Sou a favor, e explico o porquê. Embora algumas pessoas acreditem que, no Brasil, a prisão é (ou deveria ser) PUNITIVA, VINGATIVA, essa não é a realidade. O cumprimento da pena, aqui, tem o objetivo de READAPTAR e RESSOCIALIZAR aquele que cometeu o crime, para que ele possa, posteriormente, retomar a vida longe da criminalidade. Caso contrário, não haveria SENTIDO em adotarmos uma penalização de tempo determinado. Não é uma opinião minha, é o que determina o Direito Penal Brasileiro. Portanto, o indulto serve justamente para atender a esse princípio de recolocação e readequação do preso.
O intuito é o de ''proporcionar novas oportunidades aos que se mostram recuperados para o convívio social, como estímulo ao esforço de proceder com dignidade e ser útil ao próximo''. Retirei esse trecho (e todas as ideias que eu expus até aqui, na verdade), de um texto que li em 2014, escrito por um jurista brasileiro chamado Marcos Antonio Duarte Silva. Vou deixar linkado aqui:
https://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/artigo/3964/o-indulto-aos-presos-natal-seus-aspectos-ressocializadores
Que fique claro que eu não sou ''a favor de bandido'' e nem defendo quem cometeu crimes hediondos. Só acredito que alguns realmente mereçam uma segunda chance. Não podemos generalizar.
Então, para quem pensa que a respeito desse assunto não cabe debate, ou que é ''ÓBVIO que todo mundo é contra'', melhor pensar outra vez. :)