Diante dos casos aqui e de amigos que ultrapassam os 30 anos sem pegar ninguém e nenhuma mulher ser boa o suficiente. Certos casos, acompanhado de mamães superprotetoras e pais ausentes. Fui discutir com um amigo idoso sobre isto, visto que conheço muita gente nesta situação.
Ele disse que percebeu que o filho se isolava demais no quarto vendo TV, rejeitava uma menina linda e legal etc. Levaram ao médico pq havia casos psiquiátricos maternos. Foi diagnosticado baixa taxa de lítio de origem hereditária e síndrome do pânico. Consultei a internet e encontrei artigos científicos desde 2003 sobre o tema e sais de lítio compõem medicamentos psiquiátricos. Assim, o problema não necessariamente é psicológico, pode ser apenas genético. Depois do tratamento, ele passou a ser mais disponível para vida a dois e casou recentemente. Continua se tratando.

elas perguntam
8 3
eles respondem
05/01/2019 05h06
Sim, psiquiatria existe e não é uma piada ou uma coisa de autoajuda. Faz muito tempo que descobriram isso do lítio (e a descoberta foi bem interessante, aliás, a história dela e tal). Como quase tudo na medicina o fator genético é essencial e decisivo.

O fato fatoso, porém, é que pra ajudar um pobre desgraçado a combinação de três abordagens é o melhor caminho: medicamente atacando o sintoma mais visível do transtorno, psicoterapia para trabalhar as reações mentais às novas realidades, e terapia cognitivo comportamental (e dependendo do caso, em grupo) pra uma abordagem prática.
05/01/2019 15h36
Nunca ouvi falar desse negócio de baixa taxa de lítio, mas é interessante saber sobre isso.
05/01/2019 16h33
Muito interessante isso. Vou ler mais a respeito qlqr dia desses.
05/01/2019 16h43
Estou sabendo agora disso aí...
05/01/2019 17h02
O lítio é meio controverso. Em distúrbios monopolares, ele é menos eficaz do que antidepressivos. No entanto, para distúrbios bipolares, se mostra eficaz, ainda que com eficácia relativa aos antidepressivos desconhecida. Além disso, ele atua sobre distúrbios de humor, e não sobre distúrbios de personalidade.

https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD003013/full

No Cochrane, o padrão-ouro de busca em revistas sobre medicina, tem mais falando do mesmo. Caso não consiga acessar algum artigo, é só pegar o DOI e jogar no sci-hub.tw
anônimo
24/02/2019 14h57
"rejeitava uma menina linda e legal etc.". Duvido muito que isso seja verdade. Provavelmente a mulher era feia ou comum e grude.
anônimo
13/08/2019 18h51
Nunca ouvir falar
13/08/2019 20h34
Já. Meu professor de química falou que o filho do amigo dele tinha... Ai precisava tomar remedio.. um dia ele não tomou e acabou se suicidando.
elas respondem
anônima
05/01/2019 05h03
Vou pesquisar sobre isso.
anônima
24/02/2019 15h11
Preciso desse tratamento
anônima
13/08/2019 19h05
Comecei a tomar recentemente.