Já ouvi opiniões diversas nos dois sentidos,
ainda fico em duvida

Fiz 25 anos esse sábado, estou no ultimo ano da faculdade e consegui um emprego formal na área

Nunca guardei dinheiro, mas percebi que isso pode me colocar em uma situação dificil no futuro

eles perguntam
7 3
elas respondem
anônima
12/11/2018 10h32
11/11/2018 23h23
Meu caro tbm vivo nesse dilema..eu ja junto um dinheirinho.
Meu sonho é ter uma casinha mas isso hj em dia é impossível se eu n financiar ( pq sou pobre)

Mas....vamos analisar juntos?

Financiar uma casa
- ao final o imovel sera seu
- vc vai pagar o dobro pq casa ou apto sao caros
- é uma divida eterna..anos
- vc pode morrer antes e ela de fato n será sua
- vc n pode se mudar caso o bairro se torne mto violento

Aluguel
- vc pode ser expulso
- nunca será seu
- vc pode mudar qdo quiser
- vai pagar o preço de um financiamento
- acho q n pode mexer na casa ( trocar a macaneta por ex)
anônima
11/11/2018 23h16
Depende do valor do imóvel.
Se financiar um imóvel de 120 mil, as parcelas serão no valor do aluguel. Compensa.
Se financiar um de 500 mil, as parcelas serão muito maior que o aluguel. Não compensa.
11/11/2018 23h18
Só saio da casa dos meus pais para a casa própria.
Financia sim, afinal você vai pagar o seu teto e não encher bolso de dono de casa de aluguel
anônima
11/11/2018 23h23
Estou exatamente na mesma situação que a sua.
No momento não tenho pressa pra comprar um apartamento, até pq pretendo me mudar de cidade algumas vezes.
Fiz umas contas, e se eu pagar 1000 de um aluguel, e juntar ao menos 500 reais no mês, em 20 anos poderei comprar uma casa à vista (através de aplicações a longo prazo). É claro que isso depende da situação que a pessoa se encontra, mas acho loucura financiar sem ter grana pra pelo menos uma boa entrada.
12/11/2018 10h26
Óbvio que financiar, no aluguel você paga uma coisa que nunca será sua.
12/11/2018 10h52
Financiar, ao final vc vai ter algo seu diferente do aluguel
eles respondem
12/11/2018 00h24
Depende né. Vc tem grana para dar entrada em um imóvel bom que vc acredita que não vai desvalorizar? Se sim, vai na fé.

Agora eu não pretendo comprar imóvel tão cedo, prefiro investir e ter uma renda e com a renda ter flexibilidade para morar sem ficar preso a um imóvel.
11/11/2018 23h15
Financia né, nao vai deixar de ser um aluguel, porem no final será sua.
12/11/2018 10h34
Isso já foi esmiuçado por mto analista.
A resposta é: depende

De um lado, questões pessoais: Seus objetivos futuros, previsão de local de domicílio a longo prazo, sua faixa de renda e prognóstico futuro de renda;

De outro, questões técnicas: quanto pagaria de aluguel, e quanto eu economizaria frente a um financiamento, e no que eu aplicaria este excedente. Quanto isso, em futuro de longo prazo, corresponderia frente a um hipotético financiamento iniciado hoje.

não é uma continha de soma muito simples