1.12K  19/09/2018 21h19

Vejo muitas pessoas aqui indagando sobre como sair de uma fase tensa, sobre como ter vontade de viver. Claro, a gente luta com os instrumentos que temos, mas por que algumas pessoas relutam em procurar ajuda de um profissional? Seja, psicólogo, psiquiatra?! Nem tudo é só uma fase. Pensamentos ruins, desânimo, tristeza são sintomas e não meros sentimentos. Não somos prefeitos, não somos obrigados a sermos 100% equilibrados, mas, do mesmo modo que se trata o corpo, devemos também buscar saúde a nossa mente. Bons profissionais não vão nos julgar, não vão rir de nossas queixas. Não sei se esse post é um desabafo, mas é só pra elucidar mesmo. Aceitar o problema e procurar ajuda já são passos iniciais para uma futura melhora

elas perguntam
14 10
eles respondem
anônimo
13/12/2015 00h09
e tbm acho que um dos principais fatores, seja a falta de capital/dinheiro/recursos e tempo...preconceito, tbm, o q as pessoas/familiares/amigos vão pensa de vc, tem um medo, de fica meio decentralizado, ou as pessoas de tratarem como se fosse um "incapaz", e isso esta ligada diretamente a falta de informação...ter que encarar o problema, e admitir isso...eu acho que tudo isso esta ligado para a pessoa ñ ir busca um tratamento...
17/11/2016 13h09
Tem muita gente que tem preconceito ou medo de ser julgado por frequentar psicólogos.
Muitos relutam em aceitar que tem problemas também.

Não necessariamente medo de se tratar, mas medo do julgamento alheio, e ser possivelmente taxado como "inferior" por isso (muitos ainda tem a mente fechada desse jeito).
anônimo
13/12/2015 01h16
Deve ser pela dificuldade de se abrir com alguém msm sendo profissional, pela ignorância de achar que psicologia e psiquiatria é pra gente louco, acomodação, falta de esperança, a falta de grana tbm pode influenciar mas muito pouco...
13/12/2015 07h21
Boa parte das pessoas que tem medo de se tratar, são aquelas que precisam de tratamento. Então é difícil para alguém que está passando por problemas psicológicos se autoavaliar e entender que precisam de algum tipo de ajuda profissional.. mas claro tbm existe os casos de preconceito e de medo de ser taxado de "louco" só pq vai ao psicólogo.
19/09/2018 21h19
Porque não adianta bosta nenhuma e só faz vc perder dinheiro.kkk
anônimo
17/11/2016 13h18
Porque quem paga caro pros outros pra ficar chorando seus problemas só vai ter mais problemas (finaceiros) sem conta que psicologo e psquiatra não resolvem nada.kkkkk
anônimo
17/11/2016 13h16
Dificuldades financeiras, remédios e tratamento são caros, não é todo mundo que tem condição ou tempo para arcar com o tratamento
anônimo
17/11/2016 13h32
No meu caso não é preconceito por acharem q sou louco mais sim por falta de dinheiro estou desempregado mais vou procurar ajuda ainda.
17/11/2016 13h22
Pra resumir, o ser humano teme o desconhecido e teme mais ainda depois que o conhece. Eu explico, imagina a pessoa que ouve alguém dizer que ela e alcoólica e precisa se tratar, ela tem medo de realmente ser e após descobrir que é tem medo de procurar ajuda e/ou não conseguir vencer o problema
17/11/2016 13h20
Eu vejo com um certo temor uma galera aqui sempre falando que vive fugindo de novas relações, que não quer sofrer, etc...

Eita geração leite com pêra, viu??? Viver é isso mesmo galera! Momentos bons E momentos ruins! Você nunca vai poder fugir disso, nunca! Nem mesmo se trancando em casa.

Mas se trancando em casa, vocês certamente não estarão aproveitando a vida como poderiam, isso eu tenho certeza.

Depois fica um monte de gente reclamando que "não tem ninguém legal por aí"... claro que não! Tá todo mundo se trancando em casa com medo de meter a cara da vida....

