Sou gay,nunca fui hostilizado ou agredido por causa da minha orientação sexual,porém já fui vÍtima de comentários preconceituosos de pessoas próximas em certas situações...
Pra vocês,há diferença entre esses dois termos ou é a mesma coisa?

eles perguntam
5 14
elas respondem
anônima
26/12/2018 13h29
Preconceito é uma coisa geral (homofobia, racismos, xenofoia...)
Homofobia é o preconceito ligado diretamente á gays
26/12/2018 13h40
Pra mim há diferença entre preconceito e discriminação.

Preconceito = pré-conceito = é uma ideia que eu faço sobre você, sem nem te conhecer;

Discriminação = é eu te tratar diferente por você ter alguma característica específica, por você ser você, etc.

O preconceito tá no campo subjetivo (na cabeça), e a discriminação tá no objetivo (nos atos).

A homofobia é uma forma de discriminação, pois a pessoa te trata diferente por você ser homossexual. Claro, o preconceito pode coexistir nesse cenário.
26/12/2018 13h22
É a msm coisa, a diferença é o grupo: homossexuais.
Você foi vítima de homofonia sim. Não é necessário que vc seja agredido fisicamente, apenas o ato verbal, como piadinhas degradantes, já é preconceito - homofobia, visto que elas visam a sua individualidade como sujeito e sexualidade.
anônima
26/12/2018 13h10
Preconceito esta dentro da homofobia, ambos são coisas doentias , horriveis e ridículas. Sinto muito pelos comentários preconceituosos que vc já ouviu , as pessoas que falaram coisas feias para você eram um bando de idiotas perdedores . Você é incrível.
anônima
15/08/2019 19h02
Exatamente por ser vítima de comentários maldosos, era pra ter mais empatia com o próximo, não?
eles respondem
26/12/2018 21h14
Até certo tempo atrás, o sentido era como a @CeciliaTerwilliger mencionou, hoje o utilização se tornou amplo de mais e seu significado ficou até vago.
Sinceramente, não sei mais.
26/12/2018 13h03
É a mesma coisa. Só que a palavra "homofobia" refere a esse preconceito em particular. Aliás, eu reluto em usar, acho ela horrorosa e mais, a ideologizacao da luta contra o preconceito contra gays é nojenta.

Sobre os gays. Piadas ainda são comuns. Fazer em público ou constrangendo alguém é questão de educação. Há muita relutância de aceitação entre as pessoas mais religiosas, mas o foco da briga das igrejas é a polícia ativista e não há relatos de muito atos de intolerância ou violência realmente te motivadas por religião

Existe preconceito em algumas pessoas. Bem mas do que racismo por exemplo (morram mimizentos). Mas só vejo isso diminuir a medida que as gerações vão ficando mais velhas. Minha cunhada é lésbica e leva a namorada em casa e saímos juntos e nunca enfrentamos nenhum problema com ninguém, por exemplo.
26/12/2018 13h26
Homofobia é só 1 dos tipos de preconceito/intolerância.

O que vc sofreu foi uma forma “leve” desse tipo, quando os fatos se atêm até o limite de piadinhas e comentários jocosos
26/12/2018 14h12
Preconceito vc pode ter em relação a várias coisas.

homofobia
substantivo feminino
rejeição ou aversão a homossexual e à homossexualidade
26/12/2018 13h02
Preconceito pra mim é a desfeita/desigualdade comparado a outra pessoa
Homofobia é o que os esquerdista criaram para atacar os conservadores
anônimo
26/12/2018 17h41
As pessoas que não tem um conhecimento nítido sobre o assunto, acabam muitas vezes confundindo os conceitos. São coisas bem diferentes, embora sempre existe co-relação entre elas.
anônimo
26/12/2018 15h30
Não é preconceito, é conceito.
Comportamento homossexual não é normal, é deturpação, procure um psiquiatra.
26/12/2018 17h39
Existe o preconceito mascarado, a pessoa homofobica não consegue esconder o preconceito dela.

O maior preconceito de todos são os contra os pobres, esse é o preconceito mais mascarado que existe.
26/12/2018 16h47
Preconceito é o que todos temos no nosso imaginário como algo genérico, um exemplo é quando você conhece uma pessoa parecida com sua tia, se você gostar da sua tia é provável que você seja mais simpático com a nova pessoa.

No seu caso, as pessoas próximas a você têm em seus imaginários que o homosexualismo é algo degradante ou pior. Mesmo sabendo que todos somos diferentes algumas pessoas julgam todos os homosexuais de maneira genérica, e não querem conhecer o indivíduo.

Já homofobia é o medo do semelhante, mas usada como, medo de homosexuais. Eu não entendo bem essa palavra.
26/12/2018 15h22
Acho que é homobifobia é uma derivação do termo preconceito só que especificamente para se tratar de pessoas de determinado grupo.
anônimo
26/12/2018 13h47
Pra mim a homofobia é uma forma específica de preconceito.
26/12/2018 13h45
Ótima pergunta.
A homofobia é o preconceito sofrido por homossexuais apenas por serem homossexuais.
Existe diferença, pois preconceito pode ser de cor, classe, gênero, opção sexual e por ai vai.
Quando uma pessoa explicita, através de atos, palavras e comportamento, seu preconceito ela discrimina ou agride.
Preconceito não é ilegal, não é crime.
A discriminação por cor sim. A discriminação por opção sexual, ou seja, a homofobia, ainda não é crime.
anônimo
26/12/2018 13h23
;-; N sei
26/12/2018 13h11
Normal, nem td mundo é tolerante hj em dia.