Vamos lá, você se refere a IA como inteligência artificial? Só para saber mesmo, normalmente quando usamos uma sigla, ela deve vir escrita por extenso na primeira vez em que aparece no texto. Isso posto, eu poderia gastar mais que o dobro dos caracteres disponíveis para explicar o meu ponto de vista sobre isso, mas resumirei e quero deixar bem claro que essa é a MINHA opinião.
A academia é cobrada por publicações amigo, em revistas, preferencialmente, de alto impacto, por isso os pesquisadores, sobretudo, os que orientam nas grandes instituições de pesquisas, são meio bitolados com isso: publicações, publicações e mais publicações.
No que diz respeito a procurar leituras de textos técnicos, quer sejam livros ou artigos científicos, até faz sentido sobretudo enquanto se está cursando seu curso de pós-graduação, pq te fará afunilar um pouco mais acerca do tema em que defenderá sua dissertação/tese. Mas eu não gosto disso, pois ficamos muito bitolados em "um assunto" apenas, eu preciso ler sobre outras coisas que me dão prazer, primeiro pq isso me dá prazer, satisfação, agrega valores culturais e me faz desligar um pouco daquele mundinho restrito ao qual, achamos que sabemos demais, só por sermos uma pequeníssima parcela da população que chega a cursar um bom programa de pós-graduação stricto sensu.
Quanto à colocação do seu orientador, eu não vou nem opinar mais afundo, já falei brevemente sobre isso.
Do mais seja você e faça o que lhe faz feliz e realizado, a mim não bastaria saber muito sobre IA, seja lá o que isso for, e não ter bagagem sobre outros assuntos, esses sim, me fazem feliz: saber um pouquinho de tudo e poder conversar com quem quer que seja, sobre (quase) tudo.
Você concorda com ele?