eles respondem
Ué. Conheço muito simpatizante da ideia riqueza que é pobre. Eu sou a favor da ideia de ninguém roubar ninguém, mas durmo de porta trancada. E daí?
O mundo em que vivemos não é o mundo em que gostaríamos. O cara pode seguir a ideologia que quiser, mas ainda vai precisar se adequar ao mercado e leis do país em que vive.
Nova essa hein. Acho que é lá dos anos 80.
É uma contradição, mas se você pensar.. é difícil viver sem ao criado pelo capitalismo.
Até mesmo um chinelo advêem do capitalismo
Mas Iphone e roupas caras não são nem mais nem menos capitalistas que o churrasquinho de gato que vc compra na esquina.Além do mais, vc pode ser ideologicamente socialista mas vive em um país (psedo)capitalista,então vc nao têm escolha se não jogar conforme as regras.
Estar no meio capitalista não é uma escolha. Vc poderia querer abraçar o capeta comunista, mas nasceu na porra do capitalismo. Acontece.
Agora, tem que avaliar o que é ser simpatizante a essas coisas. Tão complexas que as pessoas estão sempre com papos rasos...a complexidade que explica as coisas simples
O corporativismo/monopólio/oligopólio empresarial, seja ele público ou privado, só é possível com a intervenção estatal na forma de regulações que destruam a concorrência no setor produtivo, seja cobrando impostos pesados que apenas os grandes empresários conseguem pagar ou estipulando normas complexas que demandam muita assessoria jurídica e, assim, elevam o custo da produção e do ingresso no mercado.
A Apple surgiu em um setor relativamente desregulamentado à época, mas o iPhone é um produto relativamente moderno, que apareceu após a empresa já ter se consolidado através do lobby com o governo. Então, na prática, ele não é uma invenção do capitalismo. É um produto possível graças ao controle econômico do Estado, o que só existe se não houver livre iniciativa e livre concorrência e é típico do socialismo.
Eu diria que uma coisa não tem nada a ver com a outra e você precisa estudar.
Socialismo no cu dos outros é refresco.
Mais irônico que criticar o capitalismo enquanto é classe média alta em um país capitalista.
O Brasil não é um país capitalista e tampouco socialista, o Brasil é um país corporativista, onde os mais ricos pagam pouco, e os mais pobres pagam mais. O governo beneficia grandes industrias e bancos com incentivos e isenções fiscais, enquanto cobra 50% do consumo da população pobre e de classe média. O correto, na verdade, seria o governo cobrar pouco de todo mundo, e usar o mínimo de recursos possíveis, facilitando as pessoas a saírem da pobreza, em vez de trancá-las eternamente na vidinha delas. Mas, qualquer país sensato e correto, se quer cobrar mais, deve começar pelo alto, pelos banqueiros, grandes industrias e por ai vai, e não pelo povo pobre. Isso além de prejudicar o consumo das famílias, diminui o poder aquisitivo individual das pessoas, favorecendo a diferença social, e prejudicando o livre comércio.
Tem uns "capitalistas" por ai, que acham que isentar grandes industrias, bancos e empreiteiras irá ajudar o povo carente que vive de vender pão. Piada! Fato é, é que seja o capitalismo de conchavo, corporativista, quanto o socialismo são coisas horríveis que separam as pessoas por status.
Respondendo a sua pergunta, é sim hipocrisia. Mas eu acredito que muitas delas nem sabem o que significa a vida num país socialista.