Morro de medo, penso q minhas finanças não será o suficiente. P sobreviver, ela é sim. É o suficiente p eu alugar um canto e me manter. Só não vai dar p sair sempre, viajar, comprar alguma coisa sempre q quiser, essas coisas. Aí, penso em voltar atrás e não sair da casa da minha mãe. Mas, volto a realidade e vejo q aqui não tenho meu próprio espaço, não tenho privacidade, não tenho autonomia p nada. A casa é da minha mãe e tudo é do jeito dela. Quero muito o meu canto, mas p isso teria q abrir mão de muita coisa. Vcs tb passaram por isso? Ou passam? Quais foram as decisões de vcs?

elas perguntam
6 10
eles respondem
02/02/2019 16h46
Vai em frente. O desconhecido da um medinho, mas o caminho é esse. Vc consegue. Por um lado vc perde a papinha na boca, a cama arrumada, as contas pagas,...mas morar sozinho é uma experiência muito boa e vc vai viver muitas coisa bacanas também.
02/02/2019 21h18
Não tive medo, mas sabia oq viria pela frente. E Veio. Muito trabalho, e tive sim que abrir mão de algumas regalias e abster de comprar algumas coisas sim. Vale muito a pena. A liberdade não tem preço, vale o sacrifício que for. Mas que é difícil, sim, é, afinal você tem que lavar, passar, cozinhar, limpar a casa, fazer comida (comer fora todos os dias e todas refeições sai Bem caro..), vigiar a casa, manter arrumada, tudo isso. Fora despesas: Aluguel, água, luz, gás de cozinha, internet, conta de telefone, compras de supermercado (comida, material de higiene e limpeza) e etc... Mas no final, você verá que vale a pena o esforço.
anônimo
02/02/2019 22h13
@Yuna a questão das finanças é complicado, por que se vc não tem costume de juntar dinheiro e se planejar vai ser bem dificil! Eu desde cedo me planejei financeiramente, por isso sempre tive uma reserva! Vc tem que mudar hábitos se quiser morar só... Não é um bicho de sete cabeças, mas vc tem que se preparar!
02/02/2019 16h45
Yuna, pq não divide uma casa/apê com uma ou duas amigas/colegas?
Financeiramente vai te ajudar bastante, terá companhia pra horas solitárias, pra sair e curtir, e nenhuma vai ficar no seu pé como sua mae.

Pensa aí
02/02/2019 22h01
Sai de casa com 21 anos por brigas e problemas de convivência com meus pais iguais aos seus. Melhor coisa que fiz na vida, mas no começo era muito difícil, contar as moedinhas pra ir no mercado, dormir sozinho sem nenhum barulho em casa, mas foi bom que aprendi a cozinhar e fazer as coisas da casa e posso levar quem eu quero aqui a hora que quiser sem dar satisfação. Hoje não troco minha liberdade por nada no mundo. Faça um colchão de segurança, tipo uma grana pra vc se manter por alguns meses, se perder o emprego não vai precisar voltar choramingando pra casa da mãe.
12/02/2019 18h35
Melhor coisa do mundo é poder morar sozinho, a liberdade é muito melhor do que ter mais dinheiro pra sair.
elas respondem
anônima
02/02/2019 16h38
Eu comprei um ap.Mas com muita sorte é perto da casa da minha mãe!
Não foi uma decisão que tomei, eu comprei pq surgiu a oportunidade, depois a vida mudou e eu fiquei com ele...

Mas sim, tem q se abrir mão de algumas coisas, mas de verdade compensa, saber que vc trabalha e se sustenta, deixar de comprar um sapato para pagar o condomínio não é o fim do mundo, a gente se acostuma!

Talvez vc possa sair menos, isso aconteceu comigo.

Como tudo na vida, se perde de um lado e se ganha de outro!
02/02/2019 22h27
Eu me divorciei e no início, por um ano e meio, comi o pão que o diabo amassou... mas surgiu uma boa oportunidade de trabalho e ajustei bem as contas... mas preferi mesmo passar trabalho por um tempo do que ter que voltar a morar com meus pai ou ficar mais tempo num relacionamento tóxico.
anônima
02/02/2019 16h42
Me dava muito bem com minha mãe, ela sempre respeitou meu espaço, só fui morar só quando ela faleceu, mas desde garota recebi boa educação financeira, então por esse lado não foi um grande problema, a parte da liberdade de ter seu espaço e suas regras é sensacional, mas, às vezes, não ter alguém de confiança para conversar é bem ruim...
02/02/2019 21h24
Minha saída de casa foi gradativa, por isso acho que não tive tantas
inseguranças ou tive inseguranças diferentes. Saí para estudar longe
de casa, no exterior, portanto tive muito medo de tudo, o que me levou
a considerar todos os medos inválidos. Depois tive esses parecidos com
os teus, mas a alternativa era pior do que apertar o cinto e arriscar, então
fiz as contas, estabeleci limites rígidos e fui.
02/02/2019 22h08
Quando eu morava com meus pais eu queria muito morar sozinha, ainda bem que eu não fiz isso, eu ia odiar, não gosto de ficar sozinha, chegar em casa e não ter ninguém, dormir sozinha, eu me sentiria mal.
02/02/2019 22h10
Olha quando eu morei sozinha foi pq fui expulsa de casa. Não queria, porém teve uns momentos bons. Mais nada melhor do que vc poder comprar o que tem vontade. Faça uma lista de tudo que vc quer comprar ou quer fazer. Depois de tudo comprado, mude de casa. Pior coisa que tem é sentir vontade de comprar algo e não poder.
anônima
02/02/2019 22h25
Idem. Com a exceção de autonomia, que tenho. Só o espaço que é muito pequeno para mim.
Penso em financiar uma casa. Só que teria que abrir mão de certas regalias.
12/02/2019 17h02
Nunca. Prefiro morar sozinha.
12/02/2019 17h52
A 1a vez que morei só, meus pais me ajudavam. Consegui emprego em outra cidade e o salário era tão baixinho.
anônima
12/02/2019 18h25
Meus pais decidiram por mim kjkk