Com o aumento da superficialidade, banalização sexual, e facilidade de interação entre as pessoas a nível sexual, decaiu o comprometimento das pessoas em buscar e lutar por um relacionamento estável, tornando mais fácil a traição e a sacanagem.
De fato, desde que o mundo é o mundo, as pessoas, em conflito entre o prazer e o que é certo, a maioria pende ao prazer, o que vendo por essa ótica, dá uma leve ilusão de que a infidelidade não aumentou.
Entretanto, se você buscar pessoas que não são escravas dos próprios desejos, como índios em florestas, cristãs ou muçulmanas que são verdadeiramente, e pessoas intelectuais que não mantiveram contato com a luxuria, verá claramente que estas pessoas tendem a recuar de tais desejos, preferindo seguir a razão do que a emoção do momento. Pois, não criam em suas mentes, maiores desejos daqueles quais já estão estabelecido em um casamento.
A cultura e a racionalidade de modo geral, pode sim interferir na infidelidade. Basta ver a diferença entre paquerar uma mulher séria, de uma que gosta de farrear pelo mundo, isso também serve para os homens. Quão mais racional e cultura pura a pessoa tiver no o seu cotidiano, mais difícil será esta trair. Quão mais atitudes promíscuas e levianas a pessoa tiver no seu cotidiano, mais fácil esta trairá. Pode ter certeza!