O Nirvana é um estado de concentração onde a pessoa abstrai de desejos, é a ausência do desejo. Acham que existe essa possibilidade, uma pessoa comum consegue viver sem ter desejos?
Achei que era a banda kkkkkkkkkk indo a sua pergunta
Depende dos desejos, a verdade é que ninguém creio eu consegue viver sem o desejo de ser feliz, uma busca pela felicidade através das coisas materiais e outras sentimentais.
Desejos passageiros e que marcam pouco esse sim pode desapegar.
entendi sua pergunta??
Nesse mundo onde 99,8% das pessoas só pensam cada vez mais em possuir e possuir mais,acho impossível encontrar alguém abnegado,disposto a se desapegar de tudo e ser feliz assim,ser pleno e isso é raro demais de se ver até em mosteiros. Eu ficaria contente em conhecer alguém assim.
Assim , eu acredito que o nirvana é um estado de revelação, onde vamos quando todas as nossas dúvidas foram respondidas , onde nos desprendemos das coisas mundanas e passageiras e só cultivamos as coisas que nos fazem crescer , e quando penso em nirvana penso não na ausência de desejo como um todo , mas sim na ausência desses desejos pequenos e sem futuro que temos , mas desejos como ajudar , criar coisas, mudar pra melhor obviamente devem existir nesse estado , então sim , eu acredito que qualquer um pode chegar no nirvana , embora seja difícil.
Acho plenamente possível, @thecounselor. Apesar de achar que seja um objetivo extremamente difícil de alcançar.
E todos nascemos somos comuns. O que nos torna extraordinários são os nossos esforços. Talvez um pouco de sorte e outros ingredientes facilitem isso.
no momento q uma pessoa comum deixa de ter desejos ela ñ é mais comum, pq a pessoa que é comum a n´s, e q vemos todo dia sempre deseja, então ñ, agora se a pergunta fosse se quaquer pessoa pudesse alcançar o nirvana, entao a resposta seria outra. e tera mais de uma tradição no budismo q possuirá uma visão própria sobre o nirvana
Eu acreditava que de alguma maneira os budistas conseguiam, até que o Dalai Lama veio para São Paulo e ficou no Sheraton WTC, onde nem mesmo o George Bush se hospedou (foi num hotel mais barato).
Flerto um pouco com o budismo, pela questão do desapego e de não ter medo da perda, mas acredito que o desejo e a ambição são bons porque te fazem agir para ser e conquistar algo melhor.