2.31K  17/07/2020 00h15

Estudo numa faculdade pública porque sou pobre e meus pais e eu não temos condições para pagar uma faculdade,mas tem pessoas que estudam na mesma faculdade que eu e tem uma boa condição financeira,até para a europa alguns já foram,não tenho nada contra ninguém,mas acho injusto uma pessoa que é pobre ter que estudar em uma faculdade privada porque não tem vaga numa pública.

elas perguntam
22 17
eles respondem
03/02/2016 11h32
As melhores universidades são as públicas e quem é rico tem o privilégio de adquirir o que tem de melhor. O problema é que a universidade deve ser pública, mas não deveria ser gratuita para todos, quem estuda em instituições de ensino públicas deveriam pagar de acordo com a sua renda, quem não tem nada, ganha menos de X salários mínimos não pagaria nada, quem ganha um pouco mais paga correspondentemente à sua renda e quem é rico deveria pagar muito mais, como acontece em vários países, como na Itália,onde eu morei por alguns anos.
03/02/2016 14h14
Isso não seria um problema se as escolas públicas tivessem um ensino básico de qualidade.
03/02/2016 11h15
Então se eu sou de uma família com condições mais favoráveis na sua concepção eu tenho que ir pra uma faculdade particular mesmo a maioria delas sendo de menor qualidade que as públicas? Aí seria injusto pra eles e não pra nós.
26/12/2016 09h10
É tudo questão de mérito. Independente de ser rico ou pobre o esforço e a determinação para entrar em uma universidade pública é o mesmo. No seu caso sinta-se um vencedora por estar no mesmo nível deles tendo menos condições financeiras.
03/02/2016 11h39
Acho que eles tão certo.

Primeiro: as universidades publicas são de melhor qualidade.

Segundo: todos pagam impostos, de certo modo, sua vaga na universidade publica ta sendo paga com os impostos de alguma família que possui dinheiro, o dinheiro que banca tua vaga não vem de arvores não.

Terceiro: Um pai paga escola particular pro filho a vida inteira e depois ainda tem que pagar faculdade particular? Sendo que é de qualidade inferior?

Quarta: O direito de estudar é de todos.
anônimo
22/12/2016 10h08
Direito dela, pois ela também paga imposto e mais até do que você.
anônimo
22/12/2016 11h00
A maioria das faculdades privadas não prestam
anônimo
22/12/2016 09h34
Se a universidade é publica deve ser para todos, ate mesmo para os ricos, o problema nao e o rico estar la, mas o pobre nao estar.
Ensino publico deve ser universal e gratuito.
22/12/2016 09h32
Normal. Na minha opinião o único critério que deveria contar para ingressar em faculdade pública era o mérito. Se a pessoa tem mérito para ir melhor que os outros no vestibular, merece a vaga.

Me considero pobre. Quase todos na minha sala na UFMA tinham muito mais dinheiro, mas eu nunca achei injusto que eles tivessem as vagas. Ganharam, pois fizeram por merecer.
anônimo
26/12/2016 00h22
Normal .
anônimo
26/12/2016 09h28
O que é injusto é a forma de ingresso nas universidades públicas, e a péssima qualidade de ensino básico nas escolas públicas. Nem é preciso abordar toda aquela coisa que é direito de todos o acesso a universidade pública. Uma vez que essa ideia é contrariada pelo sistema de vestibular. Outra injustiça são essas cotas para acesso as vagas em universidades. Se é um direito de todos e todos são iguais perante a lei, por que cotas? Porque vestibular? Haja vista várias denuncias em fraudes em vestibulares/enem e em cotas para acesso as vagas nas faculdades públicas.
Se tivéssemos escolas públicas de qualidade e outras formas de acesso ao ensino superior que não o vestibular, não haveria todo esse problema (ricos em universidades públicas, e pobres em particulares, o que acho besteira essa comparação, já que a vaga foi "conquistada" pelo vestibular que é "justo"). Há muitos modelos de acesso a faculdades que poderiam ser adotados no Brasil, como uma carta de recomendação (e de acordo com seu currículo escolar), para a universidade que pretende ingressar.
No mais concordo com que @Alvinho falou.
anônimo
26/12/2016 09h36
Sortudo!!
22/12/2016 09h25
Está aí um assunto interessante...

