Sempre me perguntei...

elas perguntam
9 3
eles respondem
26/09/2018 21h11
Fazendo uma análise mais detalhada da situação da Venezuela e o que causou esse caos todo não dá pra explicar simplesmente jogando a culpa no Socialismo, obviamente que sim, é o principal problema mas seria uma resposta muito medíocre!

Alguns tentam explicar a crise da Venezuela do por que ta faltando comida, protestos, pobreza aumentando em 80%, botando a culpa na queda no preço do barril do petróleo! Só tem um problema nesta tese, ela está errada!

Primeiro que o barril de petróleo só começou a cair em 2014, mais precisamente em setembro de 2014, mas antes mesmo já encontrávamos notícias dizendo que faltavam comida em setembro de 2013, abril de 2012 e inclusive em dezembro de 2011 quando o preço do petróleo estava 120 DÓLARES, enfim os suprimentos já faltavam bem antes do início das quedas nos barris de petróleo!

A causa da escassez de mantimentos foi provocada por um controle de câmbio muito forte que o Chávez fez em 2003 durante uma altíssima inflação de 40%, ele basicamente ressuscitou uma empresa estatal que controla quem vai comprar dólares, que você precisa para importar coisas entre elas mantimentos! E isso na prática nacionaliza a importação de mantimentos, ou seja, você só consegue importar algo se o governo deixar você comprar dólares!

E claro esse controle de moeda não conseguiu conter a inflação que estava em 40% e desde então nunca caiu abaixo de 10%, pelo contrário, já chegou a 60% e hoje está por volta de 700%! Chegando ao ponto em que o dinheiro venezuelano não vale NADA! Em cima disso Chávez também colocou um controle de preço em cima de alimentos, ele limitou o preço que podia vender alimentos e afins.. E é FATO, controle de preços GERA escassez!

Em outras palavras.. Viva o Laissez-faire!
26/09/2018 20h45
Porque o socialismo é a falsa impressão de todo mundo viver as custas de todo mundo.
anônimo
26/09/2018 20h47
Privatiza o lucro, socializa as picas.
27/09/2018 01h42
Socialismo.
anônimo
27/09/2018 12h40
Porque o socialismo começou a funcionar...
26/09/2018 22h02
Só falta os esquerdistas desmiolados dizerem que tudo isso é culpa dos Estados Unidos opressor, husauhsauhas. Esquerdistas colocam a culpa de todos os problemas do mundo nos EUA. Culpa dos embargos huahuha
anônimo
27/09/2018 00h39
Olha, quase emigrei pra Venezuela nos final dos anos 80, o país queria se industrializar, gozavam da riqueza do petróleo e compravam tudo de fora, não produziam nada, nem refinavam o próprio produto deles.
Mas esta bonança era exclusiva de uma pequena classe média e rica apenas. Existia um abismo com as classes pobres. Isto aconteceu ao longo de 3 décadas de governos de direita.
Quando o preço do petróleo caiu no mundo, começou a crise lá, isto em 1988.
anônimo
27/09/2018 10h34
Por que qualquer pais que tente ter autonomia soberana é fodido pelo sistema internacional por aqueles que os controla. São justamente os vencedores da 2° Guerra mundial e que não admitem qualquer ascensão econômica, eles não querem uma "nova" China. No caso dos EUA eles não querem governos de cunho socialista próximo das Américas, então, o desmonte de Repúblicas marxistas nos anos 40-60 foi real e patrocinado pelos mesmos. É muito simples, a Venezuela tem petróleo como a gente tem água aqui. Um Estadista como Chavez pensou "Ora, essa riqueza é do povo venezuelano, devemos estatizar, o lucro que gerar com exportação e venda interna, devemos reinvestir a bem social, como educação, infra estrutura, saneamento básico etc e etc." Mas não, isso vai contra os interesses do Tio Sam, que comprava o petróleo Venezuelano a preço de banana (como fazem com a Petrobrás) e ai temos então o conflito de interesse do Imperialista contra o Estado Venezuelano, pequeno em desenvolvimento e muito desigual como a maioria das Repúblicas Latino Americanas. Começa a jornada de Chavez de resistência contra os autores do capitalismo global que minam o governo, desmantelam as condições de governabilidade para que o mesmo que visa o bem estar social de sua população, caia. Não conseguindo, vem os embargos que resultaram no que vemos hoje, associado ao Maduro ser burro e não saber conduzir as coisas tão bem quanto fez o Chaves que resistiu e sabia fazer política. Associada a isso temos os desmantelo em todas as Repúblicas Latino Americanas (Merco Sul) que visava justamente ter essa autonomia, mas foi golpe aqui no BR, golpe no Paraguai, embargo na Argentina por políticas horríveis da antiga presidente que resultou em sua saída e elegeu Marcri, candidato pró mercado e consequentemente pró EUA, queda do governo do Equador etc e etc. A Venezuela ficou abandonada. Dai todos esses aspectos geopolíticos importantes são desconsiderados pelo eleitor do Bozonaro e fala:"Por que a venezuela é socialista"
anônimo
26/09/2018 21h14
O Ciro falou que lá é uma democracia igual aqui e eu acredito nele

quanto ao país não ir bem é tudo culpa do Trump, não sei porque mas é,
o Rafinha Bastos falou que o Trump é malvado.
elas respondem
anônima
26/09/2018 21h20
vai depender da fonte que vc vai pesquisar kkk
anônima
26/09/2018 20h42
Obs.
26/09/2018 21h13
Pq seus ditadores implantaram um sistema onde as pessoas não lucravam com seu trabalho, seus resultados, a economia não girava e quando a economia fica estagnada ou entra em declinio, acontece o que vemos, caos por todos os lados. O país não tinha mais base para proporcionar aos cidadãos o mínimo que se precisa pra sobreviver. Até mesmo os ricos tiveram prejuizos, pois com a desvalorização da moeda, eles perderam bens e finanças. O país entrou em colapso, obrigando as pessoas a buscar refugio para salvar seus entes queridos.