Basicamente, na prática, a esquerda atual defende a "luta de classes", o assistencialismo estatal através de impostos e estatais, e o liberalismo social dos costumes. A esquerda costuma privilegiar minorias, e grupos elitistas. A esquerda é defensora da relativização da propriedade, e do não direito a legitima defesa.
A direita defende a tradição dos costumes, a não "luta de classes", e o liberalismo econômico de modo geral, ou seja, quanto menor for o estado na vida das pessoas, melhor para a vida de uma pessoa que se diz de direita. A direita é a favor da liberdade individual e não por grupo, é contra privilegiar pessoas por qualquer diferença. A direita é defensora do estado mínimo, liberdade de expressão, liberdade religiosa, legitima defesa, e direito total a propriedade.
O que acontece hoje em dia, é que eu acho que as pessoas estão mesclando tudo isso, e sendo mais esquerdistas quando são direitistas, e sendo mais direitistas quando são esquerdistas.
Concordo com ele. Pode me chamar de ignorante se quiser kk mas ao menos direita no Brasil não existe, esquerda tem, mas não interessa, é tudo teatrinho pra roubar, mesmo
a única coisa que de fato existe aqui é corrupção, então isso já é suficiente pra chutar qualquer ideologia política. A ''separação'' precisa entre ''direta'' x ''esquerda'' existe apenas na imaginação de eleitores.