eles respondem
Porque é uma questão de identificação. A pessoa se auto declara negra, branca, parda, etc.
Além da questão da identidade racial, mesmo biologicamente é muito difícil definir a raça de alguém no Brasil, pois temos muita mistura no sangue.
Se formos analisar erroneamente como etnia, apenas de ser brasileiro, pouco provável dela ser "negra". Até por que aqui no Brasil realmente rola uma miscigenação brutal. Somos 90% mistureba com prevalência de uma cor.
Se formos olhar a cor, usando a etimologia da palavra negro e preto, também não é. Seria mais um marrom com diferenças de nuances e tons.
Se formos olhar socialmente, por toda a história de preconceito que a palavra negro e preto carrega na cultura brasileira (infelizmente), pode ser um desconforto e/ou insegurança de auto-denominação ou denominação do outro. Assim como pode ser preconceito.
Possibilidades infinitas para esse pergunta.
Eu particularmente não me importo. Sou negro, sou moreno, sou marrom, sou descendente de vó italiana e de tetravô vô escravo, sou brasileiro, sou humano! :D
Quando eu estudei, tinha mais definições. Mameluco, pardo, Índio, etc.
Hoje em dia é literalmente "ver preto no branco"... Hoje, ou vc é preto, ou vc é branco. (tenho amigos morenos que se dizem pretos, e outros que se dizem branco)
Falar que é 'não querer assumir a raça', por que isso não vale para todas, eu tenho sangue espanhol, índio, africano, italiano. E ai? eu sou preto ou branco? o.õ
Por vergonha e medo.
Mal sabe ela que quem discrimina por ser negro, discrimina moreno, índio, nordestino, pobre....
Estes, só podem ser trouxas.
India é o feminino do Indio, nome dado aos povos encontrados aqui no Brasil pelos colonizadores, pensando que teriam chegado nas ìndias.
Morena
1.que ou quem tem a pele azeitonada ou amarronzada.
2.que ou aquele cuja cor de cabelo varia entre o castanho-escuro e o preto.
Quem não tem coragem de dizer oq é não é pessoa, na minha opinião é um rato.
Se elas tem cabelo preto então não está errado falar isso. Mas se estiverem se referindo a etnia ai é complicado... A sociedade se acostumou com essa palavra. Chamar negros de moreno ou "moreninho".
elas respondem
São novos tempos, a identidade mudou elas se aceitam.
Eu sou negra e digo que sou negra. E a maioria das negras que eu conheço se reconhecem como tal. Eu gosto de usar o cabelo pranchado, pois acho que combina melhor com o formato do meu rosto. Mas não tenho nenhum problema em me assumir como sou.
Acho que a pessoa negra que se diz morena ou índia deve ter sido criada em uma família racista, uma família que vê o ser negro como algo negativo. As pessoas dizem que a escravidão não deixou sequelas, mas ela faz com que muitos negros se sintam inferiores até hoje.
Não sei te responder isso pq eu me declaro "preta" e as pessoas as vezes me jugam dizendo que eu so parda, a minha mãe me ensino a gosta da minha cor e assumir minha cor desde pequena por que eu tenho uma vó extremamente racistas.
Não querem assumir a negritude,vejo dessa forma. Pq índio e negro são bem diferentes,a não ser que ela tenha traços marcantes de índio ,ai pode até considerar.
No meu caso mesmo, eu sou meio vietnamita, meio mexicana, meio índia, meio brasileira, meio... meio...
Pra mim se a pessoa tem todos os traços de negro e não se aceita é porque tem algum tipo de preconceito e se acha inferior se assumir assim.
Tenho uma amiga negra, que ao meu ver tem uma beleza comum, mas se autovaloriza tanto que fica linda. Ela assume a negritude, os cabelos crespos, os detalhes culturais de origem africana... Começou como costureira, virou estilista com base em roupas africanas, faz trabalhos como modelo e agora está se destacando nos blogues e sites importantes, como o G1. Acredito que ela ainda vai muito longe, assumindo suas raízes e incentivando outros a assumirem também.
Quando eu era novinha dizia que era morena, agora acho lindo dizer que sou negra.