Devemos ou não monitorar nossos palavras? Se deixamos tudo correr livremente somos naturais mas acabamos dizendo coisas, que podem ofender as pessoas sem a gnt perceber. Se monitoramos cada palavra que falamos nos tornamos roboticos e manipulaveis. Como encontrar o equilíbrio?
Tive uma discussão sobre sobrepeso a pessoa entendeu como preconceito, sendo que eu queria dizer como apenas preferencia pessoal.

eles perguntam
5 4
elas respondem
anônima
16/01/2019 10h19
Claro que sim. O discurso do antipoliticamente correto é uma desculpa de algumas pessoas para que possam continuar perpetuando preconceitos sem que se sintam envergonhadas por isso. São, em sua maioria, conservadores, que se incomodam (e até se sentem acuados) pelas mudanças sociais. Acham que as minorias estão tentando forçar tais mudanças goela abaixo do restante. "Como assim não pode mais fazer piada de gordo? Sempre pôde. Por que agora vocês querem subverter a ordem natural de todas as coisas? Quanto mimimi", é como um conservador pensa.
Acontece que não dá mais pra ser assim. Se um gordo se sentiu ofendido com o seu comentário, não é correto reduzir o sofrimento dele à "mimimi". É muita insensibilidade e falta de empatia. O mesmo se aplica às mulheres, aos negros, indígenas e LGBTs. Se você foi acusado de gordofobia, machismo, racismo, ou homofobia, talvez seja o momento de parar e refletir sobre a acusação, e não o momento de ficar na defensiva.
anônima
16/01/2019 08h43
É só cuidar com as palavras que ofendam os outros. E as vezes sinceridade pode ser confundida com grossura, então monitore o que vai falar da própria pessoa. Tem pessoas que ofendem e agridem moralmente os outros com a maior facilidade e depois ainda ficam brabos que a outra pessoa se defende, querem que os agredidos escutem as maiores barbaridades e ainda fiquem quietos!!

Então devemos monitorar nossas palavras sim, totalmente, antes de sairmos ofendendo os outros de forma gratuita.
16/01/2019 08h54
Evite falar sobre sobrepeso ao lado de um gordo, eu acho isso uma falta de simancol. Vejo algumas amigas magras dizendo que estão com banha, na minha frente, sendo que sou gorda. Agora não me incomodo mais com isto, mas antes incomodava. Acho isso uma falta de sensibilidade.
Teve uma vez que saí com um cara que ficou se exibindo sobre o quanto malhava e preservava a saúde, que não queria ser um velho gordo e blábláblá... Eu fiquei "puta" e dei uma bronca nele prq estava sendo inconveniente! Depois ele pediu desculpas, disse q não queria ofender e queria muito continuar saindo comigo, estava muito afim de mim, mas eu nunca mais quis sair com ele.
Pense o seguinte, vc iria ficar reclamando de dor na perna ao lado de quem tem uma perna só? Vc iria ficar falando do quanto seu óculos está velho ao lado de um cego? Falaria sobre o quanto sua vida ta uma bosta ao lado de quem está internado no CTI? Ficaria falando sobre suas dívidas ao lado de um mendigo?
anônima
16/01/2019 08h38
Você tem que aprender a se expressar melhor
16/01/2019 09h31
"Monitorar" é um termo muito forte, mas se quisermos ser
compreendidos, devemos ter algum cuidado na elaboração dela.
eles respondem
16/01/2019 09h03
Lógico que sim.
Existem certas coisas você fala no calor do momento e são coisas que você nem realmente acredita, mas acaba falando por ódio e irritação; ou você pode acabar magoando uma pessoa porque você falou algo e ela entendeu outra, por exemplo.

Essa frase "Só sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você escuta" não é universal. Existem sim momentos em que você tem que prestar muita atenção no que fala, ou pode perder pessoas por isso.
Saber falar é essencial pra viver em sociedade.
anônimo
16/01/2019 09h28
O segredo para tudo é bom senso. Pessoalmente detesto o politicamente correto, mas me comporto de maneira conveniente sempre. E isso não é ser politicamente correto, então? Depende. Tudo depende. Para mim é natural agir assim, fui educado a ser educado com as pessoas. O limite do que é ter educação, você quem determina. Eu conto piada de "preto" para um amigo negro, chamo ele de negão e não tem problema nenhum. Ele me conhece, sabe o que é minha amizade por ele e o que é piada, ele tem bom senso. Da mesma forma que eu tenho, para saber que não é a todo momento, local e pessoas que posso fazer isso. Posso ser muito mais racista usando uma palavra politicamente correta. Depende da forma que é usada. Aprenda uma coisa, amigo, quando alguém tem intenção de interpretar de forma errada, não importa o que diga, ela vai achar motivo pra se ofender. Da mesma forma, quando tem boa intenção, entenderá até mesmo uma palavra mal colocada. O difícil é achar pessoas assim hoje em dia. O padrão é a segmentação da sociedade em grupos. A partir do momento que você se identifique com um, está proibido de concordar com uma vírgula de outro.
16/01/2019 08h37
O sonho do totalitarismo sempre foi controlar as mentes das pessoas. Freud mostrou que nós pensamos com a mesma estrutura básica que nos comunicamos. Daí o poder enorme de manipulação das formas de pensar através do controle da linguagem. Eu não me permito ser politicamente correto, apenas educado quando é o esperado. E recomendo que ninguém se permita.

anônimo
16/01/2019 09h35
Faça o que quiser. O mundo é cheio de cagao.