Vamos procurar ajuda pessoal... ou arriscar mais para viver mais
12/12/2015 23h10
preconceito e falta de innformação
anônimo
13/12/2015 03h33
Não acho que os casos daqui sejam sintomas para serem tratados obrigatoriamente por um psicólogo ou psiquiatra. Acho que vc está exagerando bastante. Sem falar que, na minha opinião, profissionais dessa área são péssimos e a garantia deles curarem uma pessoa em uma escala de 0 a 10 eu diria que seja 2 ou 3, no máximo.
12/12/2015 23h47
Passei uma semana sem entrar.
Quando entrei me surpreendi com as perguntas, achei q já tinha visto de tudo.
anônimo
17/11/2016 13h02
Não confio em nenhum. Ainda mais se for psicóloga, ai tu fala de problemas sentimentais, e elas sempre vão em favor das mulheres e contra VC, tentam fazer VC aceitar sua triste realidade.
elas respondem
12/12/2015 23h01
Porque para muitas pessoas, procurar um tratamento por um profissional, sugere a seguinte questão " estou doente, preciso de ajuda, estou com depressão.... " Para muitos, é muito difícil encarar o problema de frente e admitir.
19/09/2018 21h01
Não seria medo de se tratar e sim, vergonha de assumir que estamos com problemas.
Nesse mundo perfeito, onde todo mundo é maravilhoso e lindo nas selfies, no face, no insta, etc... Quem procura ajuda é louco ou fracassado :(
anônima
19/09/2018 20h47
tenho medo tb, inclusive tenho medo de tomar remedio quando preciso
anônima
19/09/2018 17h21
Acho que a maioria das pessoas tem medo de lidar com os seus próprios monstros... É muito mais fácil reconhecer, lidar e até julgar o monstro alheio.
anônima
17/11/2016 18h36
Achei sua pergunta interessante.
Vou falar por mim. Eu demorei muito tempo para procurar ajuda de uma psicóloga, mas foi porque eu não gostava de tocar no assunto do meu problema, aconteceram coisas que me marcaram muito e eu fiquei mal. Sou uma pessoa reservada e até hoje não sou de falar muito disso, só deixei meus pais e irmãos a par da minha situação, o resto da família eu não conto que faço terapia, pelo fato de eu saber que eles não me ajudariam em nada sabendo, só são muito curiosos.
Eu penso diferente de alguns aqui e acho sim que psicólogo/psiquiatra conseguem ajudar as pessoas se elas quiserem ser ajudadas, porque tem muita gente que resiste ao tratamento. E quanto a não terem dinheiro, consultas públicas estão aí para isso, por meio do SUS, e remédios gratuitos também dependendo da posologia e do caso.
O problema é que as pessoas podem ter algum problema limitante que não a deixam procurar por ajuda sozinhas. A depressão por exemplo, capaz de deixar alguém muito desanimado e sem esperança. Aí complica mais.
anônima
17/11/2016 13h39
Não acho que os casos daqui sejam sintomas para serem tratados obrigatoriamente por um psicólogo ou psiquiatra. Acho que vc está exagerando bastante. Sem falar que, na minha opinião, profissionais dessa área são péssimos e a garantia deles curarem uma pessoa em uma escala de 0 a 10 eu diria que seja 2 ou 3, no máximo. /2

Concordo com o anônimo.
anônima
17/11/2016 13h25
Acho q por falta de informação e por talvez acharem o tratamento caro. Existem tratamentos disponíveis pelo SUS.
anônima
17/11/2016 13h15
Além do medo de julgamento por parte de uns é válido lembrar que cada sessão com um psicologo envolve dinheiro e muitos são dependentes, perderam o emprego ou o salario que ganham só dá para o básico, então procuram auxilio pela internet.
12/12/2015 23h01
Ótimo post mesmo!As pessoas não procuraram psicólogos ou psiquiatras por medo de serem julgadas como loucas ou com medo de diagnósticos de depressão ou outros problemas. Eu mesma vou a um psiquiatra e estou me sentindo bem melhor do que eu estava há 8 anos, inclusive fisicamente.
13/12/2015 02h03
Me pergunto a mesma coisa... É tão mais fácil tratar né?!