Tenha certeza de que não se trata de fetiche. Algumas pessoas justificam a traição de que a pessoa vai procurar fora o que não tem em casa, o que não procede. Como bem disseram @Sombria, @Morena que é falta de caráter mesmo.
Se a pessoa não tá satisfeita em uma relação, uma boa conversa resolve qualquer problema, e se for o caso cada um segue o trcho e já era. Traição é coisa de molque, qualquer pessoa que tem o mínimo de vergonha na cara respeita o parceiro(a), não trai.
Acredito que existem mais fiéis do que infiéis. É que notícia ruim da ibope. As relações estão um pouco fragilizadas ultimamente tb, pois ninguém depende de ninguém e caímos na rotina e tédio facilmente, e somos constantemente bombardeados a buscar o prazer a curto prazo do que relação. Isso deixa a traição mais fácil e mais justificável, ou seja, não é tudo aquilo mais.
Além da cultura masculina muito forte relacionada a isso, inclusive, eu não considero desvio de caráter uma pessoa pular a cerca, pode ser um erro, pode ser um momento, pode ser uma cagada, é das grandes, mas não significa que todos que traem são maus-caracteres.