Surge e segura sua cabeça empurrando-a para baixo na tentativa de lhe matar afogado, você entra em desespero não conseguindo mais respirar, sentindo somente água ao seu redor e a mão do maldito surfista em sua cabeça. Mas nos momentos finais acometido por uma força e desejo de sobrevivência você escapa das mãos de seu agressor, segura na prancha e com toda a sua força acerta um forte gancho de direita na face de seu oponente, ele desmaia e cai em meio ao oceano, você percebe um tubarão chegando sobe na prancha e foge, o surfista misterioso morre afogado ou comigo pelo tubarão.

Ele morreu por sua culpa? Isso seria um crime? Você mereceria ser preso por isso?

eles perguntam
4 4
elas respondem
22/11/2018 11h54
Ninguém precisaria saber que houve uma luta ou tentativa de assassinato, só dois homens ao mar e um foi vencido pela natureza.
22/11/2018 12h15
Legítima defesa e impossibilidade de conduta diversa, responderia o processo em liberdade
22/11/2018 11h57
Pergunta: se o agressor morre em consequência de ação em legítima defesa, vc seria culpado?
Se vc mata alguém em legítima defesa, ainda assim é homicídio. Em determinado momento processual, se oferecida denúncia, ou até na etapa de inquérito policial por excludente de legítima defesa, mesmo que vc seja considerado culpado, provada a legítima defesa, a pena é suspensa, não é aplicada, ou o inquérito arquivado, pois a vítima não lhe deixou alternativa de conduta, atentou contra sua vida e, salvo reação excessiva, vc precisou matá-la para sobreviver.
Nesse caso vc não produziu a circunstância que o vitimou, o tubarão surgiu e vc escapou com a prancha do sujeito. Teria vc privado o surfista de chance de salvação ao usar sozinho a prancha?
Aqui poderia ser outra circunstância: esqueça a agressão, pois não causou a morte do surfista, e pense que estando em posse de apenas uma prancha, ainda que vc e o surfista fossem muito amigos, a única coisa que vc deixou de fazer foi juntar-se a ele para tentar combater o tubarão usando o objeto como arma, vc o abandonou à própria sorte. Moralmente poderíamos dizer que vc tinha essa possibilidade e terá que esperar o Juízo Final para saber o que ficou inscrito no Livro da Vida sobre isso, juridicamente vc agiu humanamente, não existe juridicamente uma expectativa de heroísmo do cidadão comum, sua conduta foi dentro da razoabilidade: vc teve medo e fugiu.
anônima
22/11/2018 12h36
Não. Houve uso de legítima defesa para se defender de agressão injusta. Poderia até haver uma discussão sobre o uso moderado ou não de força, mas tb acho que seria descartado, pois tb houve estado de necessidade com a proximidade do tubarão em mar aberto (seria o mesmo que cortar a corda presa a mim com outra pessoa para que eu sobreviva de perigo iminente - e não provocado por mim).
eles respondem
22/11/2018 11h50
Não, sequer seria enquadrado como homicídio. E caso algum promotor lunático quisesse acusar disso, qualquer defensor público analfabeto conseguiria provar legítima defesa da vida.
22/11/2018 11h51
Se eu estivesse criando esse post na praia, já estaria bêbado...

No mais, não sei nadar, então não preciso de ninguém me ajudando a me afogar, e se eu soubesse e toda essa situação aí rolasse, eu comemoraria, nada de crime, nem falta foi e segue o jogo
22/11/2018 12h14
fiquei com preguiça de ler mais a culpa e do surfista .
anônimo
22/11/2018 12h27
Príncipe11, é você?