eles respondem
A OMS não considera. Tá mais encaixado na definição de transtorno. Então, curto e grosso: não é doença. Nem síndrome.
A grande ironia é leigo achar doença mesmo sem ser, do mesmo modo que defende que o indivíduo é uma coisa, apesar dele se identificar como outra. Se você pode decidir o que é e o que não é doença, nego pode decidir qual é o gênero. Ambos tem suas convicções.
Nenhuma escolha sexual é uma doença, se for assim qualquer fetiche fora da vertente de reprodução também seria.
Qual seria sua sugestão pra cura se fosse uma doença?
Condição psicológica, é a msm coisa de uma galinha q viu patos nadando tentar nadar.
Não há dúvidas de que é uma doença.
É como eu dizer para todos, de repente, que eu me sinto um rinoceronte ou uma samambaia ou o Batman. Qualquer um que gostar de mim irá me dizer:
- Eu compreendo que você se sente assim, mas você não é o Batman, cara. Vamos consultar um bom profissional? Eu te levo lá.
Pra mim não é doença e nunca foi, seja você mesmo.
se na medicina não chamam de doença, não é. É uma escolha que a pessoa toma ciente de qualquer risco ou consequência.
O CFM entende ser um transtorno psicológico, isso justifica o procedimento cirúrgico bem delicado e que modifica a vida de forma drástica da pessoa. Não sei se isso foi uma malandragem para poder fazer sem observar as leis civis, mas eu não vejo problema nenhum, desde que a pessoa seja feliz.
Agora, a pergunta é difícil, sequer as pessoas com aptidão técnica conseguem dar uma resposta firme a esse respeito... mas eu acredito ser um transtorno, porque a nossa sociedade "júdia" muito de quem assume esses papéis, é violência para todos os lados seja física ou psicológica, ninguém que pudesse escolher com a razão se submeteria a isso.
As sociedades do oriente médio tem a cura pra isso . Nunca ouvi falar em transsexual no Irã ou na Arábia Saudita, essas imundices só acontecem em sociedades em que a a liberdade individual é colocada acima da moral, da dignidade e da decência.
Receio a china comunista ou o islãmismo dominar o mundo no futuro, mas admito que vejo um lado bom, se isso acontecer não haverá espaço para certos tipos de deturpações nas sociedades.
Essa é a minha opnião.
Existem muitas lacunas a respeito. A complexidade da psiquê e outras variáveis singulares inerentes ao indivíduo e experiências.
elas respondem
A OMS não classifica a transexualidade
como doença, portanto, não é doença.
Não é doença, sem espaço para achismos aqui.
Não faço a mínima idéia do que seja.
claro que não!
meu deus qnt ignorância
Acredito que seja uma escolha/opção de querer ser. Não julgo e não acho que é uma verdadeira doença.
Claro que não. Retiraram isso como patologia