O meio tira oportunidades e coloca muitas pessoas em situação de vulnerabilidade. Porem outras muitas, quando tem oportunidades de melhora, se acomodam e não tem vontade de sair do lugar.
E não digo apenas em relação a situação financeira, mas de caráter e espiritual.
Acredito que somos serem acomodados e vazios....
anônima
04/01/2019 18h29
Não.

Elas ficam espertas (algumas).

Outras são pessoas fracas com a personalidade e ideais fáceis de serem influenciados por meio externo.
Não vou dizer fraco, mas uma pessoa que muda por achar que assim seria melhor, uma pessoa volátil e inconstante, uma pessoa sem inteligência emocional, principalmente.

Acho interessante como a maioria vive querendo ter amigos, se encaixar nos meios sociais, ter namorado/pegante/ficante e o tararam...

Mas essas pessoas esquecem de uma coisa: Lutarem por si mesmas.

Muitos acabam desistindo e se tornando essas pessoas "más" querendo cobrir rejeições, decepções e desilusões com sua "maldade" fazendo oq sofreram ou pior com os outros, e ainda se dizendo as "bambans", mas no fundo são pessoas vazias que não conseguiram superar suas dificuldades, inseguranças e mágoas. Mas cada um faz a sua escolha, não é?
anônima
04/01/2019 18h21
Com certeza não, já nascemos corrompidos pelo pecado.
Eis que fui nascido em iniqüidade, E em pecado me concebeu minha mãe.
Salmos 51:5
04/01/2019 18h29
Eu acho o contrário, as pessoas são más por natureza
anônima
04/01/2019 18h54
Errado.
As pessoas são rudes , traiçoeiras , egoistas , querem sempre se opor e ter o melhor para si. E é por natureza essa competição/rivalidade.
Mas o meio no qual foi criada , seus genes , suas escolhas e modo de pensar a fazem ser boas. Mas é o livre arbítrio de cada um e sempre irá existir o certo e o errado.
Não há desculpas..
Descidir ser bom ou mal é só uma questão de escolha própria.
anônima
04/01/2019 23h47
eu acho que ninguém é 100% bom ou 100% mau. Todos temos potencial para fazer coisas ótimas, mas tbm coisas horríveis independentemente do meio que nascemos, crescemos, enfim vivemos.
eles respondem
04/01/2019 18h16
Uma das maiores merdas já pensadas por um ser humano e origem de todo o lixo que aconteceu no Ocidente nos últimos 200 anos. Culpa daquele imbecil ridículo do Rousseau.
04/01/2019 18h19
O mito do Bom Selvagem
Um amontado de excrescência
04/01/2019 18h20
Claro, bondade está em nosso código genético.
anônimo
04/01/2019 18h28
Certamente, nos desviamos do caminho do bem, diante das circunstâncias da sociedade.
04/01/2019 18h31
Eu penso no contrário...Nascemos egoístas. Basta ver as crianças. Os pais precisam ensinar a dividir os brinquedos, dividir atenção, precisam ensinar que não podem ter tudo, que o mundo não gira ao redor deles, etc.
Eu acho que já nascemos com essa tendência egoísta e somos "adestrados" para sermos bonzinhos...Nossos pais tentam nos proteger das maldades do mundo, mas aí quando chegamos na adolescência começa o festival de cagadas na vida.
04/01/2019 19h22
1. “O homem nasce como se fosse uma 'folha em branco'.”

— John Locke, Essay Concerning Human Understanding (1690).

2. “O homem é mau por natureza, a menos que precise ser bom.”

— Nicolau Maquiavel, O Príncipe (1513).

3. “O homem é bom por natureza, é a sociedade
que o corrompe.”

— Jean-Jacques Rousseau, Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens (1755).

4. “O homem é um macaco cego, robusto e irracional, que carrega um macaco aleijado que enxerga.”

— Arthur Schopenhauer, O Mundo Como Vontade e Representação (1819).

ABRACE UMA E SEJA FELIZ. OU NENHUMA
04/01/2019 21h00
O SENHOR sentiu o aroma agradável da adoração e declarou a si mesmo: “Jamais amaldiçoarei a terra por causa do homem, porquanto seu íntimo é completamente inclinado para o mal, desde o nascimento. E nunca mais destruirei todos os seres nos quais há o fôlego da vida, como fiz desta vez. Enquanto durar a terra, semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite, jamais cessarão".

Gênesis 8.