Pra crimes hediondos sim. Mas isso é apenas uma mera discussão sobre leis. A ilusão da maioria aí parece ser que isso ajuda a combater a violência, quando na verdade o problema do Brasil e infinitamente mais amplo, envolve polícias, justiça, fronteiras, presídios, etc.
anônimo
26/10/2018 02h02
Com 16 anos, o adolescente já tem direito de voto, como cidadão, já toma decisões por si próprio e já conhece as consequências dos atos.
votei em Sim
26/10/2018 01h41
Com 16 anos nao é mais criança, ja tem dissernimento das coisas! Vai fazer coisas de de maior (matar/roubar) pra ser julgado como criança?
votei em Sim
26/10/2018 01h41
1) Sim- com 16 anos as pessoas já possuem consciência da vida em sociedade. O que pode e o que não pode fazer. Sou a favor da CNH pra 16 anos também.
anônimo
26/10/2018 01h46
Sim, com 16 anos alguém já pode responder por suas próprias ações, já tá na idade pra saber o que é certo ou errado e fazer suas escolhas.
votei em Sim
26/10/2018 02h01
Cometeu crime, tem que ser punido.
votei em Sim
26/10/2018 01h52
Acho que o ensino precisa ser melhor desde a infância e o Estado precisa olhar melhor essa questão de todos familiares adultos trabalharem e os filhos terem o mínimo contato com estes no dia a dia.
Invés de só ficar pensando em punição, é preciso achar algo pra corrigir as falhas na base.
Leis nós temos aos montes, só que estamos com o judiciário entupido de casos pra serem resolvidos, cadeias lotadas e estamos querendo encher cada vez mais sem dar soluções mais humanas pra isso.
Daqui a pouco pune com 14, 12... daqui a pouco o aborto será a melhor opção, já imaginando que a criança será um potente marginal.
anônimo
26/10/2018 02h39
A organização criminosa pt está falando que "para combater a criminalidade, não adianta mudar a idade mínima penal, tem que investir em educação".
Oras, mas não foi o pt que ficou nos últimos 14 anos no governo, e não investiu em educação???

A organização criminosa pt disse que "para combater a criminalidade e reduzir os homicídios, tem que ter desarmamento da população".
Oras, não foi o pt que implantou o desarmamento da população, e os índices de homicídios não diminuiram, pelo contrário, só tem aumentado??

Isso é baboseira que apenas investindo em educação, o cara não vai matar, roubar ou estuprar.

Tem que ter educação, sim, mas tem que ter penas pesadas também, que faça o marginal refletir se vale a pena matar, roubar, sequestrar, traficar, estuprar, etc, sabendo que ele, com 12, 13, 14 anos, pode ir para cadeia e passar 30 anos direto, sem direito a progressão de pena, sem visita íntima, sem saídas temporárias, etc, vai puxar os 30 anos sem por a cara para fora.

Só penas duras e pesadas, cumpridas integralmente, do começo ao fim, vai desestimular esses pirralhos de irem para o mundo do crime.

