Se fizer extracurricular, acho mta coisa.
A não ser que estude integral em uma escola bilíngue (inglês-português), e faça aulas externas de japonês c baixa carga horária.
Japa, priorize o inglês, a não ser que vislumbre um futuro muito ligado ao Japão pra ele.
Eu aprendi 3, acho muito possível e recomendável, mas como a educação do Brasil é escassa e a grande maioria não sabe nem duas, eles não vão recomendar isso, com 14 anos já era avançado nas 3 linguás e comecei a estudar mais uma..
você é a mae.o que voce acha?.eu estudei japones e ingles tinha 11 anos.a primeira coisa que aprendi foi hai.e escrever.meio que desce e puxa um pouco pra cima.se nao me lembro.mas sem praticar.esquece.e ingles ouve bastante em musica.entao esta sempre na ativa.mas nao sobrecarregava.
Quanto mais cedo melhor. Aprendi inglês e espanhol quando criança e foi bem fácil. Ralei bem mais pra aprender marromenos italiano quando adulto. Não há nenhum prejuízo constatado no aprendizado de um ou mais idiomas. Pelo contrário, quanto mais jovem, mais intuitivo e fácil é para ela de reconhecer sonoridades e fonemas e mais fácil será dominar a pronúncia. Pense no cérebro da criança como uma esponja, dona. É muito mais fácil absorver informação nessa idade. Filhos de casais de línguas diferentes aprendem ambas naturalmente.
Olha aqui esse exemplo. Pai brasileiro, mãe finlandesa e filha criada nos EUA. Tem 7 anos.
Crianças tem uma capacidade de aprendizado muito grande, mas acho que duas línguas seria muito pesado.
Eu botaria no inglês, até ficar fluente, depois passa para outra língua.
N seria problema aprender duas línguas ao mesmo tempo, porém qual é o intuito de aprender o japonês? Existe línguas bem mais comerciais que o japonês se vc tiver pensando na questão de emprego no futuro.
há escolas bilíngues, trilíngues, então não há problema algum. fora que mtas crianças com pais de nacionalidades diferentes aprendem a língua de ambos e até mesmo outra (distinta das duas) na escola. Acho que vc cria um conjunto de oportunidades para essa criança. É uma sortuda.
Seria bom consultar uma psicopedagoga. Acho que dependerá da criança.
Eu colocaria em uma. Assim que ele avançar, incluiria a outra e observaria o desempenho naquele semestre. Pq na vdd serão 3 idiomas, contando com o português. E ainda tem as demais matérias do colégio. Se for para ocupar o tempo, eu colocaria 1 idioma + 1 atividade física ( natação, futebol ... Algo que refresque a mente).
Minha filha tem 9 anos e estuda escola bilíngue e faz cursinho de inglês extra tb. Acredito que o ideal seja escolher algo que traga mais benefícios no futuro. Nessa fase de alfabetização, creio que misturar regras gramaticais de 3 idiomas na cabecinha deles não seja recomendado.
Uma coisa que acho importante tb é música, por isso ela tb faz. Queria mto que ela aprendesse a tocar piano, mas ela n gosta mto.
Olha, criança aprende muuuito rápido. Acho que tem que ser algo divertido pra ele fazer.
Eu acho que a prioridade é japonês, que acredito que seja muuuuuito mais difícil que inglês.
Inglês dá pra colocar os joguinhos que com o tempo ele vai aprendendo. Com 8 anos já sabe usar o Google tradutor :P
Não sei tua condição financeira, veia. Mas talvez fosse bom nesse caso uma escola bilingue.