4.59K  29/12/2019 14h31

To com 26 anos, desde que me formei no ensino medio, passei em faculdades federais quase todo ano, porque continuo prestando enem e vestibulares para nao reduzir minhas oportunidades. Infelizmente, nunca tive dinheiro para ir.

Eu me formei em uma faculdade particular da minha cidade, porque foi o que me restou. Me formei em engenharia de produção (curso que passei nas outras federais), e nao consigo emprego na area. Cheguei ate a fazer intercambio fora do Brasil.

Mas nao consigo emprego aqui na minha cidade. Parte por causa da cidade, parte por causa da crise e acho que em partes por conta da faculdade que fiz (nao tem renome).
Agora, passei novamente em engenharia na UNIFESP mas nao tenho dinheiro para ir. Nao consegui me estabilizar financeiramete mesmo com a minha idade e teria que largar meu emprego atual ( que odeio e nao tem nada a ver com minha formação) para ir morar fora e talvez conseguir mais oportunidades de emprego fazendo essa faculdade.

Alguem tem alguma dica para me dar, de como conseguir dinheiro? Ou do que fazer? To pensando em abandonar a ideia de novo.

eles perguntam
8 10
elas respondem
anônima
19/02/2019 21h08
com os cortes para federais não sei como ta indo, mas existia suporte financeiro para pessoas hipossuficientes e de outras cidades. pesquise como ta isso aí na unifesp. caso queira fazer mesmo, então se vira para conseguir um trabalho, ainda que não seja o cargo que vc deseja. sla, quem quer realmente da um jeito. não adianta culpar falta de grana, pois se isso fosse motivo bom ninguém estaria fazendo nada, pois todo mundo (a maioria) é pobre.
anônima
19/02/2019 21h18
Você já cogitou a hipótese de sair da sua cidade?
Eu te digo que no meu ramo não falta trabalho. E o nome da faculdade é indiferente.
Não sei da onde vc é. Mas em Macaé sempre tem emprego para a sua profissão.
20/02/2019 23h05
Federais têm programas de auxílio à permanência dos discentes.
19/02/2019 21h08
Vende arte na rua, mas não abra mão.
anônima
19/02/2019 21h19
Q eu saiba federal tem lugar pra estudante morar e da um pequena quantidade de dinheiro a qm não tem condições. Se muda estuda e arranja um emprego, sei lá. A gnt tem q fzr esforços e trabalhar com o q tem
anônima
19/02/2019 21h25
Espera, você quer refazer toda a sua graduação em uma federal? Se eu fosse você, juntaria grana nesse emprego que você odeia para conseguir pagar uma pós-graduação em alguma instituição renomada. Isso aumentará as suas chances de conseguir um emprego melhor.
anônima
20/02/2019 22h30
E eu achando que estava ruim para mim. x.x
anônima
20/04/2019 12h44
Me formei pelo Mackenzie a universidade em si é caro. Mais a mesma proporciona estágios em varias instituições conceituadas onde estagiei é por final fui contratada.
O nome da faculdade tem sim um peso é eu tenho certeza que se eu não tivesse formado pelo Mackenzie eu estaria desempregada. Também trabalho na aérea da construção civil (a mesma está defasada
eles respondem
anônimo
29/12/2019 14h31
O loco, champs, toda federal tem moradia estudantil. Pelo visto, você não tem condições financeiras e se enquadra nos programas de ações de permanência estudantil. Basta você pesquisar bem no site da universidades, geralmente é a Pró-Reitoria de assuntos estudantis ou a Pró-Reitoria de Graduação que cuida desses assuntos. Eles dão moradia, alimentação e uma ajuda de custo para se manter. Geralmente para quem tem família que ganha até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Busque conhecimento, meu jovem, não se limite, as universidades públicas ajudam aos que não podem se manter na cidade.
anônimo
20/04/2019 12h39
Tu tem dinheiro pra fazer intercambio fora do Brasil mas não tem pra ir pra São Paulo?
anônimo
15/04/2019 23h27
Se for medicina vale a pena, vira até lavador de carros pra pagar o estudo, agora engenharia atualmente não tá com nada, falo por experiencia propria, formado na ufop e a área tá muito ruim pra todas engenharias no geral
19/02/2019 21h20
Porra meu.
Se tu passou em federal, em seguida vc deveria ir lá fazer todas declarações de pobre possíveis pra faculdade te buscar em casa.
KAKAKAKA
anônimo
19/02/2019 21h07
Ta fácil assim passar em Enem e em vestibulares?
19/02/2019 21h08
Poxa cara, eu fiquei na mesma situação, e amanhã vou fazer entrevista para mestrado na mesma situação, outra cidade, outro estado, sem emprego, sem salário, mas vou lá kkk
19/02/2019 21h08
Cara, a unifesp n tem moradia estudantil n? e aqueles auxílios estudantis? passei p medicina na federal esse ano e os meus gastos vão ser poucos devido aos auxílios q a faculdade presta-nos..
anônimo
20/02/2019 22h36
Ué e vc não trabalha @anônimo ???
20/02/2019 23h13
Presta concurso de nível médio. Como você já tem uma base legal que vem da engenharia provavelmente vai passar em um ou dois anos em alguma coisa. Isso já vai te dar estabilidade para fazer o que você quiser.
anônimo
29/12/2019 14h24
Existe moradia estudantil, assistência.....