Agora, se alguém tem pena ou dó, de um vagabundo de 12, 13, 14 anos, que estupra e mata uma mulher e a filha de 12 anos, na frente do marido e dos filhos amordaçados, que mata um pai de família com tiro na cabeça, na frente da família, para roubar um carro ou uma moto, pode se candidatar para adotar esse marginal e colocar dentro da sua casa, e conviver com sua mulher e filhos, se você acha que ele tem recuperação, e que 'merece mais uma chance'.
Vai falar isso para o cadáver da mulher e da menina de 12 anos, que foram estupradas e mortas na frente do marido e dos outros filhos. Elas não tiveram uma segunda chance.
votei em Sim
anônimo
26/10/2018 03h33
Eu tenho uma prima, que porventura estava brigando com a irmã.. ela sendo de menor sabe oq disse com uma faca na mão? ''Eu sou demenor viu desgraça?! Venha que te corto toda, eu não posso ser presa''. Uma mina dessa não tem discernimento? Detalhe: Nessa discussão toda, ela ainda estava gestante aos 16 anos e sem que nada impedisse de matar a própria irmã, pois não seria punida. rsrs. Sou a favor!
26/10/2018 03h25
Com certeza. Mas não para todo tipo de crime. Sou a favor que a lei puna como maior menores que cometem crimes hediondos ou reincidentes, assim como é nos EUA.
votei em Sim
anônimo
26/10/2018 03h40
Não sou contra nem a favor, muito pelo contrário
26/10/2018 10h09
Sou a favor de permitir que todos até essa idade tenham acesso a educação, esporte e cultura. Quando isso acontecer vou começar a pensar sobre maioridade penal.
votei em Nao
15/06/2019 17h07
Claro que sim
Com 10 anos já tinha roubado um carro da polícia
votei em Sim
anônimo
15/06/2019 17h06
A maioria dos marginais tem menos de 18.
votei em Sim
15/06/2019 14h27
Tinha que ser com 10 anos. E o preso tinha que trabalhar para pagar a estadia no presidio.
votei em Sim
anônimo
15/06/2019 14h26
Por mim seria 14.
votei em Sim
26/10/2018 16h09
Eu sou a favor da maioridade penal a partir dos 13 anos em presídios escola bancado pelo próprio detento, se os pais não puderem pagar, o detento começa a pagar com trabalho em frentes de infraestrutura a partir dos 18 anos até cumprir com todo custo gerado para o estado por sua detenção...
Pow! Com 13 anos, eu sabia muito bem, o que era certo e o que era errado.. Já trabalhava, bancava o meu ensino em escola particular sem gerar custos aos meus pais e sabia muito bem o que queria da minha vida.
votei em Sim
26/10/2018 16h02
Claro que sim, pra mim podia por 12 ou 14 anos kk
anônimo
26/10/2018 14h26
Sim.
26/10/2018 10h11
Apenas pra crime hediondos
votei em Sim
26/10/2018 09h32
Teria que ser menos ainda.cometeu crime tem que pagar.
Imagina eles fazem o que querem e nada acontece.
votei em Sim
anônimo
26/10/2018 07h50
Cometeu um crime, tem que ser punido normalmente.
votei em Sim
elas respondem
26/10/2018 02h09
Nao, sou a favor da maioridade penal de 12 anos
votei em Nao
26/10/2018 08h54
16 não... 12 anos
votei em Nao
26/10/2018 01h59
Votei errado sem querer, meu voto é NÃO!
Ao invés de punição, pq não criam políticas públicas voltadas as crianças e adolescentes?
votei em Sim
26/10/2018 07h44
Sou completamente contra, acho que seria atacar a consequência mesmo sabendo que a solução é combater e solucionar a causa.
Acredito existir milhões de brasileiros fadados a penalização antes mesmo de ter acesso a uma recuperação, ou mesmo açoes na infancia e adolescência como prevenção. Investir em educaçao e acompanhamento social, me parece algo mais razoável.
votei em Nao
15/06/2019 17h05
Nos dias atuais o certo seria com 13 anos
votei em Nao
anônima
15/06/2019 14h27
Para mim a punição deveria levar em consideração o tipo do crime e a gravidade do mesmo, independente da idade do infrator
Ou seja, sem idade mínima.
votei em Nao
anônima
26/10/2018 18h09
Com certeza
anônima
26/10/2018 18h09
Q diferença faz alguém ter 16 ou 18???
26/10/2018 14h34
Não. Acredito que isso seria apenas paliativo, até mesmo pq a reclusão desses jovens não daria nenhuma possibilidade de recuperação e reintegração social. No meu ponto de vista deve-se investir em educação.
anônima
26/10/2018 09h44
É uma medida eleitoreira. No máximo, seria a favor para crimes hediondos e olhe lá.

O problema da segurança está longe da questão da maioridade penal. E tb não é por falta de leis, já que o Brasil é um dos países que mais tipificam crimes.

O maior problema é a sensação de impunidade. Para vc ter uma noção cerca de metade dos crimes de homicídio sequer chegam a ter uma solução. Tem lugares no país que não chega a 1/3.

Quando chega a virar processo, que é difícil, tem a morosidade do judiciário e possibilidade de inúmeros recursos. E aí, o resultado é que cerca de 70% das ações penais prescrevem, extinguindo a punibilidade do sujeito.

Portanto, de que vai adiantar diminuir a idade? Não é esse o nosso principal problema.

E tem gente querendo que o STF mude o entendimento, deixando de ser possível a prisão em 2ª instância...
votei em Nao