Amo criança mesmo sabendo de todo o trabalho q da, eu namoro e vou logo logo morar com ele, trabalhamos, porém tenho 19 anos e estou no primeiro ano da faculdade. Não quero ser mãe muito velha, minha mãe me teve aos 18, só tenho medo de isso estragar meus estudos. Será q devo esperar?

elas perguntam
8 14
eles respondem
07/02/2019 14h32
lógico que deve esperar. vc não precisa repetir a sua mãe.
acabe os estudos
tenha independência financeira
tenha um parceiro firmeza que acredite ser um bom
anônimo
07/02/2019 14h32
Cada uma, vai estudar fia depois pensa nisso.
anônimo
07/02/2019 14h35
Sim!
O futuro pai do seu filho(a) tem estabilidade financeira? Ele quer ser pai? Ele tem um relacionamento bom e estável com você?
Pense bem sobre essas questões antes de querer ter um filho.

Sugiro que termine seu curso primeiro, vc tem 19 anos, é melhor terminar seu curso tranquila e após isso pensar em ter filhos, ainda estará bem jovem.
anônimo
07/02/2019 14h37
ainda bem que não sou seu namorado.
07/02/2019 17h28
Com Certeza deve esperar. No mínimo, até terminar sua faculdade. Vou diz que sabe, mas não imagina o trabalho que dá no dia-a-dia uma criança pequena. Faculdade, trabalhar, vida a dois, descanso, são coisas muto complicadas com filhos pequenos. Fora os custos e se for colocar em creches mais custos e difícil achar vagas... Vai com calma... Até os 30 anos sem problema ter filhos, depois que começa a ficar mais perigoso.
anônimo
07/02/2019 17h10
Você parece estar carente.
07/02/2019 16h24
Adianta nd ter filho e n ter condições.
anônimo
07/02/2019 14h31
Acho melhor esperar concluir.
elas respondem
anônima
07/02/2019 16h11
19 anos? Foi o que eu pensei, ainda é imatura e ingênua. Quando se é nova assim a mulher é ingênua, sonhadora, romantiza as coisas, não vê o lado prático da vida... Maternidade não é essa coisa toda que dizem, pelo contrário, muitas mulheres dizem que se arrependeram, que amam seus filhos, mas é um saco! Dá muito trabalho, mais do que você imagina, gastos, acaba com sua paz, liberdade, não tem mais vida própria, tem pouco tempo pra si, a vida sexual diminui, resumindo é uma cilada e uma burrice nessa idade.
07/02/2019 14h37
Muita calma nessa hora!!!!

Ser mãe é bom, mas ocupa toda a sua vida, durante um bom tempo. Nos primeiros 2 anos você não vai conseguir dormir, comer ou tomar banho com tranquilidade, imagine estudar?! Não tenha pressa, estude, viaje, namore bastante! Depois pense em filhos.
07/02/2019 14h35
Espera mais um pouco! Pensa na vida mais confortável que vc vai poder dar pro seu filho depois de formada e com uma renda mais estável. Planejar um filho financeiramente também é um ato de amor, pois criança dá muitos gastos, e uma vida confortável dá mais gastos ainda. A ansiedade pode estar grande, mas não haja sem pensar. Prioridades!
anônima
07/02/2019 14h36
Só está pensando em você!
Já pensou nas necessidades do seu filho, do tempo q vc vai ter q se dedicar a ele?
E se não aguentar o tranco e ter q largar a faculdade? E se n aguentar voltar a estudar depois?
Isso acontece MUITO! O que mais tem aí é gente arrependida por n ter esperado.
Seja mãe quando vc puder se dedicar à criança!
anônima
07/02/2019 15h13
Termine a faculdade, depois pense nisso. Você ainda é novinha, tenha uma estabilidade (emocional e financeira) antes de decidir ter filhos. A maternidade não é tão linda assim como julgam ser, enquanto está na barriga é tudo maravilhoso.
anônima
07/02/2019 16h57
Casa própria? estabilidade financeira? Conta bancária cheia para gastos extras que uma criança dá? Condições de bancar creche ou pagar alguém para tomar conta para trabalharem? Dinheiro para plano de saúde? Dinheiro para vestir, comprar fraldas, latas e mais latas de leite? Se tiver tudo isso vai fundo, caso contrário, não vá pôr filho no mundo se não vai ter capacidade de bancar tudo que uma criança precisa.
Obs: esqueça a facul, pq sua vida por um tempo vai girar em torno da criança.
07/02/2019 16h28
Moça, obviamente você deve esperar, se forme e se firme na sua área, pense que você vai ter mais recursos para dar o melhor ao seu filho. Tenha paciência.
anônima
07/02/2019 14h44
se vc quer tudo bem. não vejo problema. tranque se achar necessário, depois retorne. Não sei se há alguma restrição por se o primeiro ano, melhor vc ver na faculdade como funciona. Quando estudava graduação 4 ficaram grávidas . E uma (a mais planejada) concluiu junto com tds, não ficou reprovada (não sei se tem relação, mas ela tinha uma condição financeira boa e o marido é engenheiro). 2 ficaram reprovadas e concluíram após o termino do curso. Uma, infelizmente, não terminou a graduação. Tds elas, hoje, estão em subempregos -fora da área- ou seguiu a ''carreira de mãe em tempo integral'' (a mais planejada, hj ela tem 2 filhos). Ser mãe toma tempo e vc priorizará seu filho (pelo menos nos primeiros anos). É uma questão de escolha.
07/02/2019 16h50
Se eu fosse você deixaria essa opção de ter filho em outro momento. Você vai se desgastar legal com gravidez. Pra mim gravidez nunca foi e jamais será opção, porque é um sofrimento e tem três fases de sofrimento que você não tem tempo pra você mesma. Vai ser.. comida, banho, limpar bunda cagada, dar de mamar, ficar de olho na criança, ir pra posto de saúde pra vacinar, quando tiver doente levar pro hospital de novo, dá remédios, gastar dinheiro com leite e frauda, vai ser aquela depressão de não aguentar mais. Mas já que o seu desejo de querer ser mãe é imenso a Escolha é sua. Mas ter filho tem muita Desvantagem demais!
anônima
07/02/2019 14h49
pq vc já vai morar com ele? o namoro é pra se conhecer e ver se dar certo pra casar ,não pule etapas deixe pra ter filhos aos 24 ,25 anos vc ainda estará jovem e já vai ter terminado a faculdade
anônima
07/02/2019 14h32
Acho que deve, moça.
Termina a faculdade primeiro, é melhor.
anônima
07/02/2019 14h37
Amar criança não tem muito a ver com ter filhos. Se ama crianças seja babá pq os filhos crescem rapidinho. Pense primeiro em coisas sólidas como: como vai conciliar trabalho/faculdade/filho?...é óbvio que o mais racional é buscar uma estabilidade primeiro, tanto na vida financeira como no quesito tempo.
anônima
07/02/2019 14h36
Tem que pensar no longo prazo, não é só questão do filho dar trabalho, custa dinheiro e muito, se hoje você dispõe dele, amanhã o vento pode virar, coloque tudo na balança
anônima
07/02/2019 14h34
Termina a faculdade primeiro