Na mesma função não podemos ter diferença salarial. Podemos adotar a comissão, gratificação... mas nada que diferencie ou enalteça mais um funcionario que outro, porque pode ser questionado na justiça do trabalho uma equiparação salarial.
Não existe diferença de gênero na nossa CLT.
Na mesma função não pode haver diferença salarial.
Mas existe a possibilidade de que a produção excepcional seja
recompensada à parte, necessitando ser previsto contratualmente
esse esquema e que essa recompensa extra em momento algum
passe a ser aspecto integrante do salário( aumento salarial).
Além disso, uma vez existindo essa possibilidade de recompensar-se
a produção excepcional, essa recompensa deve ser possível a todos
que exerçam a mesma função.
Se houver comissão, metas, gorjeta e essas paradas sim. Além de provavelmente ela ser mais cotada para promoção e você ser o mais cotado pra ser demitido, caso haja algum corte.
Isso de mulher ganhar menos e ganhar mais é uma palhaçada que eu não sei o porque ainda é tão discutida.
1º A maioria das mulheres e homens que reclamam da diferença de salários na maioria das vezes recebem o mesmo salario e ficam falando merda kkkk. Ex: Caixa de supermercado, tem uns que são mulheres e outros são homens,e é óbvio que os 2 recebem o mesmo salário!
2º Na maioria dos casos em que os salários tem uma certa diferença são em empresas grandes,em cargos diferentes e de uma hierarquia maior de acordo com função/confiança.
O que eu quero dizer com isso tudo é que o salário dos "piões" que são a maioria dos brasileiros, são basicamente iguais de acordo com a função.. é só pensar um pouco rs.
Aqui não existe melhor que ninguém - o que existe são pessoas que não tem capacidade para chegar aonde quer e por isso usa a "inveja" como parâmetro de desculpas
Em teoria, fazendo a mesma função e tendo o mesmo nível de senioridade e tempo de casa, duas pessoas deveriam ganhar o mesmo, independentemente de gênero. (Uma pessoa que esteja na empresa há mais tempo poderá ganhar mais por conta de eventuais dissídios.) Agora, concordo com @munikmi quando diz que, se ela é melhor no serviço, deveria ser promovida. Não estou aqui contando PLR, gratificações ou comissões, já que você não menciona esses itens diretamente (mas eles podem sim influenciar no total que a pessoa ganha). Outra coisa que pode influenciar é a negociação salarial no momento da admissão.
Desde que os critérios sejam objetivos e o mesmo para qualquer funcionário, não tem problema!! Vendedor por ex, ganha mais quem vende mais, sem precisar distinção de gênero. Sem critérios objetivos, é melhor não!!