Não. Tá cheio de pedófilo, punheteiro, estuprador, gente pra diagnosticar distúrbio psicológico, fazer essas leseiras de baleia azul.
O mundo mudou, você aconselha "não fale com estranhos, cuidado quando for sair por aí, tranque a casa quando estiver só". Mas na internet vai deixar ela livre e solta? Hackearia tudo.
Poxa... Já vi caso de sequestrador/pedofilos e outros doentes que entram em contato com crianças e adolescentes em redes sociais pra fazer mal a elas...
Não quero invadir a privacidade dos meus filhos, mas como pai terei a obrigação de garantir a segurança deles, principalmente se for menina, então até certa idade acho valido o pai vigiar certas coisas dos filhos.
Eu acho que se eu tivesse com certeza iria vigiar, existem muitas pessoas mal intencionadas por aí. Sobre bloquear os pais nas redes sociais, eu não acho correto em alguns casos, dependendo das circunstâncias pode ser até justificável, mas nem sempre é necessário, as vezes uma conversa pode resolver.
Depende do muito do tipo de filho, se você percebe que ele pode ser inconsequente algumas vezes ou sempre, então deve sim ter acesso ao notebook, celular (inclusive as redes sociais), agora se o adolescente for daquele tipo que aceita de boa as orientações, entende o ponto de vista dos pais (conheço adolescentes assim, por incrível que pareça), aí é bom só dar mesmo aquela conferida na lista de amigos, se tiver algum rosto desconhecido perguntar quem é, perguntar quais são as redes sociais das quais ele faz parte (existem redes sociais que não são tão conhecidas assim).
Agora o que não é legal é ser aquele tipo de pai que quer proibir tudo, pq se o filho não fizer na frente dele, vai fazer escondido e isso vai ser pior ainda.