Os gastos das universidades federais passaram de R$ 33 bilhões para R$ 46,1 bilhões, entre 2009 e 2016, um aumento de 40%, em valores atualizados. Estima-se que, anualmente, o Estado gaste cerca de $ 37,5 mil por aluno, em média. (Folha de S.P), 2018.

Dados do IBGE mostram que, em 2005, 80% dos graduandos das universidades públicas estavam entre os 40% de maior renda no país. Medidas como a instituição da política de cotas reduziram esse percentual, mas esses alunos continuam sendo a maioria - eram 61% do total em 2015. Já a participação da base da pirâmide (40% mais pobres) passou de 8% para 22% no período. Segundo ranking do jornal Folha de S.Paulo, entre as 30 melhores universidades do país, apenas duas são privadas. (G1 - Portal de Notícias), 2017

"Nosso país é incrivelmente desigual. Cobrar (pelo ensino superior) pode ser um instrumento bastante eficaz de distribuição de renda", acredita o economista Sergio Firpo, professor do Insper.

"Pessoas de baixa renda não serão afetadas neste modelo, estudarão de forma gratuita".

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa.

eles perguntam
7 6
elas respondem
anônima
07/02/2019 12h21
Pode privatizar desde que parem de cobrar impostos e ganhar dinheiro as nossas custas
anônima
07/02/2019 12h41
Não deixe que os liberais hipócritas leiam isso. A privatização das universidades públicas é a única que não é interessante para eles, que estudam a vida inteira em escola privada só para terem mais chances de conseguir uma vaga numa federal.
Mas, até eu, pobre que estudou em federal, sou contra. Acredito que a Educação deva ser de responsabilidade do Estado. E os gastos com ela não são gastos, são investimentos.
anônima
19/10/2018 22h20
Deus me livre.
06/04/2019 00h04
É algo simples: foder com o brasileiro pobre.
Os cursos top só pro povo granado, vai elitizar a sociedade brasileira mais ai da.
anônima
07/02/2019 12h12
Sim. Mas só pessoas com renda alta deveriam pagar.
anônima
19/10/2018 22h22
Isso, privatiza até as calças mesmo para ver como vai ficar.
anônima
07/02/2019 11h32
Apoio a universidade ficar restrita a uma elite intelectual do Brasil.
eles respondem
19/10/2018 22h20
Nos EUA, as universidades públicas são uns lixos, enquanto as particulares são tops. Aqui é o contrário, então não sei se privatizar seria uma boa ideia. Se nem o ensino básico estão conseguindo transmitir aos jovens, duvido muito que consigam dar ensino de qualidade aos universitários em geral.
19/10/2018 22h25
Gratuito é o cuspe do Jean Willys. A primeira coisa a ser privatizada tem que ser o sistema de educação (escolarização, na verdade), da creche até o ensino superior. Privatiza tudo.
07/02/2019 12h16
Totalmente a favor, belo e moral!
20/10/2018 14h46
Privatiza TUDO!
Ninguém tem que cuidar de outros além da sua família.

20/10/2018 17h00
Esse tipo de coisa não irá acontecer, então não preciso emitir opinião sobre isso.
anônimo
06/04/2019 00h02
Desde que eu não continue tendo que pagar impostos pra isso, sem problemas.