elas respondem
A Matemática está ao nosso redor esperando para ser descoberta. O Teorema de Pitágoras é um bom exem-
plo disso: é a universalidade da Matemática que o torna real e diverso. Indo um pouco mais adiante, tudo é Matemática. O mundo físico possivelmente é uma manifestação da Matemática, estamos apenas agora descobrindo suas bases e aspectos intrínsecos, e a Matemática é a linguagem que traduz e tenta explicar esses fenômenos na Física e outras ciências.
Poderíamos dizer, portanto, que a Matemática não foi criada, porque sempre esteve presente, ainda que não entendida e decodificada/ codificada, ao mesmo tempo em que foi inventada, posto ser linguagem e ferramenta dependentes do homem e para uso do homem.
Mas a pergunta é excelente e não é de fácil resposta, a Filosofia da Matemática, Oriental ou Ocidental, não chegou a um consenso, embora tenhamos em vários momentos do pensamento e da Filosofia Matemática tendido a esta ou àquela compreensão.
Eu sou de humanas, então essa não é a minha praia. Como gosto de dar palpites, diria que a matemática aconteceu. De repente alguém percebeu que ela tava por aí.
Na verdade ela já existia, podemos dizer que o homem se apropria da matemática. Essa apropriação surgiu quando o homem sentiu necessidade de calcular o tempo. Tendo "controle" sobre esse tempo, ele pode inovar nas suas habilidades de caça e pesca, armazenagem e coleta, etc...
rsrs vou usar sua pergunta no meu TCC, pode
@danielesszimmer? Já vou conseguir montar um parágrafo legal.
Cara, boa pergunta. Acho que descoberta.
eles respondem
Não existe invenção no mundo.
Apenas modificações do que já existe.
Uma roda que nunca para de girar, mas que nunca teve um início parada. Kkkkk
Ela sempre existiu, o que criamos foi um método para medir e quantificar sua existência. Ela não é considerada apesar de tudo uma ciência natural. E sim, exata, tem premio Nobel pra Fisica por exemplo, mas não existe prêmio Nobel pra Matemática.
Ambas. A quintessência da matemática é a ambivalência. Descobrimos algumas verdades, e inventamos, formulamos meios para prová-las.
Peguemos o Último Teorema de Fermat, por exemplo: foi uma descoberta, mas a sua explicação
formal demorou mais de 300 anos para ser formulada sob a égide de um teorema (formulações lógicas embasadas a partir de axiomas ou mesmo outros teoremas), usando conceitos abstratos que viriam a ser descobertos ou inventados beeeem depois. Outro exemplo é que a área sob a curva f(x)=x é x²/2, mas que tem infinitas provas derivadas não só do cálculo diferencial e integral, mas também diretamente da álgebra, inclusive a tensorial.
A matemática é uma linguagem adaptada para codificar padrões encontrados na natureza, até onde se sabe. Uma interpretação.
Boa questão. A idéia da matemática como algo inerente à realidade, passível de ser simplesmente compreendida ou descoberta, parece mais popular no Ocidente pós Descartes. Mas se tu pensar no quanto a matemática e a filosofia estão ligadas, pode conceber algo diferente, da matemática ser uma criação humana na tentativa de perscrutar a verdade.
Na minha humilde opinião, a matemática foi descoberta. Seguindo a linha de raciocínio de que a matemática foi inventada pelo ser humano, sem o mesmo a matemática não existiria, mas como todos nós sabemos, o universo é regido por leis matemáticas. Na verdade, o que foi inventada foi a linguagem matemática, ou seja, os símbolos, números e operações que foram criados para facilitar a nossa compreensão e interpretação dos problemas que regem o nosso mundo. Para o universo, independente da existência ou não do ser humano, ela ainda funciona de acordo com as leis matemáticas.
Descoberta, ela sempre existiu, só precisava que alguém a entendesse.
Como disciplina, inventada. Suas leis existem para nós, para os animais e natureza.