quando perguntado sobre o tema drogas: “Elas trabalharam para mim durante anos, agora estão se voltando contra mim, e eu estou caminhando através do inferno.”, acho que além de preferir pq me agrada mais, por ter o layne staley como um exemplo acabo gostando mais ainda das musicas dele.
Agora, entre esses 2 escolho o Layne. Vocalista bem, mas beeeem melhor. Letrista então nem se fala. A maioria das letras do Nirvana, o kurt escrevia no improviso, não na inspiração. E as músicas do Alice eram compostas em parceria, por isso eram mais, digamos, refinadas, muitas eram cantadas em dueto. Nirvana era mais uniforme, basicamente punk rock mais soturno. Eu não vi o nirvana fazer baladas tão bonitas quanto Nutshell e Down in a Hole ou umas porradas do nível Man In the box ou Them Bones, por exemplo. Então fico com o xará.
A sonoridade do nirvana era bem mais simples comparada a do alice in chains. Desses que você citou, eu particularmente gosto mais da lírica do Kurt, a forma que ele desorganizava a narrativa da letra, onde só quem sabia o contexto era capaz de entender, era muito foda.