Aquelas músicas tipo as músicas do Frederic Delarue, Michel Pépé fazem muito bem sim, é bom para ansiedade, depois coloca no YouTube e escuta você vai se sentir muito bem.
Não só a música clássica.
Tudo depende do momento.
Uma música lenta na hora que vc está almoçando, faz vc ter uma digestão melhor.
A questão é que o ritmo influência seu corpo... vibração "dissonia", vibração harmoniosa.
Qualquer coisa é melhor do que as musicas modernas. Sinceramente, as musicas atuais brasileiras estão todas lixosas, nenhuma se salva quase. É uma poluição sonora disseminada e não causa nenhum efeito positivo na mente das pessoas que as escutam.
Sim, pra você ver como o nível de qualidade musical involuiu, foi do céu ao inferno. Antes tínhamos Vivaldi, Bach, Mozart, Beethoven, Tchaikovsky, Rachmaninoff etc, hoje temos K-POP e Funk. Na verdade hoje ainda até tem boas músicas, mas o povo em geral prefere o lixo.
Mal é que não faz. Já vi estudos em crianças, pássaros e até em plantas sobre os benefícios do ato. Basicamente, quanto mais rica a peça, maior o esforço do nosso cérebro para compreendê-la. Houve um estudo acho que de uma universidade da Finlândia, com umas 50 pessoas, verificaram isso a nível molecular, coletaram antes e depois de ouvirem Mozart. Notou-se maior atividade dos genes resposáveis pela produção de dopamina, na neurotransmissão sináptica, na aprendizagem e na memória.
Também é de se notar a menor atividade de genes responsáveis pela degeneração cerebral e possivelmente reduzir risco de de doenças neurodegenerativas, tipo Parkinson.
Pesquisas mostram que alunos mais brilhantes e com atividade cerebral intensa costumam ouvir heavy metal, de acordo com uma pesquisa feita com mais de mil alunos na Universidade de Warwick, no Reino Unido