E aprender a organizar as ideias.
Eu leio bastante, mas mesmo assim tenho dificuldade.
Eu comprei uma gramática e nela fala que que estudar gramática não leva, nunca levou, ninguém a desenvolver suas habilidades de leitura, escrita ou fala e nem sequer seu conhecimento prático do português padrão escrito.
Então, como posso desenvolver essas habilidades?

elas perguntam
6 3
eles respondem
19/12/2018 16h14
Tem que ler. E ler de novo. Pega textos densos e rele página por página até ter entendido todas as nuances do autor. Escolhe um tema que te apetece e merece a cara nos livros. Quem realmente lê e entende acaba melhorando a escrita eventualmente.
19/12/2018 18h48
Não existe jeito fácil, existe o jeito correto. E só há um. Leia muito, escreva muito. A prática leva à perfeição. Evite gírias, abreviações e escrever errado propositalmente. Português é uma língua difícil, então terá sempre que se manter voltando à gramática. Sempre dê uma revisada no básico. Classe de palavras, regência, transitividade.

Quanto à organizar as ideias, sempre siga a estrutura introdução-desenvolvimento-conclusão. Releia o que escreveu e se livre do desnecessário. Sempre haverá o que editar ou melhorar, a releitura te dará uma visão mais clara disso.

Em relação à fala, pratique ler em voz alta, pronuncie claramente cada sílaba, dê enfase à pronúncia das consoantes. Respeite as pausas e treine a conciliar o espaço entre as palavras ou a pontuação para respirar.
anônimo
19/12/2018 18h49
Lê análise de discurso.
anônimo
19/12/2018 19h16
Não é só ler, tem que escrever também, você pode escrever 2 redações de 30 linhas no papel por semana. O ideal é que tenha um professor de redação pra corrigir os seus textos. Existem cursos aí na internet.
Neo
19/12/2018 19h26
Prática. Pode ser redação, diário ou qualquer outro meio que você preferir. Estude a teoria, leia bastante também, e comece a se forçar a escrever certo.
anônimo
19/12/2018 16h07
Lendo uma gramática, acho que é por aí que se começa a aprender a escrever corretamente.
elas respondem
anônima
19/12/2018 16h11
Você pode fazer igual um usuário aqui do site. Pega uns temas de redação, e escreve sobre eles. Depois dá para alguém gabaritado ler e analisar quais os erros ortográficos de coesão e as incoerências.
anônima
19/12/2018 18h33
Lê livros , leia de tudo. Ajuda bastante ler em voz alta , para você mesma.
Pratique a escrita , papel e caneta mesmo.
19/12/2018 18h36
Ler é o caminho