Li uma pesquisa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em que 70% dos concluintes do ensino médio, de 2009 a 2017, tiveram desempenho insuficiente em matemática e português.

Fico imaginando: se um subjeito mal entende uma função afim, como ele iria conseguir aprender cálculo; caso ele queira engenharia, por exemplo. Será que as cotas resolveram mesmo o problema, ou elas só maquiaram tudo?

eles perguntam
4 3
elas respondem
anônima
28/10/2018 00h20
Tenho vários colegas cotistas que vieram de um ensino médio bem fragilizado, sinceramente são as pessoas mais esforçadas que tem no curso, inclusive vários tiram notas somente acima de 8, então penso que o governo dá a oportunidade pra pessoa conseguir e cabe a pessoa aproveitar ou não a oportunidade
28/10/2018 00h22
E pq algm n se da bem em.matemática n poderia cursar um curso de exatas? Com certeza ele vai encontrar dificuldades meu bem mas as cotas garantem q ele vença essas dificuldades.
Eu fui cotista social..me graduei pela UFF..estudei em escola pública e sei bem como é diferente o ensino mas a cota me deu a oportunidade de provar q eu era capaz de ter um diploma.
Msmo q alguns desistam por alguns fatores as cotas dao a oportunidade de ocupar o lugar da elite de sonhar..de voar..de se o orgulho da familia por ser o primeiro a cursar uma Universidade.
28/10/2018 00h31
Polemicamente, mas sim. Essa situação de queda de desempenho afeta não-cotistas tb, tendo em vista que a educação básica abrange como um todo e leva estudante de varias classes as universidades. O problema aí está no currículo e investimento na educação básica mesmo.
anônima
28/10/2018 00h31
Para ter acesso à cota, precisa ser aprovado no vestibular ou no enem... não vai ganhar vaga caso tenha tido um desempenho insuficiente.
eles respondem
28/10/2018 00h28
Ao meu ver o problema da educação brasileira se sustenta em um pilar e está longe de ser algo relacionado a cotas.

O que acontece é que há muito investimento no curso superior e muito pouco no ensino básico, ou seja, como é que querem que os alunos cheguem na faculdade se no ensino médio a qualidade é ruim? Sendo que os que mais necessitam de uma qualidade boa no ensino médio público são os mais pobres em sua maioria negros e pardos? A educação brasileira está basicamente construindo uma casa pelo teto! Antes de querer tirar cotas devemos resolver esse problema! E se for para ter alguma cota, que seja por renda, pois há pobres de todas as cores.
28/10/2018 00h34
É um atalho barato, o governo não quer melhorar a qualidade de ensino e fica com essas soluções preguiçosas.
28/10/2018 00h28
Só sei que tu não pega ninguém.