Olá! Boa noite. A sua situação é bem complicada porém, irei tentar lhe ajudar da melhor forma possível.
Eu acho que sua atitude de bater nele foi " errada ", primeiro que bater não adianta pois a criança irá aprender que tudo se resolve na porrada e será uma pessoa agressiva além de que seu neném tem apenas 2 anos e não sabe nem andar direito já que é criança de tudo, nisso o senhor foi errado porém, não justifica sua esposa chegar e te agredir por isso e ser tão infantil e imatura ao ponto de impedir você de pegar o próprio filho. Foi ótima sua atitude de ir embora para esfriar a cabeça para não arrumar ainda mais brigas.
Aconselho você esperar até amanhã e dar uma ligada para sua esposa e marcar um encontro para conversarem e tentarem se acertar, pelos sentimentos e pela sua criança porém, lembrando que filho não segura casamento nenhum e que caso não sinta mais nada, saía dessa pois mesmo não entendendo nada, sua criança irá sentir e lhe causará tristeza. Tente entrar num acordo para pegar o menino e vá à justiça para resolver os dias e em relação a pensão pois caso contrário a mesma pode te prejudicar de alguma forma em relação à isso.
Espero que tudo de estabilize! Boa sorte. Tenha uma boa noite.