Escola pública é para todos!
Então não está errado isto!

O errado é falar que existe escola particular!
Não existe!!!!!!!!

Apartir do momento que o governo dá qualquer incentivo fiscal para uma escola dita particular, ele está financiando indiretamente esta instituição.
Aqui mora o XIS da questão;
O governo dá uma escola de qualidade( indiretamente) aos ricos em detrimento aos menos favorecidos.

Legal né?!.

Por isto hoje o país está dividido entre os Coxinhas e Petralhas!

Quando era para o povo conviver juntos, na época do ensino fundamental, ficam separador por castas!
Como um povo deste vai ter unicidade?

Olha o exemplo do Japão:
Muito raro escolas particulares.
As crianças são educadas juntas, independente de classe social.
Para isto as escolas precisam ser boas, com ótimas instalações!

Caro isto?

Não!

Toda escola primária tem piscina, ginásio poliesportivo, e campo de futebol e beisebol.
Como o horário é somente diurno, à noite estes espaços são usados pela comunidade:
Segunda: beisebol para adultos
Terça: Futebol
Quarta: Treinamento dos bombeiros
Quinta: beisebol para jovens
Sexta: futebol para jovens
Sábado e domingo: futebol e beisebol para crianças.
Mais o vôlei, basquetes ginástica no ginásio poliesportivo.

Será que este país colhe os frutos deste investimento?
anônimo
22/12/2016 12h14
Se os ricos dominam as faculdades públicas não é culpa deles, eles mereceram estar lá. Como já foi dito, o principal culpado por essa desigualdade é o Governo brasileiro que não tem interesse algum em melhorar a precária educação pública...preferem distribuir migalhas ao povo.
anônimo
21/12/2016 19h19
O acesso à educação é um direito fundamental e é encargo do Estado cumpri-lo. Assim, qualquer pessoa é sujeito desse direito, independente da classe social ou econômica, porque não se pode distinguir ninguém.

Por outro lado, entendo você: não é muito razoável que pessoas ricas dependam de universidades públicas, teoricamente destinada aos menos endinheirados, para estudar. Mas não é toda instituição privada que dispõe de boa qualidade para oferecer um ensino superior satisfatório e, por isso, a maioria, no que se incluem os ricos também, preferem o ensino público federal. E os ricos lotam as universidades públicas por um único motivo: eles tem acesso ao ensino básico da rede privada, que oferece o melhor ensino.
ccv
21/12/2016 18h51
As faculdades públicas não são para quem é pobre, mas para quem merece estar lá e se dedicou para tal. Eu mesmo não tinha condições de estudar em uma faculdade particular, mas me desdobrei, fiquei 5 anos sem um puto no bolso praticamente pra pagar o meu curso. Sou da seguinte opinião, cotas para pobres, negros e afins não deveriam existir. É dai que se começa o preconceito seja ele por classe social, raça, deficiência.
03/02/2016 09h38
Sou a favor de cotas e diversos outros programas de inserção e já existem vários. Alguns bons, outros precisam de melhorias e mudanças. Tanto para universidades públicas quanto para as universidades particulares. Elas tornam mais justo a inclusão de pessoas que não tiveram as mesmas possibilidades que outras, seja por questão social, financeira, racial, entre outras, e tem o intuito que procurar atenuar o desequilíbrio desta balança.

Inclusive, já usei alguns desses recursos assistencialistas. E me sinto merecedor dele.

