Outra catástrofe. Percebe-se que a lição não foi aprendida com a tragédia de Mariana. Não pagaram a multa pela última barragem é já se rompeu outra. Em minha cidade está uma das maiores barragens de rejeitos da Vale em Minas, e há obras já que ela está sendo elevada mais uma vez, depois de estudos serem divulgados. Atualmente a capacidade é de 220 milhões de metros cúbicos de rejeito de minério. A maioria da população foi contra, mas como sempre, os interesses econômicos prevalecem. E agora, com mais um rompimento me pergunto, como dormir em paz sabendo que o volume de rejeito que encontra-se depositado em 1 das 4 barragens que existem em minha cidade, entupiria 500 cidades igual a minha?
Não aprendemos nada com Mariana!!!!
Estudos já demonstraram que as barragens de rejeitos de minérios no Brasil não seguem protocolos internacionais de segurança. Em outros países as barragens foram PROIBIDAS!!!
Foi provado que vivemos em alerta vermelho para risco de rompimentos de várias, várias barragens. Só em MG são mais de 400 em funcionamento e seguindo esse padrão.
Se não nos revoltarmos e exigimos punição e mudanças, nada vai mudar.
No Brasil a exploração de minérios e água são excelentes negócios.
Por que??!!
Pense!!!!!

#RompimentoBarragemBrumadinho
#NaoFoiAcidente

elas perguntam
7 9
eles respondem
25/01/2019 18h15
Seguimos consumindo.
Vamos trocar aparelhos, comprar diversos carros, Vamos consumir até não sobrar mais nenhuma mina, nenhuma montanha.
Vamos continuar nos matando de trabalhar pra consumir cada vez mais.
As empresas precisam devastar o Brasil inteiro pra transformar em consumo pra nós.
CONSUMIR, CONSUMIR, CONSUMIR.
Mais uma vez Minas passa por um desastre, os juízes são comprados, fodem com população, rios, natureza... e no fim, as mineradoras continuam entrando nas cidades e oferecendo alguns empregos pra entrarem e foderem com tudo.
Quem anda por MG vai vendo as montanhas desaparecem, cada vez mais se transformando em queijo suíço.
Vereadores, Deputados... bando de desgraçados... governo cagando e andando... fazendo com que leis fiquem mais fáceis pra foder com a natureza.
Tudo lindo.
anônimo
29/01/2019 16h07
A Vale contratou empresas internacionais para fazer auditorias em suas barragens e essa de Brumadinho, em específico, possui laudo de setembro de 2018 emitido por um empresa alemã, que atesta sua segurança e confiabilidade. Além disso, a mesma estava desativada desde 2015, não recebendo mais rejeitos desde então, e já havia sido iniciado o processo de desativação completa desse sistema.
Não tem como alegar que a empresa tem culpa, POR ENQUANTO, ela fez a parte dela, gastou dinheiro em auditorias e fiscalização. Além disso, nenhuma empresa no mundo quer passar por um momento desses, ser alvo de todos os noticiários no mundo por conta de um desastre, isso destrói a imagem da companhia, prejudica seu valor de mercado, e até possíveis negociações no futuro, o que por consequência pode afetar o país de forma muito grave, demissões, diminuição dos recursos oriundos da venda de minério e etc.
Não quero bancar o advogado do diabo aqui, mas até que se investigue o que de fato ocorreu, os motivos por trás do rompimento dessa barragem, é muito leviano, no calor do momento, atirar a metralhadora de culpa para todos os lados.
25/01/2019 18h27
É o que sempre digo, capitalismo não é inimigo do comunismo capitalismo é inimigo do planeta terra.
25/01/2019 17h46
O problema é que o estado tem um enorme conflito de interesses em julgar a Vale!

Caso puna a Vale no nível que deveria o estado irá perder enormes somas em impostos. O estado é acionista na Vale via fundos de aposentadoria!

Isso pode ser um pesado incentivo para passar pano para a Vale! Enfim, espero que fique tudo bem com as vítimas.
25/01/2019 17h32
Enquanto não houver sanções financeiras sérias à Vale, e regulamentação mais rígida, padrão Euro, vai ser esse escárnio, mesmo.
Puta falta de sacanagem
25/01/2019 18h21
Não me importo, fodam-se.
anônimo
31/03/2019 17h10
O importante é dar dinheiro, minguem mais se lembra.
elas respondem
25/01/2019 17h38
Eu só fico pensando nas vítimas. Isso inclui os animais... Sabe, é uma dívida com as pessoas que viviam ali incalculável e que duvido muito que terá justiça, mas a dívida com a natureza é impagável. Eu me sinto um lixo e parcialmente responsável pelas merdas que acontecem.
anônima
25/01/2019 17h40
O novo governo acha que órgãos fiscalizadores do meio ambiente são fábricas de multa... o Brasil não vai mudar, segue a mesma bosta.
anônima
25/01/2019 17h21
O louco que tá pegando aí..Vale, Samarco FDP
anônima
25/01/2019 18h19
Poxa um monte de coisas... igual o demoronamento da pedreira em Petrópolis em 5seg pessoas perderam suas casas e pertences
25/01/2019 18h23
Tô preocupada com os 200 desaparecidos e com os animais.
anônima
25/01/2019 17h49
O problema é que no Brasil quase sempre a aplicação da lei é bastante branda, e o ressarcimento dos danos causados por crimes ambientais fica bem aquém de suas reais dimensões. Das multas aplicadas às pessoas jurídicas, apenas 3,4% são efetivamente pagas.
Além disso, infelizmente a Dilma Rousseff assinou um decreto em 2015 que considera rompimento de barragem, catástrofe natural.

As pessoas estão morrendo em brumadinho porque uma empresa não cumpre o que deve em relação às normas de segurança. Desculpe mas se essas empresas trabalharam todos esses anos sem fiscalização foi falha do governo que esteve esses anos todos no poder.

O mais importante agora é dar abrigo, comida e roupa para as vítimas de forma emergencial, depois estrutura para que possam se reerguer. E a empresa ser condenada a corrigir todos os danos ambientais. Devendo sofrer uma dura fiscalização sob pena de multa diária.
anônima
28/01/2019 18h00
A força nacional de Israel está fazendo um bom trabalho.. estão achando todos os corpos.. tanto que subiu o número de pedidos..estava parado...
Foram acionados pra esse trabalho...
Bolsonaro fez um bom trabalho..
anônima
28/01/2019 17h56
Não se fala em outra coisa
anônima
29/01/2019 19h16
realmente, é lamentável. a maioria das pessoas não podem sair da cidade. É, aparentemente, até um ato de egoísmo e insensibilidade, mas vejo como a única forma de tentar evitar sofrer com mais um crime ambiental anunciado. Tds sabem que empresa visa lucro e crimes ambientais assim ocorrem, pois sabem que o brasil é um país que se faz o que quer (tendo grana, influencia e estando ao lado de quem manda). Com um governo estadual e federal desse aí... talvez, por pressão internacional façam alguma leve maquiagem na questão de mineração, mas achar que irão melhorar o quadro: não. Meio ambiente e pessoas não são prioridades nas agendas de bolsonaro e zema (quem votou consciente sabe), claro além dos chefes do executivo há mtos legisladores que são eleitos para defender o interesses dessas empresas/setores.