A Matemática está ao nosso redor esperando para ser descoberta. O Teorema de Pitágoras é um bom exem-
plo disso: é a universalidade da Matemática que o torna real e diverso. Indo um pouco mais adiante, tudo é Matemática. O mundo físico possivelmente é uma manifestação da Matemática, estamos apenas agora descobrindo suas bases e aspectos intrínsecos, e a Matemática é a linguagem que traduz e tenta explicar esses fenômenos na Física e outras ciências.
Poderíamos dizer, portanto, que a Matemática não foi criada, porque sempre esteve presente, ainda que não entendida e decodificada/ codificada, ao mesmo tempo em que foi inventada, posto ser linguagem e ferramenta dependentes do homem e para uso do homem.
Mas a pergunta é excelente e não é de fácil resposta, a Filosofia da Matemática, Oriental ou Ocidental, não chegou a um consenso, embora tenhamos em vários momentos do pensamento e da Filosofia Matemática tendido a esta ou àquela compreensão.
06/11/2018 11h39
Eu sou de humanas, então essa não é a minha praia. Como gosto de dar palpites, diria que a matemática aconteceu. De repente alguém percebeu que ela tava por aí.
06/11/2018 13h18
Descoberta.
06/11/2018 15h15
Na verdade ela já existia, podemos dizer que o homem se apropria da matemática. Essa apropriação surgiu quando o homem sentiu necessidade de calcular o tempo. Tendo "controle" sobre esse tempo, ele pode inovar nas suas habilidades de caça e pesca, armazenagem e coleta, etc...
rsrs vou usar sua pergunta no meu TCC, pode @danielesszimmer? Já vou conseguir montar um parágrafo legal.
13/11/2018 21h49
Descoberta
anônima
13/11/2018 22h21
Cara, boa pergunta. Acho que descoberta.
eles respondem
06/11/2018 11h43
Não existe invenção no mundo.
Apenas modificações do que já existe.
Uma roda que nunca para de girar, mas que nunca teve um início parada. Kkkkk
anônimo
06/11/2018 12h03
Ela sempre existiu, o que criamos foi um método para medir e quantificar sua existência. Ela não é considerada apesar de tudo uma ciência natural. E sim, exata, tem premio Nobel pra Fisica por exemplo, mas não existe prêmio Nobel pra Matemática.
anônimo
06/11/2018 13h04
Ambas. A quintessência da matemática é a ambivalência. Descobrimos algumas verdades, e inventamos, formulamos meios para prová-las.

Peguemos o Último Teorema de Fermat, por exemplo: foi uma descoberta, mas a sua explicação
formal demorou mais de 300 anos para ser formulada sob a égide de um teorema (formulações lógicas embasadas a partir de axiomas ou mesmo outros teoremas), usando conceitos abstratos que viriam a ser descobertos ou inventados beeeem depois. Outro exemplo é que a área sob a curva f(x)=x é x²/2, mas que tem infinitas provas derivadas não só do cálculo diferencial e integral, mas também diretamente da álgebra, inclusive a tensorial.
anônimo
06/11/2018 11h38
A matemática é uma linguagem adaptada para codificar padrões encontrados na natureza, até onde se sabe. Uma interpretação.
06/11/2018 11h39
Boa questão. A idéia da matemática como algo inerente à realidade, passível de ser simplesmente compreendida ou descoberta, parece mais popular no Ocidente pós Descartes. Mas se tu pensar no quanto a matemática e a filosofia estão ligadas, pode conceber algo diferente, da matemática ser uma criação humana na tentativa de perscrutar a verdade.
06/11/2018 11h50
Na minha humilde opinião, a matemática foi descoberta. Seguindo a linha de raciocínio de que a matemática foi inventada pelo ser humano, sem o mesmo a matemática não existiria, mas como todos nós sabemos, o universo é regido por leis matemáticas. Na verdade, o que foi inventada foi a linguagem matemática, ou seja, os símbolos, números e operações que foram criados para facilitar a nossa compreensão e interpretação dos problemas que regem o nosso mundo. Para o universo, independente da existência ou não do ser humano, ela ainda funciona de acordo com as leis matemáticas.
anônimo
06/11/2018 11h55
Descoberta, ela sempre existiu, só precisava que alguém a entendesse.
06/11/2018 15h54
Como disciplina, inventada. Suas leis existem para nós, para os animais e natureza.