Li há 3 meses uma biografia de Maria Bonita( de Adriana Negreiros)
que apenas confirmou o que eu já sabia: não apenas vilão, mas assas-
simo cruel, mau, violento, vingativo, ególatra, vaidoso patológico, etc.
Não vale à pena dizer que ele fosse machista, já que o cangaço ainda
tem esse aspecto encarnado no cotidiano, mas os relatos de estupros
e raptos de moças, torturas durante o sexo, estupro como vingança,
viraram-me o estômago.
"Vilão" é bonitinho demais para um homem pérfido como ele.
anônima
17/12/2018 15h51
Mais vilão que herói.
anônima
17/12/2018 15h55
Pelas histórias que minha avó me contava, estava mais para vilão. Segundo ela, ele invadia a casa das pessoas e agia conforme ele queria.
anônima
17/12/2018 23h55
Era um vilão, mas o povo tem fetiche em exaltar bandido e ficou mais conhecido como "herói" do que vilão.
eles respondem
anônimo
17/12/2018 14h02
Negócio é entender a importância das 60 cangaceiras que faziam parte da tropa.
17/12/2018 14h05
Porque um filho da puta assassino, ladrão, gangster de merda com um bando de assassinos e estupradores e saqueadores, todos sanguinárias e ignorantes até a espinha, seria um herói?

Aff, o Brasil é uma piada.
17/12/2018 22h20
Billy the kid foi/é considerado por muitos uma lenda do faroeste, dizendo que foi um dos maiores e mais perigosos da época. Porém, há alguns relatos de pessoas da época que The kid na verdade era apenas um ladrão de galinha. O Lampião é uma lenda do cangaço, mas se ele foi herói ou vilão é complicado. Teria que ver o depoimento de alguém bem próximo que desse a versão. Eu acho que ele era um vilão.
17/12/2018 23h53
Cara se analisar a história o cara era um ladrão fez várias coisas ruins para povo daquela época, vilão
anônimo
18/12/2018 00h18
Sou nordestino e já li bastante sobre o assunto Cangaço, acredito que ele, Lampião, era um criminoso de fato. Mas existem muitos pontos para além do ponto de vista criminal que devem ser considerados ao falar dos cangaceiros. É uma questão complexa.