Mas todos temos o direito de escolhermos onde quereremos ir, estudar e tudo mais. Essa liberdade não pode ser tirada.
16/07/2020 22h56
Também pagam impostos e tem o direito, então estão certos, além de quê as faculdades públicas no Brasil são mais bem vistas pelo mercado que as privadas, não tem porque eles gostarem com uma particular se podem trazer uma pública
03/02/2016 11h46
Concordo com o NeNSousa.
As poucas faculdades particulares de qualidade que existem possuem uma mensalidade absurda. Somente alguem realmente rico tem condiçoes de pagar.
Vc ja pensou quanto essas pessoas ja pagaram com colegio particular?
Ja pensou o quanto é dificil passar com ampla cocorrencia?
A pessoa passou, sei la... 12, 13 anos estudando. Acho que eles merecem uma faculdade de qualidade.
anônimo
17/02/2020 13h46
Bando de burguês safado
03/02/2016 12h25
Concordo em partes com o seu ponto de vista, o problema é que no Brasil tem muitas faculdades particulares que não tem um nível tão bom quanto as Publicas, aí no caso as pessoas com melhores condições iriam sair um pouco prejudicadas.
Se as particulares fossem do mesmo nível que as públicas em questão de ensino, até faria sentido.
Porém, mesmo a pessoa não sendo pobre, existem alguns cursos como Medicina e Odontologia que são apenas pra ricos mesmo, apenas uma minoria da população teria condições de bancar com essas faculdades, e se fosse do jeito que vc disse, as pessoas da classe média iriam acabar se dando mal nessa historia
anônimo
17/07/2020 00h15
Merecidíssimo, afinal não é fácil entrar numa universidade pública(só estudando mesmo)
elas respondem
anônima
16/07/2020 23h03
Que bom que conseguir entrar .
Se todos estão ali é porque estudaram e entraram por mérito . Agora é proibido ter condições financeiras e frequentar universalidades pública? O preconceito começo “ no que você acha injusto”, todos pagamos impostos portanto tanto direito como “ pobre “. Agora não se pode viajar pelo mundo e fazer facul pública .. gente para o mundo que eu vou descer . Sabe a palavra competência poise uns tem outros não é isso que separa alunos bons dos Ruins agradeça pela chance que tem de conviver com pessoas que tem um nível cultural melhor que o teu e aprenda com elas.
anônima
16/07/2020 22h42
acho que se é publica a faculdade é pra todo mundo, se nao ela se chamaria faculdade póbrica e nao publica.
anônima
16/07/2020 23h06
Nenhum problema, já que as Universidades públicas têm mais peso para o currículo.
anônima
17/02/2020 18h00
pessoal so esquece que apesar de não existir mensalidade, impostos -de todos- vão para universidades.
anônima
17/02/2020 13h44
Que estudaram e tiveram condição de passar. só isso.
anônima
05/04/2017 09h50
No Brasil, quanto à educação, apenas escolhemos onde e quando vamos ter de gastar.

Para conseguir entrar numa faculdade pública, temos de investir no ensino médio e no fundamental com escola particular.

Se não houve possibilidade de gastar com ensino fundamental e médio, vai ter de gastar com faculdade.

