"Entre um homem e uma mulher não é possível haver amizade. É possível haver paixão, hostilidade, veneração, amor, mas amizade, não." A frase, proferida pelo escritor irlandês Oscar Wilde (1854 – 1900), parece datada, mas não podia estar mais em sintonia com as atuais discussões sobre as relações entre os sexos.

Uma pesquisa coordenada por April Bleske-Rechek, do departamento de Psicologia da Universidade de Wisconsin-Eau Claire, a pesquisa reuniu 88 pares de amigos, um homem e uma mulher, todos eles alunos de uma universidade americana e esse foi o resultado:
-- Homens são mais propensos a sentirem-se atraídos pelas amigas que o contrário. Os homens também não se importam se as amigas estão comprometidas ou não. Entre as mulheres, houve menos atração quando o amigo era comprometido. O estudo também revelou que a atual situação afetiva de suas amigas não é, na visão da maioria dos homens, um impedimento para uma relação amorosa. O desejo dos homens de iniciar uma relação afetiva com suas amigas não sofreu qualquer influência do fato de elas estarem ou não namorando. Já o interesse das mulheres caía se os rapazes estavam em um relacionamento sério.

eles perguntam
9 8
elas respondem
anônima
04/12/2018 06h21
Já disse uma vez e torno a dizer. É possível.
Talvez em algum momento da amizade, em qualquer um dos lados possa haver atração, mas ela passa. Se a amizade for verdadeira, ambos tiram de letra isso e continuam a amizade.
anônima
04/12/2018 03h58
Acredito que sim, mas são pouquíssimos casos que não existe atração dos dois lados. Tenho amigos que não tentam nada, me tratam muito bem e a conversa flui. Mas há aqueles que não deixam escapar uma chance de paquerar, apenas finjo que não percebi, nesse caso é muito chato. Muitas vezes vc se abre, fala de possíveis casos e o "amigo" fica falando mal de todos os homens que se aproximam e lançando indiretas.
anônima
04/12/2018 09h28
Acho possível,pode existir atração, mas não envolvimento!
anônima
04/12/2018 03h41
Para mim, essa é a triste verdade... Eu tenho "amigos" que converso, mas todos têm algo nesse sentido, às vezes parecem sentir algo e meio que deixam de lado pq sabem que é "só amizade"... Ou seja, se eu também quisesse, poderia dar em outra coisa facilmente, sempre... Esses "amigos" na verdade podem ter data de validade ou resultar em alguém se machucando, por isso é bom sempre tomar cuidado e ser sincero sobre suas intenções.
04/12/2018 20h59
Pode existir amizade sim
anônima
04/12/2018 21h04
Claro que é possível, eu tenho um amigo que conheço desde os 12 anos e nunca rolou sequer atração, creio que por ambos os lados.
anônima
04/12/2018 04h18
obs
04/12/2018 21h18
Lógico que é possível. Em alguns casos pode haver atração de um ou de ambos, mas também há quem não sinta nada
anônima
28/07/2020 20h39
Pode sim, tenho amigos homens de infância inclusive, amo eles e nunca rolou nada de mais. Na vdd a gente se ajuda em questão de relacionamento dando concelhos no ponto e vista feminino e masculino.
eles respondem
04/12/2018 20h56
Se o cara for muito bonitão ou a mulher for muito gostosa, eu DUVIDO que o tal "amigo ou amiga" não irá ter uma recaída. A não ser que esta pessoa tenha a moral nas alturas, seja aquela pessoa firme na igreja de verdade, e tenha Deus 24h no coração dela, dai pode até acontecer da outra pessoa não ceder a nenhuma tentação, caso contrário, eu aposto qualquer coisa que questão de tempo para um dos dois ceder.

Agora, se o tal amigo ou amiga for feia, ai sim a probabilidade de não acontecer nada é razoável por causa da falta de atração.

Cansei de ver homens e mulheres, inclusive casadas, de 4 pra outra pessoa só por ela ser "gostosa".
04/12/2018 05h20
A possível atração ou tensão sexual é inevitável e não precisa estar ausente pra haver amizade. Isso é coisa de gente imatura.
anônimo
04/12/2018 08h13
Difícil dizer. Não dá para mandar no coração, as coisas podem mudar de uma hora para outra.
04/12/2018 05h41
Eu acho difícil, mais não impossível.
04/12/2018 08h25
Texto demais pra uma inutilidade.
Tudo depende do olhar.
Aquele que só olha as pessoas como objeto nunca terá uma amizade. De fato.
anônimo
28/07/2020 21h08
Eu até acreditava antes de conhecer este site, a quantidade de mulher ou homem que transa com amiga é absurdo :^( a realidade tende a ser decepcionante
28/07/2020 21h19
Só é possível se o homem for peluquero e gay.
28/07/2020 21h57
É possível se ela não quiser mais que amizade.