Poxa a cultura indígena é linda e super importante pra se contar a história do mundo, um dos livros mais lindos que conheci foi escrito por Davi Kopenawa - A queda do céu, nele fica claro o quanto não há esforço algum da sociedade para proteger e entende-los. O mundo perde cada vez que é destruído/remanejado/comprado uma aldeia.
Eles não estão sendo obrigados a adotar uma vida fora da nossa. Estão mantendo uma tradição que dês de que as Terras originais deles foram invadidas e toda essa "modernidade" foi imposta a eles.
Esse pensamento vai acabar apagando a cultura de um povo inteiro e parte da história do país que já é renegada.
acredito ser uma questão de empatia, respeito com outro ser humano e com nós mesmos. Eles devem decidir sobre isso. Com certeza, alguns querem acesso a facilidades modernas, mas outros não. O mais triste é que várias pessoas influentes, além de se perguntarem a mesma coisa que vc, infelizmente, agem em detrimento dos povos indígenas. E saiba: se o Estado age contra cultura e vida de indígenas, com certeza, não só indígenas estão sendo mortos / desrespeitados por esse Estado. Vc, morando no seu condomínio fechado, (e sendo ser humano, como todo indígena) mesmo nunca tendo pisado em qualquer tribo está sendo desrespeitado ou pode até ser morto.
Eu acho isso uma das distorções mais nojentas da civilização moderna. Manter os caras lá vivendo na idade da pedra quase como um zoológico humano. Ridículo. Os americanos fizeram reservas e os índios criaram casinos lá pro negócio se desenvolver. O Brasil é ridículo.
Há muitas ONGs ganhando dinheiro com isso. Acha que esse povo quer perder a mamata? A cultura é linda, mas ficar forçando que eles continuam a viver como bichos é maldade.
Na verdade eles tem mais "direitos" que você já que tem uma instituição especializada pra cuidar deles (Funai), a quantidade de dinheiro que o Estado manda pra essa instituição é absurda.
A cultura nativa é linda e deve ser sim preservada, porém não acho que devam ser colocados como exposição cultural. São vidas que, se desejarem, devem se unir ao nosso cotidiano. Não são animais, são seres humanos. Liberdade é a palavra.