Porque todo candidato sabe que pobre ta acostumado a viver no lixo; se vende por pouco; adora uma ''vantagem'' ainda que seja 10 reais. Seja o pobre do bolsa família, seja o pobre que financia em quase 100 vezes o carro, casa, a passagem na Latam, e jura que é rico.
O pobre brasileiro - a maioria da população- ta acostumado a sofrer. É analfabeto político. Não sabe o que é Estado, três poderes, seus direitos e deveres. É ignorante., facilmente manipulado. Ele, passivamente, ta disposto a aceitar medidas impopulares ''pelo futuro do país'', sem saber que tais medidas NUNCA serão suficientes enquanto a corrupção existir.
A questão da compra/venda de votos -pré-eleição- é só uma pequena parte que podemos ver da sujeira da política brasileira fundamentada na corrupção. É assim que funciona... SEMPRE foi assim.
Se só pra concorrer a um cargo político o cara já é desonesto. Imagina o cara la dentro passando pelas mãos dele milhões, bilhões de reais. Aqui fora, a compra de voto é em troca de cesta básica, poucos litros gasolina, 20 reais, jogo de camisa, dentadura, bola, festa de formatura, churrasco, entre outros absurdos [geralmente, financiados pelos verdadeiramente ricos/influentes que tbm serão beneficiados com a eleição desses ''compradores'' de votos]. Lá dentro, a compra de voto [apoio] é em troca de cargos, imóveis, aumento de salário / benefícios, e claro MUITAAAA grana
~que poderia ser destinada a educação de qualidade, ciência, tecnologias, saneamento, saúde, transporte, segurança, emprego -mas ja sabemos que não é... Depois, na eleição seguinte como quase nada fizeram nessas áreas, eles voltam com propostas mágicas pra resolver os problemas que eles criaram / deixaram aumentar. E o ciclo da corrupção se reinicia.
Corrupção é a base deste país, porém nos próximos quatros anos [pelas intenções de voto os brasileiros já decidiram manter do mesmo jeito] esse cenário não vai mudar. Pior, tão cedo isso não muda, pois a corrupção tá encrustada no país.