Confira as mudanças que estão na PEC: Idade para se aposentar: 65 anos para homem e 62 anos para mulheres e tempo mínimo de contribuição de 20 anos, que também valerão para aposentados rurais. Para segurados especiais, idade proposta é de 60 anos para ambos os sexos, com 20 anos de contribuição. Exemplo: quem se aposentar com o tempo mínimo de 20 anos terá 60% da média dos salários de contribuição, e aos 40 anos de contribuição, o benefício chega a 100% da média dos salários de contribuição. Um "gatilho" ainda prevê que o ajuste na idade mínima seja feito a cada quatro anos, conforme a expectativa de sobrevida da população brasileira aos 65 anos para ambos os sexos. Valor do benefício mínimo: continua vinculado ao salário mínimo e foi mantido o teto do INSS, hoje de (R$ 5.839,45). Regra de transição: trabalhadores do setor privado que ainda não cumprem hoje os requisitos para se aposentar, a proposta do governo tem três regras de transição. Tempo de contribuição para receber teto: brasileiros que ganham acima de um salário mínimo precisarão contribuir por 40 anos para conseguir se aposentar com 100% do salário de contribuição (cujo teto hoje é de R$ 5,839 mil). Para quem ganha o piso, nada muda, uma vez que o texto proíbe o pagamento de qualquer aposentadoria abaixo de um salário mínimo. Alíquotas de contribuição: haverá redução de alíquotas para aproximadamente 20 milhões de trabalhadores, que passa de 8% para 7,5%, para quem ganha salário mínimo. Não foi informado o número de trabalhadores que poderá pagar mais após a implementação das novas alíquotas. Como é hoje: contribuintes da iniciativa privada pagam alíquotas fixas de 8%, 9% ou 11% sobre o rendimento, a depender da faixa salarial. Contribuição de servidores públicos com salários mais altos: pode chegar a 22% para quem ganha acima de R$ 39 mil.

elas perguntam
11 9
eles respondem
23/02/2019 02h53
Acho que é um tapa buraco, negocio mesmo era acabar com a mamata do governo.
anônimo
22/02/2019 16h05
É valido pq tem muita gente que precisava passar por uma revisão de valores e direitos a receber. Ajustes de idades tmb são válidos. De certo modo a reforma é positiva medida do possível (idoso só tem retorno tardiamente).
22/02/2019 16h08
Ninguém quer essa reforma, porém ela é super necessária. Contudo vamos esperar a votação e as possíveis mudanças no projeto.
05/04/2019 10h54
Reforma da previdência, olha o nível em que nós chegamos, estamos discutindo o que o trabalhador deve ser obrigado a fazer com seu dinheiro. É óbvio que um Esquema Ponzi desse que é a previdência e é claro que vai gerar contradições no seio da sociedade que só podem dar errado!

O correto seria ninguém ser obrigado a dar o seu dinheiro para o governo administrar e cada um cuida do seu, você tem empresas e fundos de previdência privada normal e cada um cuida da sua vida e acabou. Agora o governo vem te assaltar para depois te dar aposentadoria aí fica aquela discussão que nunca acaba sobre a idade máxima, idade mínima, tempo de contribuição, mulher contribui menos e etc.. Quando na verdade cada um deveria cuidar do seu, mas o governo não faz isso, então o governo gentilmente aponta uma R15 na sua cara e fala: “me da o dinheiro ou morre, aí quando você ficar velho e não puder mais aproveitar o dinheiro nós te devolvemos”.

Eu por mim não reformava nada e deixava ir a falência...
23/02/2019 04h53
Não torna o INSS opcional.
anônimo
23/02/2019 03h33
É um remédio que precisa ser tomado para não morrer pela doença.
23/02/2019 02h18
A reforma nem foi aprovada ainda e já tem brasileiro chorando com medo de não poder encostar cedo, puta merda, viu.

Lembre-se ainda que o senado pode mudar muita coisa desse projeto.

A reforma é um mal necessário, pois os estados já não sabem de onde tirar dinheiro. A reforma não irá apenas beneficiar o governo federal, bem como os governos estaduais que estão quase todos quebrados.

O brasileiro, infelizmente, não aprende com o governo francês. Ao mesmo tempo que não querem altos impostos, e uma economia sufocada, querem mamar livremente na teta do estado.

A reforma, na verdade, prejudica mais os ricos do que os pobres. Já tem dezenas de funcionários públicos de alto escalão com salários astronômicos preparando para acionar o STF contra a reforma, pois sabem que irão perder muito dinheiro com isso.

Ganham centenas de dinheiro para trabalhar pouco e ganhar muito com o dinheiro do pobre trabalhador, isso é um roubo disfarçado.
22/02/2019 15h40
Uma merda total. No futuro idosos serão pobres e pedirão esmolas nas ruas.
anônimo
23/02/2019 02h43
Talvez eu nem vá precisar me aposentar. Nem tô ligando muito pra isso.
anônimo
25/02/2019 15h41
Deve ser feita. O que mais se vê são funcionários públicos, concursados ou não, soma-se isso aos aposentados e o sistema quebra. Chega uma hora que a coisa fica insustentável.
10/01/2020 14h32
Eu tô cagando e andando para reforma da previdência. Só preguiçosos trabalham já pensando no fim.
elas respondem
23/02/2019 02h44
péssima
anônima
23/02/2019 03h04
Interagir
anônima
23/02/2019 04h41
Deveria acabar e cada um pagar a sua, privada.
anônima
25/02/2019 17h19
algumas coisas podem mudar no texto, pois não foi aprovada ainda. bom, sou a favor que parem de falar só sobre isso. para que possamos tentar um proximo assunto. reforma blablabla ta chato ja. fora que o pessoal so repete coisa sem sentido sobre o assunto
05/04/2019 10h34
Acho que antes de votarem na reforma da previdência (que na verdade é só uma forma deles arrecadarem mais dinheiro sem dar retorno) eles deveriam se preocupar em dar mais educação, segurança e saúde. Deveriam fazer a reforma fiscal, tributária e principalmente, deveriam focar na reforma da própria câmara dos deputados e senadores, pra que precisamos ter tantos gastos com senadores, deputados e seus gabinetes??? Ser politico nesse país é o mesmo que ganhar na Mega Sena! Nada se faz pelo próximo mas todo o dinheiro eles querem para si.
anônima
05/04/2019 10h41
Achei positiva, porém tô com preguiça de estender o assunto kk. Mas achei a pergunta interessante.
anônima
05/04/2019 10h49
Necessária e inevitável.

Acho difícil, mas torço para que passe o teto, bem como a progressão da alíquota para servidores públicos.
anônima
05/04/2019 11h26
Ela é necessária.
anônima
10/01/2020 14h30
Pessima