É mais uma das distorções do nosso País.
anônima
05/04/2017 09h53
Mérito
03/02/2016 22h13
É pública e melhor que particulares,eles tem tanto direito quanto qualquer outro. Mais é claro que eles por estudarem em escolas particulares tem um ensino melhor que os de escolas públicas,e portanto o acesso a universidade publica é mais fácil.
O problema todo esta no ensino publico de péssima qualidade que maioria dos estudantes brasileiros possuem.
anônima
03/02/2016 21h58
Mas, se eles estão lá, é porque, pela meritocracia, eles tem o direito de estar. As cotas já fizeram justiça às pessoas que não tiveram possibilidade de pagar uma boa escola particular. Privar alguém com boa renda de uma faculdade pública (que é de melhor qualidade que uma particular) não só é injusto (já que ele estudou pra isso também, tendo a vantagem do ensino melhor anulado pelo menor número de vagas) como também é impraticável. Pensa comigo: Todas as pessoas com condições econômicas vão pra boas escolas não só pra ter uma boa educação, mas também para passar em uma faculdade pública (e vamos ser sinceros, pra maioria das pessoas é passar que importa mesmo), logo, se eles não pudessem entrar em faculdades públicas, apenas particulares, muitos deles iriam para colégios públicos, já que gostariam de entrar na melhor universidade, o que encheria os colégios públicos com pessoas com boas condições financeiras e faria com que ingressassem nas Federais e nas Estaduais de qualquer jeito (e ainda faria que eles poupassem ainda mais dinheiro)
03/02/2016 11h33
Pra mim, não deveria existir cota, pra começo de conversa, é empurrar a sujeira pra baixo do tapete. Mas no entanto, são necessárias. O que realmente me deixa irritada é ver as federais da vida cheia do pessoal que tem grana e pra ajudar, vão pro ciência sem fronteira. Sabe o que é você ouvir de um cara que ele vai gastar uns 4 mil reais pra por ar condicionado no quarto dele com dinheiro que sobrou da viagem? Pois então... tá tudo muito errado.
04/02/2016 01h42
Acho que para essas pessoas o dinheiro nao tem tanta importância.. Pois eles preferem coisas simples..
03/02/2016 11h17
Acho que todo mundo tem direito, afinal de contas a Universidade publica nos coloca em determinadas situações que a faculdade privada não oferece, eu mesmo já passei pelas duas e notei a diferença ,a pesquisa cientifica é uma delas, isso é um diferencial.
O que eu acho injusto nas vagas destinadas pelo vestibular é o seguinte.
Ampla concorrência: 40 vagas ( a maioria que entra são alunos de escolas privadas melhores do país)
Cota de escola publica: 10 vagas
Cota para pobres: 3 vagas
Esse tipo de separação eu discordo, sem falar na cota racial que sou totalmente contra.
Na minha opiniao deveria ser dividido democraticamente.
São 60 vagas para direito, logo. Ampla concorrência terá 20 vagas, Cota de escola publica 20 vagas e cota para pobres 20 vagas.
Assim os melhores na pontuação de ambas categorias teriam o acesso de forma democrática em uma universidade publica.
Eu sou pobre, pobre mesmo, nunca viajei na vida, não foi fácil conseguir uma vaga na universidade publica mas consegui e vejo esta diferença entre classes, infelizmente.
25/11/2016 09h21
Se o governo se importasse com o povo não permitiria que ricos estudassem em faculdade pública, sobraria mais vagas para os pobres e deveriam acabar com vestibular e enem, nasceu pobre já devia ir direto pra facul. Mas sabe que o governo do Brasil quer o povo burro né, entào não estão nem aí.
anônima
03/02/2016 10h13
Tbm acho injusto, mas eles tem o direito tbm. @roger_rabbit explicou direitinho.
anônima
16/07/2020 22h59
Realmente é triste e complicado anônima! Como tudo nessa vida, dentro do sistema capitalista quem tem mais grana, tem mais atenção, suporte, estrutura e investimento. Historicamente, as universidades públicas são ocupadas por pessoas de classe média/alta, isso até é uma forma de manter o status quo. Pensa comigo: quem não tem grana, não consegue pagar uma faculdade particular de medicina e se quiser uma pública enfrenta muitas dificuldades para entrar. Ou seja, dificilmente um pobre será médico, dificilmente ascenderá de classe e quebrará o status quo, isso serve para qualquer curso. O mesmo acontece no ensino básico, se ele fosse inclusivo e melhorado, as classes baixas teriam mais chance de entrar nas faculdades públicas. Mas eu sou da ideia que somos seres humanos, ou seja, somos reativos e racionais. Ainda que exista todas essas dificuldades, o ser humano é capaz de superar, até porque essa superação é resistência. Não podemos apenas sentar e dizer que somos vitimas de um sistema injusto, é preciso ir à luta por mais que ela seja maior. Enquanto o ideal não existe, existem cursinhos populares, estudantes se apoiando. Quem vem da classe mais baixa e quer isso tem que estudar pra correr atrás e fazer acontecer a oportunidade como resistência. E você que já chegou, aproveita pra aprender mais e ajudar quem ainda não chegou. É preciso disseminar a capacidade transformadora do conhecimento, pergunta muito importante!!!
anônima
16/07/2020 22h47
Ninguém vai deixar de estudar em faculdade pública só pq tem boa condição financeira... afinal, geralmente o ensino e oportunidades lá são muito melhores! Inclusive mts pais pagam escolas particulares para q seus filhos passem numa faculdade boa e publica no futuro. Acho normal!
anônima
17/02/2020 13h43
Privilegiadas