas...ahhh mas aí o cotista entra e dpois n consegue terminar pq n tem condivoes de se manter...tirou a vaga de algm..Argh!!

Aí eu te digo...existem bolsas na facul..é só ir atrás...bolsas pra quem tem renda baixa...eu por exemplo tenho uma..fora as outras q são por mérito ( monitoria, Pibic, extensão.)...enfim...

Tem algum estudo falando sobre a desistência dos cotistas...eu sei q pra mtos é difícil se manter...pra mim msmo é complicado...ainda ..tenho bolsa desde do 2 periodo ..enfim..

Eu apenas quero ver as camadas pobres na universidade...fazendo revolução..quebrando paradigmas... Orgulhando os pais...quero ver meu povo fazendo historia...ajudando a família e tendo uma perspectiva de vida melhor. *-*
03/12/2015 06h41
Sou a favor de cotas por critérios socioeconômicos. Por critérios de raça eu já fui contra, já fui a favor. Não tenho muita opinião sobre. Acredito que já seja uma forma de preconceito, mas por outro lado o Brasil tem uma dívida com os afrodescendentes por tanto tanto preconceito, exploração... Acho que é uma forma de 'pagar' por isso
anônima
08/03/2019 20h28
Sou a favor de cotas para índios e pessoas com deficiência. Já cotas raciais, de colégios públicos e baixa renda, eu não sou a favor.
Cotas raciais pra mim é uma forma de discriminação.
Muita gente rica paga um cursinho SUPER CARO e mantém o estudante no colégio público só pra ter mais chance de passar no vestibular com a cota.
Fora gente rica autônoma que não tem renda comprovada coloca o filho como baixa renda, mas chega de carro importado na universidade.
anônima
08/03/2019 18h56
Contra. Não tô afim de formular, só queria tirar uma dúvida, sou branca mas sou bisneta de escravo, recebo por herança essa tal dívida histórica?
08/03/2019 18h50
Eu não sou vou dizer se realmente contra ou favor. Precisei pesquisar sobre o assunto para uma redação e cheguei a conclusão que a lei sobre cotas precisa ser revisada. Não se diminui o preconceito por colocar ou determinar vagas para as pessoas. Pessoas de baixa renda sim tem direito a cotas. Não existem somentes pessoas brancas com melhores condições financeiras, existem negros também. Sobre alunos de escola publica, isso não tem muito haver, pois eu mesma conheço pessoas de classe alta que se mudam para escolas publicas para ter direito a cotas. Além disso o termo cotas "racias" é muito inadequado, pois não existem 'raças', mas sim ETNIAS diferentes.
21/01/2016 00h31
Difícil tomar uma posição sobre esse assunto, acho que todos somos iguais e temos os mesmos direitos. O governo deveria nos tratar assim e as pessoas também.
Mas entendo que muitas pessoas mais pobres e negras tem menos oportunidades e sofrem com mais preconceito do que as brancas e que não são pobres. Então o governo dá um incentivo e ajuda com essas cotas que são importantes sim.
O problema sócio-econômico no Brasil não é de hoje, vem de muitos anos atrás, então o governo tenta consertar esse problema com cotas, mas só isso não é suficiente, é preciso fazer muito mais pelo povo brasileiro, dar uma educação de qualidade para todos, dar estrutura para o povo estudar, transporte, saúde, entre outras muitas coisas que o Brasil carece.
Acredito que a educação é a chave principal de tudo, para o Brasil ser um país melhor e para a população ter melhores condições de vida.
O Brasil precisa mudar e melhorar logo, para que tenha um futuro melhor, com mais educação, respeito e direitos garantidos.
anônima
14/01/2016 15h55
So gostaria de recomendar um documentário que fala sobre isso que se chama "White People"