Tenho fobia de apresentar trabalho pra classe, quando chega a hora eu quase passo mal e sempre passo mico e fico quase desmaiando de vergonha e me sinto horrível, quando estou na classe com os alunos fico normal e não fico com vergonha mas quando algum professor chega falando que vai passar trabalho de apresentação me dar pavor e isso atrapalha a minha vida e o professor novo que chegou é muito rígido e dia 27 tem um trabalho pra apresentar e só em pensar nisso fico com raiva, a sensação que eu sinto em falar em público é horrível parece que minha voz fica presa, estou pensando em desistir dos estudos só por isso porque vou passar vergonha se apresentar trabalho, já o cara que eu fico é tão diferente de mim pois ele sempre foi desenrolando e até falava poesias pra um público grande e ele não errava uma palavra, sempre teve sucesso com público diferente de mim :(

elas perguntam
7 7
eles respondem
anônimo
13/02/2019 20h08
Indico ajuda profissional.
anônimo
13/02/2019 19h48
Procure ajuda profissional, reclamar no site não vai ajudar nada.
anônimo
13/02/2019 20h21
Eu já fui como você. E hoje sou muito diferente, inclusive cogitando a carreira de docência.
Tinha pavor de falar na frente da sala de aula. E, anos depois, me vi fazendo apresentação em palco de anfiteatro para um público grande incluindo prefeito da cidade.
O mundo dá voltas. Mas você tem que se preparar para isso.
Não precisa de terapia, tratamento, curso, nem nada disso. Vão te ajudar com certeza, mas não são pré-requisitos para você alcançar essa mudança.
Também não será uma mudança de uma hora para outra. Provavelmente não será agora no próximo dia 27, mas você pode ir trabalhando nisso aos poucos.
Treinar é um começo. Sei que a enorme maioria dos estudantes não treinam para a apresentação. Repetem umas palavras dentro da própria cabeça e acham que treinaram. Pratique pra valer! Coloque seus pais sentados no sofá e apresente pra eles. Repita isso até soar bem. Depois reúna uns amigos e faça a mesma apresentação. A cada "etapa" mais desafiadora, embora o nervosismo aumente, você irá recuperar automaticamente elementos do treino anterior. O quanto mais você treinar, melhor irá se sair. Se treinar bastante, uma hora as palavras sairão naturalmente, e embora o nervosismo inicial na apresentação, ao "engatar a primeira marcha" o resto virá automaticamente.
Outro ponto importante é fazer bem o seu trabalho de pesquisar o material da apresentação. Você não precisa se tornar uma expert no assunto, mas pesquise bem e entenda bem aquilo que irá falar. Quanto mais confiança no que você está falando, mais tranquila ficará com a apresentação.
É isso, não tem segredo. Treine, pratique, apresente para outros antes da apresentação para valer. Se repetir isso, aos poucos, começará a ver que irá perdendo o nervosismo na hora. E NÃO FUJA das apresentações, saia da zona de conforto e se desafie! É algo importante de superar, e que tenho certeza que consegue se empenhar nisso.
13/02/2019 20h31
Já fui assim, no início da faculdade eu era travadão, até que um dia uma pessoa me deu uma dica, olhe para um canto em que as pessoas não estão, ex: escolha um local que estais na direção da maioria da turma, eu usei isso e acabei me desenvolvendo nisso, hj estou tentando entrar em um mestrado para futuramente atuar como professor acadêmico kkk
13/02/2019 19h44
Rebola que passa
23/06/2020 22h08
Existe tratamento pra isso.
23/06/2020 22h49
Eu não gosto de sair de casa. Cada vez que penso em sair, já sinto raiva da ansiedade e insegurança que estou sentindo só de pensar em sair. É horrível. Quero fazer terapia, mas não tenho dinheiro. Pelo SUS é demorado. A solução é conseguir um emprego que tenha convênio, daí dou entrada mas sessões de terapia.
elas respondem
anônima
13/02/2019 19h46
Faz curso de oratória, para perder o medo.
13/02/2019 19h47
A única solução real e a longo prazo é terapia. Essa fobia é relativamente comum e ir num psicólogo te ajudaria muito.
A curto prazo você pode conversar (gentilmente, se expressando bem) com os professores e propor entregar material teórico mais extenso para compensar não apresentar.
anônima
13/02/2019 20h04
Isso é muito comum, meu bem, faça terapia, ajuda muito.
anônima
13/02/2019 19h52
te entendo muito bem , eu sempre faltei os trabalhos, pra não prejudicar o grupo eu nem faço o trabalho no dias da apresentação eu falto, vc tem que resolver isso aumentar sua alto estima
13/02/2019 20h05
Até hoje eu ainda tenho medo.
anônima
23/06/2020 22h46
Compra um pintinho e coloca ele pra piar perto da sua boa, bem próximo mesmo ( sua boca deve estar aberta) e peça mentalmente ( com fé) pra falar em público
anônima
23/06/2020 22h47
Vê vídeo sobre o assunto